Embora a escolha de um perfume seja de caráter muito pessoal, o aroma é capaz de destacar a personalidade e o estilo de vida de quem o usa.

Para escolher um perfume, existem alguns pontos a ter em consideração como, por exemplo, qual a ocasião em que irá ser usado e em que momento do dia.

Para ajudar a fazer a escolha certa, ficam aqui algumas dicas para escolher um perfume, assim como algumas sugestões de fragrâncias.

Tabela de Conteúdos:

5 Dicas para escolher o perfume perfeito

1. Perfume, eau de parfum, eau de toilette ou água de colónia?

O que diferencia um perfume, uma colónia e uma água de banho é a concentração da fragrância, ou seja, quanto mais diluída for, menor é a concentração e vice-versa.

O perfume (parfum) tem uma concentração de óleos essenciais entre 20% a 40% na sua composição, e consegue garantir a sua duração até 12 horas na pele.

A colónia (eau de parfum), tem entre 10 e 18% de extratos de óleos essenciais e liberta aroma até 10 horas. 

A água de banho (eau de toilette), tem entre 5 e 8% de essência, sendo por isso, uma opção leve, que dura até 8 horas.

Já a água de colónia (eau de cologne) é a alternativa mais suave de todas, e também a que apresenta menor durabilidade, composta por apenas 3 e 5% de essência, sendo o restante água.

Qual a opção mais indicada para mim?

O primeiro passo é definir qual o tipo de fragrância preferida. Se a preferencia está nas fragrâncias suaves ou as intensas e, por último, quanto tempo esta deve durar na pele.

2. A fragrância certa para cada tipo de pele

Sentes que o perfume fica com o aroma diferente ao logo do dia?

Algumas pessoas apercebem-se dessa mudança sobretudo ao final do dia, porque o perfume parece menos intenso do que quando colocado pela manhã.

Isto ocorre porque a permanência do aroma, e a evolução das notas olfativas, estão relacionadas ao grau de oleosidade da pele.

Para quem tem pele morena ou negra

Normalmente, a pele morena ou negra tem mais oleosidade, por isso, as fragrâncias tem uma aderência maior.

Perfumes com aromas orientais, cítricos, ou florais leves, são as mais indicados para estes tipos de pele.

Pele clara ou branca

Pessoas com pele clara ou branca tem uma superfície mais ressecada e, por isso, o aroma da fragrância evapora mais depressa.

Neste caso, para quem tem a pele clara, optar por fragrâncias com composições florais densas, amadeiradas ou orientais são o mais aconselhado.

3. Quais os aromas que um perfume pode ter?

Há uma grande variedade de fragrâncias disponíveis no mercado, o que dificulta a tarefa de escolher um perfume.

Contudo, a escolha pode ser simplificada se, antes de eleger uma fragrância, a pessoa descobrir qual tipo de aroma corresponde aos seus gostos.

Existem sete famílias olfativas, que correspondem aos aromas e fragrâncias que cada perfume pode ter, são elas:

Florais

Como o próprio nome indica, as fragrâncias florais privilegiam as flores e são compostas por variações como almiscarado, amadeirado, aquático, fresco, oriental, entre outros.

Algumas sugestões de perfumes florais mais conhecidas são: Carolina Herrera 212 Sexy, Eternity feminino ou Fantasy Britney Spears.

Cítricos

São fragrâncias compostas, principalmente, por notas refrescantes como limão, laranja, maçã verde, tal como o DKNY Be Delicious Woman, entre outras.

São perfeitos para o uso quotidiano e para locais de clima quente. Outras opções de perfumes cítricos podem passar pelo Laguna Salvador Dalí Eau de Toilette ou CK One – CalvinKlein.

Frutais

Com presença marcante, são fragrâncias leves e adocicadas, que remetem a frutas como maçã, kiwi, pêssego e morango.

Este tipo de aroma tende a agradar pessoas mais jovens, e encontra-se presente em alguns perfumes frutados como: J’adore Eau de Parfum da Dior, Mulher Diesel ou Mademoiselle Azzaro.

Chiprés

Estas são fragrâncias de carácter forte, como Euphoria Mulher ou Scandal Eau de Parfum, que combinam o fresco dos cítricos e o quente da madeira, terra e do musgo.

Orientais

Considerada a mais intensa das experiências olfativas, as fragrâncias orientais têm na sua base a união entre especiarias exóticas, como a pimenta, anis, canela, baunilha, entre outras e aromas florais. É possível encontrar esta fragrância em perfumes como Angel Eau Sucrée.

Aromáticos ou Fougère

Considerada a família olfativa mais complexa, composta pela tríade básica de cítricos, lavanda e especiarias. Está presente em perfumes como o Versace Versense.

Amadeirados

Estas são fragrâncias compostas por madeira, que produzem aromas escaldantes, sedutores e secos, como pinho, sândalo e patchouli. São mais comuns em perfumes masculinos, mas existem também opções para senhora como: Versace Mulher ou Narciso Eau de Parfum Feminino.

4. A importância das notas olfativas

As notas referem-se às fragrâncias, como, por exemplo, de flores ou frutas, que um perfume possui e que o tornam único. Existem três tipos de notas, são elas:

Notas de saída

Corresponde ao aroma que se sente primeiro, assim que se abre ou se aplica o perfume na pele. Este tipo de notas, são intensas por serem libertadas num primeiro momento, e possuem uma durabilidade pequena, no máximo 15 minutos.

Notas de corpo

Responsáveis por marcar a personalidade do perfume, as notas de corpo são mais encorpadas e envolventes, e sentidas a partir do aquecimento da pele. Normalmente duram mais tempo e são sentidas mesmo depois de cada pessoa se ter acostumado com o aroma!

Notas de fundo

As notas de fundo são as responsáveis pela fixação das fragrâncias na pele. No geral, são mais densas, mas a sua permanência varia consoante o tipo de pele e a composição do produto.

5. Onde guardar o perfume

Para assegurar a durabilidade do perfume, é importante guardá-lo num local escuro e fresco como, por exemplo, no guarda-roupa.

O frasco não deve ficar exposto às oscilações de temperatura da casa de banho, nem a nenhum tipo de luz, principalmente a branca, que oxida as notas e altera o seu odor.

Em suma

Como escolher um perfume depende muito do gosto pessoal de cada pessoa.

No entanto, com estas dicas, certamente será mais fácil definir quais os aromas que mais se aprecia, e ter em mente algumas ideias, quer seja para comprar um perfume para usar, ou oferecer.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários