A tradição ainda é o que era. E as coroas de Natal continuam a surpreender vizinhos e convidados, e a revelar uma casa cheia de espírito natalício. Neste artigo encontram-se algumas dicas sobre como fazer coroas de Natal em casa.

Manda a tradição decorar a árvore de Natal, preparar a ceia e fazer uma bonita coroa de natal para pendurar na porta de casa. Diz a tradição que atrai paz, prosperidade, fartura, evolução e recomeço!

Para não se gastar muito na decoração e para uma divertida aventura em trabalhos manuais, aqui vão algumas dicas para fazer coroas de Natal em casa, e passar um dia animado em família.

Tabela de Conteúdos

Qual o significado das coroas de Natal?

A forma circular representa a contínua e união. São um dos principais elementos decorativos do Natal que, até hoje, continuam a tornar mais bonitas as portas das casas em todo o mundo.

Fazer coroas de Natal em casa não é propriamente uma tendência recente – tem origem ainda na época dos Gregos, e tinham como função atrair as divindades para que abençoassem as casas.

Já na Roma Antiga, simbolizavam votos de saúde para os habitantes; especificamente, os galhos verdes remetiam para a persistência da vida apesar das contrariedades e, por isso, mantinham-se penduradas o ano inteiro.

Atualmente, fazer coroas de Natal em casa tem tudo para ser simples e prático, mantendo todo o simbolismo e tradição.

Ideias de coroas de Natal para fazer em casa: passo a passo

Fazer coroas de Natal em casa é mais fácil do que pode parecer, e super económico. Além disso, quando a decoração é feita pelas próprias mãos, adquire um significado ainda mais especial.

E as possibilidades são infinitas: basta preparar a base e, a partir daí, é possível adornar com vários elementos e cores:

1. Preparar a base da coroa de Natal

Créditos de Imagem para Hometalk

Materiais necessários para a base da coroa de Natal:

Com as mãos, molda-se o cabide de forma a obter um círculo, e mantém-se o gancho para poder posteriormente pendurar na parede ou na porta.

O arame verde servirá para prender os adornos ao cabide e, em simultâneo, para encobrir a cor metalizada do cabide.

A fita terá o mesmo propósito, para além de ainda completar os espaços entre os elementos decorativos.

2. Juntar os adornos à coroa de Natal

Assim que a base estiver concluída, é altura de passar para os adornos. E é aqui que se pode dar asas à imaginação! Aqui vai alguma inspoiração:

Coroa de Natal com ramos e pinhas

Para fazer esta coroa de Natal, para além da base, são necessários os seguintes materiais:

De seguida, seguir os seguintes passos: 

  1. Entrelaçar os ramos verdes ao longo da base previamente feita, e prendê-los com o arame verde. Para segurar as pinhas à base, passar cerca de 15 cm de arame verde por baixo das escamas e começar a envolver cada uma na base, começando pelas maiores.
  2. À medida que se vai construindo, pendurar a coroa de vez em quando para ir tendo uma noção de como ficará.
  3. Quando as pinhas e outros frutos estiverem presos na estrutura, enrolar a fita de serapilheira à volta da coroa, e complementar com a fita de Natal. Deixar as pontas caídas.

Coroa de Natal com bolas de Natal

Para fazer esta coroa de Natal com um estilo mais clássico, vai ser preciso o seguinte material:

De seguida, começar a construir a coroa da seguinte forma:

  1. Envolver a base com os ramos de pinheiro natural e as folhas de louro, prendendo com o arame verde;
  2. Prender as bolas da mesma forma;
  3. Passar a fita de Natal pela coroa, enrolando no arame e corte-a à medida;
  4. Com os restos de tecido, fazer pequenos laços e cole à coroa.

Coroa de Natal comestível

E porque não surpreender todos criando uma coroa de Natal comestível? Neste caso, já não será necessária a estrutura à base de arame.

Poderão ser usados biscoitos de várias formas da época (como estrelas, sinos, anjos, Pai Natal ou pinheiro), dispostos em círculo numa travessa também ela circular. A coroa ficará mais alta e destacada com várias camadas.

Depois, pode enfeitar-se com mais elementos comestíveis, cujo sabor combine com os biscoitos, como por exemplo: tomates cherry, queijos ou enchidos.

Quem prefira uma decoração mais doce, poderá optar por laranja desidratada e especiarias como a canela e o anis.

Finalmente, pode envolver-se parte da coroa com um laço natalício, deixando as pontas caídas sobre a mesa.

Além de surpreender a família e amigos, não vai precisar de arrumar a coroa de Natal, porque se correr bem, será devorada pelos convidados!

Dicas extra para tornar a coroa de Natal ainda mais bonita

Para dar aquele toque especial à coroa de Natal, vale a pena seguir as seguintes dicas:

  • Pintar as pinhas com tinta spray branca ou prateada;
  • Variar o tipo de tecidos com que os laços são feitos, como cetim, tecido aramado ou fita com glitter aramada;
  • Para conceder um ar mais artesanal, combinar a coroa de Natal com botões ou até com novelos de lã.
  • Incentivar os mais pequenos a participar com bolinhas de papel crepe coloridas ou com recortes de figuras natalícias em cartão;
  • Juntar um cordão de luzes LED para criar um ambiente mais reconfortante.
  • Na noite de ceia, acrescentar alguns elementos frescos, como azevinho ou alecrim.
Efeites de Natal para decorar a mesa de jantar!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

Et Voilá!

Com estas ideias para fazer coroas de Natal em casa, já será possível pôr mãos à obra. Tendo a base, a variedade de coroas possíveis é imensa. Com pouco, pode fazer muito; basta escolher os adornos da sua preferência, juntar à base e preparar-se para receber elogios de toda a família.

A partir do dia 15 de novembro, a coroa de Natal já pode ser pendurada. Espalhe o espírito natalício, torne a sua casa ainda mais bonita e acolhedora, e conte com o KuantoKusta para o ajudar a encontrar os melhores materiais aos melhores preços. Feliz Natal!

Autor

Lisboeta de coração e portuense de espírito. É surfista de ondas pequenas, e adora ir à aventura. Diz que não há nada melhor do que boa companhia, mas não dispensa os momentos a sós, a ler ou estudar sobre investimentos e marketing. O hobby do momento? Viajar!

Comentários