No que toca a cozinhar, convém estar rodeado dos melhores ajudantes de cozinha para facilitar essa tarefa. Nesse sentido, para quem procura um novo complemento para cozinhar, nomeadamente à procura de um novo forno, mas não sabe que modelo escolher, a leitura deste guia é recomendada. Isto porque, lista todos os pontos a ter em conta sobre como escolher um forno para as necessidades diárias, sem grandes complicações.

Com efeito, o forno é um equipamento que permite realçar o sabor das refeições e prepará-las de uma forma mais saudável, visto que, preserva os nutrientes e requer menos óleos durante o processo de cozedura. Mas é também um dos eletrodomésticos que consome mais energia em casa, por isso aqui estão algumas coisas a considerar antes de comprar um forno. Gastar dinheiro sem certezas, nunca foi uma boa prática.

Tabela de Conteúdos

Como escolher um forno de cozinha?

Antes de comprar qualquer eletrodoméstico, a primeira coisa a fazer é identificar as necessidades das tarefas diárias e, com base nessas necessidades, determinar as características e o orçamento da próxima compra. No caso, aqui estão então as dicas fundamentais a considerar antes de escolher o forno certo para o espaço que falta ocupar na cozinha aí em casa.

Tipos de fornos existentes

Existe uma grande variedade de modelos de fornos no mercado, seja por tipo de cozedura, design ou mesmo pela fonte de energia que utilizam, o que torna a escolha mais difícil. Logo, nada melhor que uma explicação sobre cada um. Umas breves características de cada um para a escolha seja o mais adequado às necessidades identificadas.

Fonte de Energia

Forno elétrico

Os fornos elétricos têm a vantagem de serem mais rápidos a aquecer e manter uma temperatura constante ao longo de todo o processo de cozedura. Permitem que os alimentos sejam colocados a qualquer nível sem se preocuparem com as flutuações de calor, razão pela qual os fornos elétricos são ideais para cozinheiros mais versáteis.

Fornos a gás

São mais eficientes energeticamente do que os fornos elétricos, mas são menos comuns quando se trata de os instalar, pois, são inicialmente mais caros, mas a longo prazo pagam-se a si próprios se o forno for muito utilizado. Uma das diferenças entre as duas seria, por exemplo, o nível de humidade, o forno a gás produz um calor mais húmido do que o forno elétrico, impedindo que os alimentos sequem. Os fornos a gás são mais amigos do ambiente do que os fornos elétricos, visto que o gás natural emite menos gases com efeito de estufa durante a combustão.

Tipo de Cozedura

Fornos convencionais

Este é o forno típico de toda a vida, funciona com uma resistência no topo e outra no fundo, e tem basicamente três funções: apenas aquecimento inferior, apenas aquecimento superior “grelhar” ou combinar ambos em simultâneo. A sua principal característica é a sua simplicidade, facilidade de utilização e preço, são os mais económicos. Recomendado para aqueles que o vão utilizar simplesmente para aquecer ou grelhar, ou para aqueles que não gostam de cozinhar e não o vão utilizar.

Fornos a vapor

Estes são tipos de fornos incorporam a função vapor, com a qual se consegue crocantes no exterior e suculentos no interior, dignos de cozinhas profissionais. Com este tipo de forno, para além da cozedura a vapor, são possíveis múltiplas funções como, por exemplo, a função de aquecer pratos preparados no dia anterior, impedindo-os de secar, bem como aquecer alimentos pré-cozinhados como em cozinhas profissionais.

Fornos multifunções

Este tipo de forno, para além das funções acima mencionadas, incorpora também um ventilador na parede posterior do forno, que faz circular o ar por toda a cavidade, conseguindo uma cozedura mais uniforme dos alimentos e permitindo-nos cozinhar dois pratos em simultâneo. É recomendado para famílias de 4 ou mais pessoas que gostam de cozinhar e que o vão utilizar mais de duas vezes por semana.

Estilo de Design

Fornos de micro-ondas

São fornos que combinam algumas das características anteriores mais a micro-ondas, recomendados para cozinhas profissionais ou cozinhas onde o espaço desempenha um papel importante. Muito prático porque oferece todos os métodos de cozedura e o máximo conforto de limpeza num único forno. Mas o seu preço é bastante elevado.

Fornos de mesa

Este tipo de forno não requer instalação e pode ser colocado em qualquer espaço da cozinha. Estão disponíveis em vários tamanhos, e são muito úteis para solteiros ou casais, segundas casas, parques de campismo, cozinhas muito pequenas, etc.

Forma de limpeza

Fornos pirolíticos

Forno com o sistema de limpeza por pirólise que aquece o forno a 500.º durante uma hora e carboniza toda a sujidade, tornando a limpeza mais fácil, visto que basta limpar com um pano para o limpar. É um forno recomendado para quem gosta muito de cozinhar e vai usá-lo frequentemente e para aqueles que querem designs mais clássicos sem renunciar à tecnologia.

Fornos com Hydroclean ou Aqualisis

Mais recentes permitem limpar o forno deitando num simples copo de 300 ml de água em apenas 25 minutos. Graças a uma função incorporada para evaporar a água, o vapor gerado faz com que a gordura saia das paredes sem qualquer esforço, facilitando a limpeza. Sem dúvida, uma ótima escolha para otimizar consumos e limpeza.

Fornos catalíticos

O forno catalítico será totalmente funcional para pessoas que não estão habituadas a cozinhar doces, visto que não absorve açúcares. Possuem um revestimento especial nas paredes interiores que absorve a gordura e a decompõe a temperaturas superiores a 200 °C.

Características a ter em conta na escolha?

Nesta altura já estão mencionados os tipos de fornos de cozinha existentes, mas… que características devem então ser tidas em conta ao comprar um forno de cozinha? Seguem então as mais importantes da lista de como escolher um forno.

Tipo de Instalação

Os mais comuns são os fornos de encastrar. Podem ser encastrados numa coluna de cozinha ou na bancada, frequentemente por baixo da placa. Embora a maioria dos fornos de encastrar tenha dimensões padrão, convém verificar se estas correspondem ao espaço disponível no móvel. Não obstante, também convém referir que existem fornos de livre instalação.

Local de instalação

O mais importante a saber neste ponto é mesmo a localização da instalação. Nesse sentido, analisar qual o estilo de placa de fogão existente na cozinha.

Se for colocado debaixo da placa, dependendo de ter ou não controlos integrados, a escolha será condicionada.

Quando a placa é vitrocerâmica e tem os seus próprios controlos, é possível instalar um forno independente.

Por outro lado, se a placa não tiver controlos integrados, necessita-se de um forno polivalente, que também inclui os controlos da placa. Este tipo de instalação está a tornar-se cada vez menos comum.

Eficiência energética

Saber como escolher um forno passa muito por este critério. Para quem poupar na sua conta de eletricidade esta é a característica mais importante e a que tem de prestar atenção. É importante olhar para o rótulo de eficiência energética, que varia de A+++ (o mais eficiente) a D (o menos eficiente).

A eficiência energética contribui para o bem-estar económico de cada casa. Isto porque, combate o desperdício através de ações inteligentes que contribuem para melhorar o desempenho do equipamento.

Capacidade/dimensões

Embora a maioria dos fornos tenda a ter uma capacidade de 57 litros, existem modelos, por exemplo, que têm uma cavidade maior, 74 litros, com as mesmas medidas exteriores.

No que toca às dimensões, a maioria dos fornos são concebidos para espaços estreitos, pelo que a largura é geralmente inferior a 60 cm. Os maiores podem ir até 90 cm.

Sistema de limpeza

Dependendo do uso a que se destina, existem 3 hipóteses (também já referidas). Elas são:

  • Forno catalítico será totalmente funcional para pessoas que não estão habituadas a cozinhar doces, visto que não absorve açúcares. Não esperar resultados de limpeza impecáveis.
  • Forno pirolítico é mais simples e mais eficiente do que o forno catalítico, mas requer um investimento inicial mais elevado.
  • Forno hidrolítico consome pouca energia e é amigo do ambiente. É um forno que incorpora a função para evaporar água. O vapor gerado faz com que a gordura saia mais facilmente.

Abertura

A mais comum é a abertura frontal, onde a pega do forno está no topo e é aberta puxando-a para si próprio. Outra opção é um forno de abertura lateral à esquerda ou à direita e uma terceira opção é um forno de abertura total. Estes são os mais convenientes, pois têm guias removíveis e facilitam a retirada da bandeja e a sua colocação no forno sem queimaduras (convém).

Funcionalidades/Programas incluídos

Mais uma vez, saber como escolher um forno corretamente passa também por este ponto. No que toca a funções, como referido, antes de qualquer decisão sobre um tipo de forno, deve-se considerar o tipo de cozedura que deseja aplicar aos alimentos (ex-: a vapor).

E, quanto a programas, recentemente sistema wi-fi, ecrã tátil c/vídeo, guias telescópicas ou modo pizza, foram acrescentados aos programas e tecnologias existentes no mercado.

Sugestões de fornos: os melhores modelos do mercado

Conhecidos os pontos mais importantes a ter em conta na equação de como escolher um forno, chega o momento de listar algumas sugestões de compra. Uma listagem curta com alguns dos melhores modelos do mercado.

1. Orima OR 620 SX

Forno Orima OR 620 SX
Forno Orima OR 620 SX

Características

  • Tipologia: Forno elétrico
  • Instalação: encastre
  • Nº de Programas: 8
  • Capacidade do Forno: 60 L
  • Sistema de Limpeza: N/D
  • Classe Energética: A

O OR 620 SX da Orima tem um prático “menu” com relógio e temporizadores analógicos para facilidade de utilização e ajuste. Aquece uniformemente graças à sua placa interior e inclui uma bandeja e grelha.

Além disso, tem uma porta para fácil remoção de alimentos cozinhados e o seu vidro oferece um grau máximo de segurança, permitindo que os alimentos sejam vistos confortavelmente e retendo o calor eficazmente.

Tem também uma função de aquecimento e reaquecimento e é acabado em aço inoxidável de alta qualidade.

Dizer ainda que, apresenta um preço bastante atrativo face ao seu desempenho. E, preços é fundamental em como escolher um forno.

2. Balay Encastre 3HB4331X0

Forno Balay Encastre 3HB4331X0
Forno Balay Encastre 3HB4331X0

Características

  • Tipologia: Forno elétrico
  • Instalação: encastre
  • Nº de Programas: 7
  • Capacidade do Forno: 71 L
  • Sistema de Limpeza: Aqualisis
  • Classe Energética: A

O forno Balay 3HB4331X0 abre esta lista em grande estilo.

Apresenta dois comandos e integra um visor tátil para um funcionamento realmente simples. Além disso, tem calhas telescópicas Confort de um nível permitem a colocação do tabuleiro sem esforço e o toque final de uma receita.

Também em destaque neste forno Balay, o assistente de limpeza Aqualisis, que limpa o forno de forma rápida, ecológica e cómoda, as sete funções para dar a cada receita o ponto que requer e o relógio eletrónico com programação de início e fim de confeção.

3. Teka HCB 6435 SS

Forno Teka HCB 6435 SS Inox
Forno Teka HCB 6435 SS Inox

Características

  • Tipologia: Forno elétrico
  • Instalação: encastre
  • Nº de Programas: 8
  • Capacidade do Forno: 70 L
  • Sistema de Limpeza: Hydroclean
  • Classe Energética: A+

O HCB 6435 SS é um dos fornos de encastrar multifunções da Teka, conta 8 funções de cozinhar, sistema de limpeza Teka Hydroclean PRO e com capacidade de 70L.

Além disso, possui um painel de comandos Touch Control, com programação de início e fim dos cozinhados.

Para melhorar, tem disponível um bloqueio de segurança, para crianças no painel de comandos. Sem dúvida, um ponto a ter em conta em como escolher um forno.

4. Whirlpool AKP9 785 IX

Forno Whirlpool AKP9 785 IX
Forno Whirlpool AKP9 785 IX

Características

  • Tipologia: Forno elétrico
  • Instalação: encastre
  • Nº de Programas: 8
  • Capacidade do Forno: 73 L
  • Sistema de Limpeza: Hidrolítico SmartClean
  • Classe Energética: A

Este Whirlpool AKP9 (classe energética A) é um forno multifunções que funciona com calor preparado para uma boa distribuição de calor em todo o forno e mesmo na cozedura dos cozinhados.

Resumidamente é uma aposta segura: é oferecido por uma marca de confiança e tem uma grande capacidade de 73 L, 8 modos de cozinha, uma função de grill e calhas telescópicas. Pontos fortes para qualquer cozinha!

5. Hotpoint Encastre FI6861SPIX/HA

Forno Hotpoint Encastre FI6861SPIX/HA
Forno Hotpoint Encastre FI6861SPIX/HA

Características

  • Tipologia: Forno elétrico
  • Instalação: encastre
  • Nº de Programas: 9
  • Capacidade do Forno: 73 L
  • Sistema de Limpeza: Pirolítico
  • Classe Energética: A+

O forno Hotpoint FI6861SPIX/HA é ideal para uma grande família porque oferece uma grande capacidade de 73 L e vários métodos de cozedura para pratos de sucesso adaptados às suas diferentes preparações culinárias.

Destaca-se por ter 9 modos de cozinhar, incluindo uma função de grelhar, bem como 9 funções práticas de peritos (frango, massa, pão, pizza, etc.). Tem também uma porta fria, segurança infantil, calhas telescópicas, ecrã LCD, fecho suave, iluminação de halogéneo, entre outras características de relevantes.

6. Samsung Dual Cook Flex NV75N5671RS/EC

Forno Samsung NV75N5671RS/EC
Forno Samsung NV75N5671RS/EC

Características

  • Tipologia: Forno elétrico
  • Instalação: encastre
  • Nº de Programas: 50
  • Capacidade do Forno: 75 L
  • Sistema de Limpeza: Pirolítico
  • Classe Energética: A+

O Samsung Dual Cook Flex é um forno pirolítico multifunção incorporado com um volume de cavidade de 75 l e uma porta dupla. É um modelo concebido para assegurar duas zonas de cozedura, para que as receitas que requerem parâmetros diferentes possam ser cozinhadas em simultâneo.

Por outro lado, tem um menu intuitivo, visualização para mostrar as definições e um botão adicional para escolher valores ou um item nos menus.

Um 2 em 1 em todos sentidos. Duas zonas de cozinha e combina tradicional com tecnologia.

Sem dúvida, um equipamento que pode ser uma excelente escolha de compra.

7. Beko Placa HILG 64120 S + BIE 22000 X

Forno Beko Placa HILG 64120 S + BIE 22000 X
Forno Beko Placa HILG 64120 S + BIE 22000 X

Características

  • Tipologia: Forno elétrico | Placa: Gás
  • Instalação: encastre
  • Nº de Programas: 6
  • Capacidade do Forno: 66 L
  • Sistema de Limpeza: ActiveClean
  • Classe Energética: A

Um excelente combo que a Beko traz para o mercado. Tão simples quanto isto.

O conjunto Placa HILG 64120 S + BIE 22000 X é assim uma mais-valia para qualquer cozinha, visto que, apresenta duas soluções extremamente úteis a um preço competitivo. Uma boa placa de cozinha e um dos melhores fornos do mercado.

Pensados para cozinhas de famílias de 4 elementos e pretendam poupar também com a sua eficiência energética.

No fundo, uma escolha equilibrada que não causará arrependimentos.

8. Siemens Encastre HB673GBS1

Forno Siemens Encastre HB673GBS1
Forno Siemens Encastre HB673GBS1

Características

  • Tipologia: Forno elétrico
  • Instalação: encastre
  • Nº de Programas: 10
  • Capacidade do Forno: 71 L
  • Sistema de Limpeza: Pirolítico
  • Classe Energética: A+

Os grandes destaques do forno HB673GBS1 são o pré-aquecimento rápido que alcança rapidamente a temperatura desejada para cozinhar e com a função coolStart cozinhe alimentos congelados sem necessidade de aquecer o forno previamente.

Para além disso, este forno tem um sistema chamado de activeclean quer permite a limpeza automática do forno, cookcontrol 10 que são programas automáticos para assegurar os melhores resultados, tem ainda um menu intuitivo e de fácil utilização.

Por outras palavras, mais completo e competente que este equipamento, dificilmente é encontrado. Sem dúvida, uma mais-valia no segmento de gama alta.

9. AEG Encastre BPE642120M

AEG Encastre BPE642120M
AEG Encastre BPE642120M

Características

  • Tipologia: Forno elétrico
  • Instalação: encastre
  • Nº de Programas: 13
  • Capacidade do Forno: 71 L
  • Sistema de Limpeza: Pirolítico
  • Classe Energética: A+

De facto, este modelo é um dos poucos fornos com controlo de toque que pode ser encontrado na sua gama de preços. Tem um grande painel tátil e botões de toque para selecionar as funções de alarme, limpeza pirolítica, etc. Um excelente extra para quem gosta de menus intuitivos.

Além disso, o AEG BPE642120M tem um design moderno e elegante que mistura o aço inoxidável anti-fingerprint com o preto e o seu certificado de eficiência energética é A+ graças ao facto de fazer muito bom uso do calor residual.

Por outro lado, seleciona automaticamente programas conforme o peso dos alimentos introduzidos e tem uma sonda para controlar a temperatura interior dos alimentos e garantir que estes são cozinhados na perfeição.

Mais uma escolha interessante e inteligente! (uma excelente adição para quem gosta que a sua casa seja smart).

10. Bosch Encastre Display HBG675BB1

Forno Bosch Encastre Display HBG675BB1
Forno Bosch Encastre Display HBG675BB1

Características

  • Tipologia: Forno elétrico
  • Instalação: encastre
  • Nº de Programas: 13
  • Capacidade do Forno: 71 L
  • Sistema de Limpeza: Pirolítico
  • Classe Energética: A+

O Bosch HBG675BB1 é o forno Bosch mais procurado para os clientes do KuantoKusta. Muito graças, às suas características.

Sendo que, distribui excecionalmente bem o calor tanto na parte inferior como na superior. E, por outro lado, é um forno embutido muito elegante que assenta bem em qualquer cozinha.

Além disso, no que toca a cozinha, tem botões sensíveis ao toque para selecionar os 13 modos de aquecimento disponíveis, dos quais se destacam o modo de aquecimento 4D, que garante a confeção dos alimentos a temperatura homogénea.

Conclusão: ficou mais fácil em saber como escolher um forno para a cozinha?

Após a leitura deste guia, ainda que não seja fácil escolher um forno, existem muitos fatores têm de ser tidos em conta, mas o importante é que tenha pelo menos uma ideia clara de que necessita, e a partir daí pode olhar para diferentes marcas e modelos.

Entre tipos de forno, tipo de instalação ou estilo de cozinha, tudo conta para uma escolha acertada. Por isso, o próximo passo é isso mesmo, analisar cada ponto e depois sim, passar então para os equipamentos em si.

Uma máxima: comprar sempre um equipamento que, temporal, se pague a si mesmo.

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários