Para quem segue a recomendação médica de dormir, pelo menos, oito horas por noite, é certo que vai passar, no mínimo, um terço da vida deitado na cama. Por isso, é importante dedicar bastante atenção, antes de escolher a cama certa.

Para ajudar na escolha da cama ideal preparámos um conjuntos de dicas a ter em consideração.

1. Tamanho da cama vs tamanho do quarto

Dimensões da cama e do quarto

A palavra que dita a escolha de uma cama é “proporção. Ou seja, não adianta escolher uma cama grande para um quarto pequeno, pois é preciso deixar espaço para circulação no quarto.

Por outro lado, não se deve cair no extremo oposto, pois a cama precisa ter um tamanho mínimo para que uma ou duas pessoas caibam deitadas nela. O aconselhável é deixar um espaço mínimo de 70 cm de cada lado da cama.

Em alternativa, para conciliar as duas necessidades (tamanho da cama e do quarto) pode-se encostar a cama a dos cantos do quarto, facilitando assim a circulação.

Altura da cama

Outro fator a ter em conta é a altura da cama. O ideal é que a altura da cama, do chão ao topo, seja de 60 cm ou mais, dos quais o colchão tenha de 30 a 40 centímetros de altura.

Por último, é necessário tem em consideração na escolha se a cama terá ou não cabeceira. Esta parte do móvel serve de anteparo entre ele e a parede e também desempenha uma função estética.

É importante ter este fator em consideração pois algumas cabeceiras chegam a ter 20 cm de espessura, o que é muito para quartos de pequena dimensão.

No caso de pessoas cujo quarto é de pequena dimensão e não querem perder esse espaço graças à cabeceira, o ideal é colocar um painel de madeira atrás da cama, produzindo o mesmo efeito estético mas reduzindo assim o espaço ocupado.

2. Tipos de cama

Com ou sem cabeceira, de ferro ou de madeira, com gavetas e baús, redondas existem vários tipos de camas para todos os bolsos e estilos de decoração.

Mas antes de optar por um tipo em particular, deve-se ter em conta que a escolha deve estar alinhada com os restante móveis do quarto, bem como com o material que os compõe.

3. Que colchão escolher?

Se por um lado a escolha da cama é muito mais do que uma decisão estética e medidas, saber como escolher o colchão certo é o que irá determinar o conforto e as boas noites de sono.

Lembra-te que a escolha do colchão ideal deve recair sobre o peso de quem irá usá-lo, se alguma das pessoas tem problemas de coluna ou até mesmo alergias.

Deve-se ter ainda em atenção os vários tipos de materiais para colchões que podem ser de espuma, molas, látex e ortopédicos.

Encontra no KuantoKusta o colchão ideal para a tua cama!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1100 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

4. Que almofada escolher?

Tão importante quanto a escolha do colchão para a cama é a escolha das almofadas, pois há um modelo ideal para cada jeito de dormir.

Descobre qual é a almofada ideal para garantir as tuas boas noites de sono:

Modelo de AlmofadaPosição de Dormir
Almofada firmePara quem dorme de lado
Almofada MaciaPara quem dorme de costas
Almofada em viscoelásticaPara quem dorme em diversas posições
Almofada com penas de gansoPara quem dorme de lado
Almofada de fibra e microfibraPara pessoas com alergias

5. Acessórios

As camas necessitam de alguns acessórios, desde os conjuntos de lençóis, às mantas e edredons para que se possa dormir confortavelmente. Por isso, deve-se ter em atenção as medidas exatas da cama, ou seja, comprimento, largura e altura.

De forma a escolher os lençóis com elástico, deve-se ter lembra-te da medida de comprimento da cama e, em especial, a de altura, para evitar que o lençol se solte da cama. Já as colchas e mantas não precisam ter medidas exatas, só não podem ser curtos demais nem ficar junto ao chão.

Comentários