Como escolher uma cama? 5 dicas para dormir confortavelmente

 

Se segues a recomendação médica de dormir, pelo menos, oito horas por noite vais passar, no mínimo, um terço da vida deitado numa cama, não vais? Por isso, nada mais justo do que dedicar bastante atenção, antes de escolheres este móvel. E para ajudar-te, nós preparámos as melhores dicas!

 

Lê também: Como escolher um ar condicionado
Lê também: Como escolher uma TV

 

1 – Tamanho da cama vs. tamanho do quarto

A palavra que dita a escolha de uma cama é “proporção”, ou seja, não adianta escolheres uma cama grande para um quarto pequeno, pois é preciso deixar espaço para circulação no quarto, certo? Por outro lado, não deves cair no extremo oposto, pois a cama precisa ter um tamanho mínimo para que uma ou duas pessoas caibam nela deitada.

É aconselhável deixar um espaço mínimo de 70 cm de cada lado da cama. Em alternativa, para conciliar as duas necessidades (tamanho da cama e do quarto) é encostar a cama num dos cantos do quarto para facilitar a circulação.

A altura da cama é outro fator a se considerar para se obter conforto e funcionalidade. O ideal é que a altura da cama, do chão ao topo, seja de 60 cm ou mais, dos quais o colchão tenha de 30 a 40 centímetros de altura.

Mas não é só, pois o tamanho do quarto também influi noutra escolha: optar por uma cama com ou sem cabeceira. Essa parte do móvel serve de anteparo entre ele e a parede e também desempenha uma função estética. Algumas cabeceiras chegam a ter 20 cm de espessura, o que é muito para quartos de pequena dimensão. Nesse caso, a melhor alternativa é colocar um painel de madeira atrás da cama, que produz o mesmo efeito estético, porém bem mais fino.

 

Está a pensar em ter uma cabeceira para a tua cama? Temos mais de 500 modelos para ti!

 

2 – Tipos de cama

Com ou sem cabeceira, de ferro ou de madeira, com gavetas e baús, redondas… há vários tipos de camas para todos os bolsos e estilos de decoração. Mas antes de optar por um tipo em particular, lembra-te que a escolha deve estar alinhada aos outros móveis do quar to e o material que os compõe.

 

Temos para ti mais de 700 camas para mobiliar o teu espaço de dormir. Vê a nossa sessão de camas!

 

3 – Qual colchão escolher?

Enquanto a escolha da cama é muito mais do que uma decisão estética, escolher o colchão certo é o que irá determinar o conforto e as boas noites de sono. Lembra-te que a escolha do colchão ideal deve recair sobre o peso de quem irá usá-lo e se tens ou não problemas de coluna ou até mesmo alergias.

Os colchões de mola são formados por estruturas de aço, que podem ser interligadas, chamados de bonnel, ou ensacadas individualmente, conhecido como pocket. A diferença é que no modelo bonnel o movimento de uma mola interfere em todas as outras, enquanto no pocket o movimento fica restrito a cada mola, ou seja, se a pessoa que dorme contigo se mexer muito na cama, tu não irás sentir tanto.

Já os colchões de espuma são classificados por sua densidade (indicada pela letra D nas especificações técnicas), que é um valor estipulado de quanto peso o colchão suporta. Por norma, a tabela indica que um D28 deve ser usado por pessoas com até 60kg, o D33 até 90kg e o D45 acima de 90kg.

Outras opções são os colchões ortopédicos, da Nasa e de látex. Os ortopédicos são indicados para quem tem problemas na coluna, pois são mais firmes que os normais por possuírem uma tábua de madeira revestida por espuma. Os colchões de espuma viscoelástica, conhecido como da Nasa, tem uma estruturação diferente e foi desenvolvida especialmente para os astronautas. O conforto extremo ao ser pressionado torna o colchão ideal para casais com muita diferença de peso.

 

Escolhe o colchão da tua cama! Temos mais de 10 mil modelos para ti!

 

4 – E as almofadas, qual escolher?

Tão importante quanto a escolha do colchão para a tua cama é a das almofadas, pois há um modelo ideal para cada jeito de dormir. Vê a tabela abaixo e descobre qual é a almofada ideal para garantir as tuas boas noites de sono:

Como escolher uma cama? 5 dicas para dormir confortavelmente

 

Já sabes quais almofadas deves escolher? Temos mais de 200 modelos para ti!

 

5 – Acessórios

As camas necessitam de alguns  acessórios, como o conjunto de lençóis, para que se possa dormir confortavelmente. Por isso, tem atenção às medidas exatas da cama, ou seja, comprimento, largura e altura.

Tomemos como exemplo a cama de casal padrão: com uma fita métrica, soma a largura do colchão (1,38 m) com a altura dos dois lados da cama (0,60 m x 2) para obter a metragem total de 2,58 m. Já o cálculo do comprimento do acessório se faz-se a acrescentar a altura na parte dos pés: 1,88 m + 0,60 m = 2,48 m. Tudo certo até aqui?

Para escolheres lençóis com elástico, lembra-te da medida de comprimento da cama e, em especial, a de altura, para evitar que o lençol se solte da cama. Já as colchas e mantas não precisam ter medidas exatas, só não podem ser curtos demais nem ficar junto ao chão. Por fim, os edredons e os lençóis comuns, sem elásticos, devem ser escolhidos de acordo com o estilo de decoração que tem o teu quarto.

 

Percebeste todas as dicas? Já sabes qual é a cama que vais escolher? Conta-nos!

 

Partilha com os teus amigos!
  • 21
  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •