Como escolher um perfume

Embora a escolha de um perfume tenha um caráter muito pessoal, um aroma é capaz de destacar a personalidade e o estilo de vida de quem está o usar. No entanto, há outros pontos que deves levar em consideração, como por exemplo, em que ocasião irá usá-lo e em qual momento do dia.

Para te ajudar a escolheres o melhor perfume para ti, preparámos-te um guia completo!

 

Lê também: Qual é a ordem certa da aplicação dos cosméticos?

 

1 – Tipos de pele

Certamente, já deves ter reparado que, ao fim do dia, o aroma do teu perfume está diferente do que acabado de passar na pele, certo? Isto ocorre porque, a permanência do aroma e a evolução das notas, estão relacionadas ao grau de oleosidade da pele.

Pele morena ou negra
Normalmente, a pele morena ou negra é mais oleosa e por isso, a fragrância tem uma aderência maior. Notas orientais, cítricas ou florais leves são as mais indicadas para estes tipos de pele.

Pele clara ou branca
A pele clara ou branca tem uma superfície mais ressecada e, por isso, o aroma da fragrância evapora mais depressa. Em alternativa, se tu tens a pele clara, opta por escolheres um perfume com as composições densas de florais, amadeirados ou orientais.

 

Escolhe o teu perfume! Temos mais de 1000 fragrâncias para ti!

 

2 – Famílias olfativas

Há uma grande variedade de fragrâncias disponíveis no mercado, mas antes de correr o risco de ficar em dúvida sobre qual deves escolher, descubra qual das famílias olfativas mais te agrada.

Florais: como o próprio nome indica, as fragrâncias florais privilegiam as flores e são compostas por variações como almiscarado, amadeirado, aquático, fresco, oriental, entre outros.

Nossas sugestões:  Carolina Herrera 212 Sexy, Eternity femininoFantasy Britney Spears

 

Cítricos: são fragrâncias compostas, principalmente, por notas refrescantes como limão, laranja, maçã verde, entre outros. São perfeitos para o uso quotidiano e para locais de clima quente.

Nossas sugestões:  Laguna Salvador Dalí Eau de Toilette e CK One – CalvinKlein

 

Frutais: com presença marcante, são fragrâncias leves e adocicados, remetendo a frutas como maçã, kiwi, pêssego e morango. Tendem a agradar pessoas mais jovens!

Nossas sugestões: J’adore Eau de Parfum da Dior, Mulher Diesel e Mademoiselle Azzaro

 

Chiprés: é uma fragrância de carácter forte que combina o frescor dos cítricos ao fundo quente da madeira, terra e do musgo.

Nossas sugestões: Euphoria Mulher e Scandal Eau de Parfum

 

Orientais: considerada a mais intensa das experiências olfativas, as fragrâncias orientais têm na sua base a união divinal entre especiarias exóticas, como a pimenta, anis, canela, baunilha, entre outras e aromas florais.

Nossas sugestões: Angel Eau Sucrée

 

Aromáticos ou Fougère: é considerada a família olfativa mais complexa e é composta pela tríade básica de cítricos, lavanda e especiarias.

Nossas sugestões: Animale Black

 

Amadeirados: esta fragrância é composta pelas melhores madeiras para produzir aromas escaldantes, sedutores e mais secos, como pinho, sândalo e patchouli. São fragrâncias mais evidentes em perfumes masculinos!

Nossas sugestões: Versace Mulher e Narciso Eau de Parfum Feminino

 

3 – O que são as notas?

As notas referem-se às fragrâncias, como por exemplo de flores ou frutas, que um perfume possui e que o tornam único. Há três tipos de notas que são:

Notas de saída: sabes aquele aroma que tu sentes primeiro, assim que abre ou aplicas o perfume na pele? São as notas de saída que, são intensas por serem liberadas num primeiro momento, elas possuem uma durabilidade pequena, no máximo 15 minutos.

Notas de corpo: responsável por marcas a personalidade do perfume, as notas de corpo são mais encorpadas e envolventes. Elas são liberadas a partir do aquecimento da pele e duram por mais tempo. Elas são sentidas mesmo depois que tu já tenhas-te acostumado com o aroma!

Notas de fundo: é responsável pela fixação das fragrâncias na pele. No geral, elas são notas mais densas, mas a sua permanência varia de acordo com o tipo de pele e da composição do produto.

 

4 – Perfume, colónia, água de banho ou água de colónia?

O que diferencia um perfume, uma colónia e uma água de banho é a concentração da fragrância, ou seja, quanto mais diluída for, menor é a concentração e vice-versa. O perfume (parfum) tem concentração superior a 18%; a colónia (eau de parfum), entre 10 e 18%; as águas de banho (eau de toilette), entre 5 e 8%; e as águas de colónia (eau de cologne) são supersuaves, com fragrância entre 3 e 5%.

Mas qual deles deves escolher? Simples: primeiro tens de decides se prefere fragrâncias suaves ou mais fortes e depois, quanto tempo queres que a fragrância fique fixa na tua pele. Um perfume, normalmente, dura em média 12 horas e a água de colónia, no máximo, seis horas.

 

5 – Onde guardar o teu perfume

Para assegurar a durabilidade do teu perfume, guarde-o num local escuro e fresco, como por exemplo, no guarda-roupa. Lembra-te que o frasco não deve ficar exposto às oscilações de temperatura da casa de banho e nem a nenhum tipo de luz, principalmente a branca, que oxida as notas e altera o seu odor.

 

Já sabes que perfume vais comprar? Conta-nos 😉

Partilha com os teus amigos!
  • 10
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •