As salamandras a pellets e a lenha são duas opções populares para aquecer as casas no tempo frio.

A lenha e os pellets são apresentados ao consumidor com as suas respetivas vantagens e desvantagens em termos de eficiência energética, ambiente e custo. É importante ter estas considerações em conta ao escolher a melhor opção para aquecer a casa.

Neste guia completo, exploramos em profundidade as características de ambas as opções para ajudar a decidir sobre qual escolher.

Tabela de conteúdos

Que tipos de salamandras existem?

A primeira coisa a fazer antes de decidir é conhecer as características das salamandras a pellets e a lenha.

Salamandras a pellets

O que é uma salamandra a pellets?

A salamandra a pellets é um equipamento de aquecimento que queima pellets de madeira comprimidos para gerar calor.

O pellet é um combustível feito de serradura e outros resíduos naturais e totalmente renováveis, pelo que gera o mínimo de fumo ou cinzas e torna-o num combustível mais ecológico e eficaz para as casas.

As salamandras a pellets têm um mecanismo que alimenta automaticamente o queimador com os pellets, permitindo um controlo preciso da temperatura e uma distribuição uniforme do calor no espaço.

Salamandras a Pellets

Encontra as melhores salamandras a pellets para um inverno mais confortável, ao melhor preço. Compara, clica e compra em KuantoKusta.pt!

Tipos de salamandras a pellets

  • Ar quente: Estas foram concebidas para aquecer o ar e distribuí-lo por toda a divisão. São ideais para espaços abertos e oferecem um aquecimento rápido e eficiente. É possível programá-las para ligar e desligar, limpá-las facilmente, carregá-las sem dificuldade e controlá-las a partir de um telemóvel ou controlo remoto.
  • Canalizáveis: São, na essência, bastante semelhantes às de ar, mas neste caso a potência de aquecimento pode ser distribuída por várias divisões da casa, devido a uma segunda ventoinha. Não só ajudam a aquecer a divisão onde estão colocadas, como também são concebidas para distribuir o ar através de condutas especiais instaladas em toda a casa.
  • Hidro salamandras: Para quem tem um circuito de radiadores de água quente em casa, as termosalamandras serão sem dúvida a melhor opção para a casa. Estão ligadas a um sistema de aquecimento central que utiliza água quente para aquecer toda a casa. São uma excelente escolha se pretende aquecer uma casa de forma abrangente.

Como funcionam?

O seu processo de funcionamento é muito simples. Cada máquina tem um tanque para carregamento de pellets. Os pellets caem numa panela interior de cinzas fundidas onde a combustão tem lugar. Após isso, através de uma turbina interna que gera e expulsa ar quente através das suas fendas, a geração de calor acontece.

A única coisa a fazer é recarregar periodicamente os pellets no tanque.

As duas coisas obrigatórias que estas salamandras exigem são eletricidade e um sistema de extração de fumo em casa. Embora ainda existam alguns modelos no mercado que podem funcionar sem eletricidade.

Por outro lado, todos os modelos modernos são muito tecnológicos e programáveis tanto no controlo on/off como no controlo de temperatura. Alguns modelos podem ser ligados a um termóstato de ambiente e controlados por um controlo remoto ou a partir de uma aplicação num smartphone (ideal para quem quer uma smarthome). Isto é muito conveniente e prático.

Vantagens de salamandras a pellets

  • Eficiência energética: A eficiência das melhores salamandras a pellets pode chegar a 90% ou mais. Por outras palavras, apenas 10% da energia gerada pelos pellets é perdida. Isto é mais do que uma salamandra clássica a lenha, com uma eficiência de apenas 40 a 50% e muito mais do que uma fogueira aberta, com uma eficiência de 5 a 15%.
  • Autonomia: A reserva de pellets tem uma autonomia de aproximadamente 10 horas na potência máxima. Isto significa que deve ser enchido manualmente uma ou duas vezes por dia. No entanto, com menos potência, funciona com uma autonomia que pode ir até 8 horas. Claro que, depende do modelo e das suas especificidades.
  • Controlo preciso: Pode-se controlar a temperatura com precisão, permitindo manter um ambiente confortável na casa. Dependendo do modelo selecionado, a temperatura pode ser definida com um controlo remoto ou um termóstato ambiente.
  • Menos emissões: Se as florestas de onde provém a madeira forem geridas de forma sustentável, o balanço de carbono da combustão do pellet é zero. Isto porque a quantidade de carbono emitida durante a combustão é a mesma que a quantidade de carbono absorvida pela árvore durante o seu crescimento.
  • Combustível conveniente e barato: Os pellets são relativamente baratos em comparação com outros combustíveis, e o seu preço tem-se mantido estável nos últimos anos. São fornecidos em sacos de 15 kg (custando 4 a 5 euros por saco) que são fáceis e compactos de armazenar. Além disso, estão sempre prontos a usar. Uma salamandra a pellets pode “pedir” de 1 a 2 sacos por dia, dependendo do modelo e do espaço.

Desvantagens de salamandras a pellets

  • Custo inicial: O custo inicial de aquisição e instalação pode ser superior quando comparado com outras opções de aquecimento.
  • Necessidade de eletricidade: As salamandras a pellets necessitam de eletricidade para funcionar, o que pode ser inconveniente em caso de falta de energia.
  • Manutenção: Requerem manutenção regular, incluindo a limpeza das cinzas e o reabastecimento de pellets. Além disso, devem ser inspecionadas todos os anos por um profissional.
  • Ruído: A ventoinha incorporada e o motor produzem ruído quando em funcionamento. O ruído da ventoinha é mais pronunciado, especialmente quando se liga a salamandra. Este problema foi resolvido, em certa medida, em modelos mais recentes.
  • Armazenamento de pellets: Os pellets são certamente menos volumosos do que os troncos, mas requerem espaço de armazenamento. Uma pequena sala e acessível (um espaço seco de preferência) é um mínimo.

Salamandras a lenha

O que é uma salamandra a lenha?

As salamandras a lenha, tais como, as de pellets, destinam-se ao aquecimento. São um equipamento que queima lenha sob a forma de troncos, aparas de madeira ou madeira prensada para gerar calor.

Através de uma chaminé ou de um tubo, o calor é distribuído pelo espaço onde se encontra a salamandra.

Este tipo de salamandras oferece a beleza e a sensação autêntica de um fogo verdadeiro em casa.

Salamandras a Lenha

Encontra as melhores salamandras a lenha para um inverno mais confortável, ao melhor preço. Compara, clica e compra em KuantoKusta.pt!

Tipos de salamandras a lenha

  • Radiação: As mais comuns. Estas produzem calor principalmente através da radiação. Isto significa que aquecem os objetos e as pessoas diretamente nas suas proximidades. São ideais para aquecer pequenos espaços;
  • Ar (convecção): Estas distribuem o calor uniformemente por toda a sala por convecção. O ar frio entra na parte inferior, é aquecido ao passar sobre o fogo e sai como ar quente na parte superior;
  • Termo salamandras: Estas têm o mesmo princípio das hidro salamandras a pellets, podendo estar ligadas a um sistema de aquecimento central para aquecer a água de toda a casa. São um tipo de equipamento mais raro no mercado, devido ao seu elevado consumo de lenha.

Como funcionam?

As salamandras a lenha funcionam com troncos de madeira (ou outros derivados) que devem estar secos e limpos.

A lenha é deitada à mão na câmara de combustão do fogão, que dispõe de um sistema de ventilação que permite a circulação do ar para a combustão e a saída do fumo.

As salamandras a lenha não precisam de estar ligados à rede elétrica para funcionar.

Vantagens das salamandras a lenha

  • Sustentabilidade: Queimar podas e troncos secos não é o mesmo que extrair e queimar gás natural. Além disso, as emissões produzidas pela lenha (biomassa) são consideradas neutras porque “não contribuem para o efeito de estufa”.
  • Independência energética: Não dependem de eletricidade ou gás, o que os torna ideais em zonas rurais ou durante falhas de energia.
  • São fáceis de instalar: Embora para manter todas as garantias seja recomendável contratar um especialista, os fogões a lenha são geralmente muito fáceis de instalar e utilizar.
  • Calor autêntico: Nada se compara à sensação de calor e à visão de uma verdadeira fogueira em casa.
  • Durabilidade: Com uma boa manutenção e limpeza, uma salamandra a lenha durará uma vida inteira. As caldeiras, pelo contrário, têm uma vida útil de 10 a 15 anos.

Desvantagens das salamandras a lenha

  • Aquecimento mais concentrado: É um equipamento com um foco de aquecimento mais local. Por exemplo, não deve haver móveis perto (recomendação) e a ventilação deve ser controlada.
  • Pensar na compra de lenha: Ao contrário de pellets, é preciso lembrar-se de comprar lenha, de a transportar para casa e de a armazenar.
  • Espaço para armazenar a lenha: Ao ter de armazenar a lenha, é necessário prever um espaço para a mesma.
  • Manutenção: Resíduos ficam mais potentes após longos períodos de utilização. O facto de ser chama pura, requer uma maior atenção ao próprio revestimento e às paredes devido à sujidade.
  • Cuidado com as crianças. Embora as salamandras a lenha sejam bastante seguras, não deixam de ser um fogo ao alcance de qualquer pessoa que abra a tampa.

Sugestões de compra: salamandras a pellets e a lenha

Salamandras a Pellets

1. Equation Hella

Salamandra Equation a Pellets Hella 7KW
Salamandra Equation a Pellets Hella 7KW

Principais características:

  • Potência: 7 kW
  • Área de Aquecimento: até 70 m²
  • Eficiência/Rendimento: 88%
  • Depósito: 14 Kg
  • Autonomia: até 14h
  • Tipo: Ar quente

A EQUATION Hella é uma opção ideal para aquecer uma sala de estar até 70 m². Graças à sua elevada eficiência de 88%, tem um aquecimento otimizado e controlado.

Por falar em controlo, no seu painel, pode regular a temperatura no modo Eco e o programa semanal para controlar o consumo de energia conforme as necessidades. O tempo máximo de funcionamento pode ir até 17 horas.

Além disso, também é possível ligar um termóstato para controlar a temperatura ambiente. Tendo ainda, um sistema de limpeza automático integrado que facilita a sua limpeza.

Ah! Referir que tem capacidade para 14 kg de Pellets.

Pontos PositivosPontos Negativos
Sistema de LimpezaAquecimento mais indicado para espaços menores
Boa autonomia
Controlos intuitivos

2. Red Pod First Advance 8kW

Salamandra Redpod a Pellets First Advance 8kW
Salamandra Redpod a Pellets First Advance 8kW

Principais características:

  • Potência: 8 kW
  • Área de Aquecimento: 50 a 100 m²
  • Eficiência/Rendimento: 96%
  • Depósito: 15 Kg
  • Autonomia: 22h
  • Tipo: Ar quente

A Red Pod First Advance 8 kW é em aço preto com interior em ferro fundido e vidro autolimpante, tornando a sua manutenção muito fácil.

Recomendado para aquecer divisões até 80 m², possui uma elevada eficiência energética e um rendimento de 96%.

Tem uma autonomia de até 22 horas e inclui um controlo remoto para facilitar o controlo da temperatura. Opcionalmente, pode ser integrado um kit Wi-Fi para o controlar comodamente a partir do telemóvel.

É dos modelos de salamandras a pellets e lenha, mais limpas e ecológicas do mercado, com emissões de CO₂ quase nulas.

Pontos PositivosPontos Negativos
Excelente autonomiaPreço elevado
Ligação via aplicação móvel
Eficiência e rendimento energético

3. Freepoint Wood 10.5 kW

Salamandra Freepoint a Pellets Modo Wood 10.5KW
Salamandra Freepoint a Pellets Modo Wood 10.5KW

Principais características:

  • Potência: 10.5 kW
  • Área de Aquecimento: 50 a 100 m²
  • Eficiência/Rendimento: 89%
  • Depósito: N/A
  • Autonomia: N/A
  • Tipo: Ar Quente

A Salamandra a Pellets Freepoint Wood 10.5 kW, salamandra de alta eficiência (93,70%).

O funcionamento totalmente automático permite calibrar, em relação à temperatura desejada, a introdução de oxigénio para combustão, a frequência de carregamento dos pellets e a velocidade de descarga dos fumos.

Pode controlar e regular o seu funcionamento confortavelmente graças à sua caixa Wifi integrada.

Recomenda-se, para preservar o bom funcionamento do aparelho, uma manutenção diária e uma verificação por um profissional uma vez por ano.

Pontos PositivosPontos Negativos
Integração com WiFiPreço elevado
Painel de Controlo Intuitivo

Salamandras a Lenha

1. Invicta Samara

Salamandra Invicta a Lenha de Ferro Fundido Samara Preto 6KW Ecodesign
Salamandra Invicta a Lenha de Ferro Fundido Samara Preto 6KW Ecodesign

Principais características:

  • Potência: 6 kW
  • Área de Aquecimento: até 70 m²
  • Eficiência/Rendimento: 78%
  • Depósito: N/A
  • Autonomia: 8 horas
  • Tipo: Radiação

A Invicta Samara destaca-se pelo seu atraente estilo clássico. Equipada com uma combustão dupla, combustão prolongada, que pode acomodar troncos de 50 cm e o sistema de vidro limpo, pode aquecer até 70 m².

Além disso, é feita de ferro fundido, o que lhe confere grande durabilidade e poder de aquecimento.

Pontos PositivosPontos Negativos
Ideal para espaços mais pequenosVisualmente pode ser “agressiva” numa divisão menor
Compartimento para guardar lenha
Combustão dupla a “um bom preço”

2. Panadero Onix Ecodesign

Salamandra Panadero de Aço Onix Ecodesign Preto 7KW
Salamandra Panadero de Aço Onix Ecodesign Preto 7KW

Principais características:

  • Potência: 7.1 kW
  • Área de Aquecimento: 100 a 130 m²
  • Eficiência/Rendimento: 77%
  • Depósito: N/A
  • Autonomia: N/A
  • Tipo: Radiação

Com este modelo envidraçado de três lados, tem a garantia de uma visão máxima do fogo a partir de diferentes pontos. A Panadero Onix é perfeita para aquecer divisões entre 100 e 130 m².

Tem um corpo duplo em aço e a lareira interior é revestida com vermiculite. Dispõe também de um sistema de combustão triplo, para uma combustão mais eficaz e mais limpa, e de um sistema de vidro limpo. A sua eficiência é de 77%, com classe energética A.

E ainda beneficia de uma garantia de 5 anos!

Pontos PositivosPontos Negativos
Sistema de combustão triplo, aquecimento mais eficaz e limpoInstalação do tubo de extração de fumos, pode ter de ser bem pensada
Revestimento duplo em aço (+ durável)
Zona de armazenamento de lenha

3. Lacunza Dublin

Salamandra Lacunza a Lenha Dublin 9KW Ecodesign
Salamandra Lacunza a Lenha Dublin 9KW Ecodesign

Principais características:

  • Potência: 9 kW
  • Área de Aquecimento: 50 a 100 m²
  • Eficiência/Rendimento: 78%
  • Depósito: N/A
  • Autonomia: N/A
  • Tipo: Radiação

Com uma entrada de ar exterior, a Lacunza Dublin não consome o oxigénio da divisão. Uma caraterística essencial para as casas com bom isolamento. O seu vidro curvo permite uma visão magnífica do fogo.

Esta salamandra aquece superfícies de 50 a 100 m². Tem um rendimento de 78% e é de classe energética A.

Além de tudo isto, tem um revestimento exterior em ferro fundido e vermiculite de alta densidade: grande potência e durabilidade. O interior também é feito de ferro fundido e vermiculite.

Pontos PositivosPontos Negativos
Potência acima da média do mercadoPreço elevado
Durabilidade e resistência
Clareza da “chama e do fogo”

Perguntas frequentes sobre salamandras

A comparação entre as salamandras a pellets e a lenha leva-nos a falar de um dos pontos-chave para o comprador, o preço.

Uma salamandra a pellets permite poupar mais em relação a outros combustíveis. O investimento inicial será mais elevado do que numa salamandra a lenha, principalmente porque se trata de um sistema muito mais complexo.

Se falarmos do preço final da fatura, a diferença entre uma salamandra a pellets e uma salamandra a lenha é mínima.

No entanto, o segredo está no longo prazo: os sacos de pellets como combustível são muito mais económicos.

A escolha entre salamandras a pellets e a lenha e outros tipos de aquecimento depende das necessidades, valores e preferências.

As salamandras a pellets são ideais para quem procura eficiência e sustentabilidade, enquanto as salamandras a lenha oferecem um ambiente quente e mais tradicional.

A longo prazo, ambas poderão apresentar vantagens mais económicas, relativamente a outros tipos de aquecimentos.

O consumo mensal de pellets dependerá do preço local dos pellets. Em geral, o custo dos pellets pode variar entre 4 e 5 euros por sacos de 15 kg.

O preço da lenha pode variar muito, mas, em média, está entre 100 e 200 euros por metro cúbico. A contar com transporte, tipo de madeira, etc. Caso tenha uma casa com espaço exterior e corte madeiro, óbvio que o preço será mínimo.

Para saber a potência ideal, o melhor é consultar um especialista que instala estes dispositivos, uma vez que nem todas as casas são iguais. Muito depende do tipo de construção, dos materiais utilizados para as janelas, da forma como a casa está isolada, entre outros.

Por outras palavras, não é apenas a temperatura ou a sua potência que é importante, mas também as características da sala ou da casa - que difere de outros sistemas de aquecimento.

Sim. Para instalar uma salamandra é necessário fazer uma abertura numa parede (ou estar localizada perto de uma janela) para passar um tubo com um diâmetro de 80 cm (medida padrão). Logo, ao pensar na instalação é importante escolher um local próximo deste ponto de saída.

Idealmente, esta limpeza deve ser periódica. O ideal é remover as cinzas dos pellets ou da lenha que foram deixados para trás e ter o cuidado de limpar o vidro para ser possível observar o interior e apreciar o efeito chaminé. Para este processo poderá ser preciso um limpa-vidros, luvas e talvez até de uma escova ou de um aspirador de mão.

As salamandras a pellets e a lenha, em aço, em ferro fundido ou em cerâmica, apresentam basicamente o mesmo desempenho em termos de rendimento, de autonomia e de vida útil.

Aliás, as de aço são de boa qualidade e tão resistentes como as de ferro fundido, embora tenham mais tendência para se deformar quando sujeitas a temperaturas extremamente elevadas. Por exemplo, a salamandra de ferro fundido demora mais a aquecer do que a de aço.

Existem, ainda, salamandras com revestimento de pedra-sabão, tijolo-refratário ou cerâmica e pedra que transmitem o calor para o ambiente quase exclusivamente por radiação (a fonte de calor ideal) durante 12 horas ou mais. Estas têm um preço maior, mas fornecem um excelente conforto térmico.

Conclusão: qual escolher?

A escolha entre salamandras a pellets e a lenha depende das necessidades e preferências individuais. Ambas as opções têm as suas próprias vantagens e desvantagens, e cada uma adapta-se a diferentes situações e prioridades.

Em última análise, a escolha dependerá das preferências em termos de eficiência, sustentabilidade, estética e manutenção.

Quem valoriza a eficiência energética e a sustentabilidade, as salamandras a pellets podem ser a escolha ideal. Quem prefere um ambiente acolhedor e rústico, as salamandras a lenha são a escolha mais indicada.

É importante ter em conta as necessidades e circunstâncias específicas antes de tomar uma decisão.

Independentemente da opção escolhida, é importante certificar-se de que cumpre as normas de segurança e de que a instalação é efetuada por um profissional para garantir uma utilização segura e eficiente da sua salamandra.

Seja qual for a sua escolha, desfrute do calor e do conforto que estas salamandras podem proporcionar durante os meses frios do ano.

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários