Independentemente do tipo de mota, quando se vai mudar os pneus, a escolha parece quase infinita, o que pode levar a muitas dúvidas. Existem tantas marcas no mercado, e cada marca tem tantos modelos, que não sabe qual o pneu a escolher. Qual será o melhor? Qual será o melhor para mim? Que tipo? Que preço? Afinal, como escolher pneus para moto?
Neste guia responderemos a algumas das perguntas para que, da próxima vez, saiba como escolher de forma certa e, posteriormente, ter uma performance eficiente no asfalto.
Tabela de Conteúdos
Como escolher pneus para moto: 10 características a ter em conta
1. Tipo de moto
Cada tipo de pneu para moto tem a sua própria especialidade. Por conseguinte, é aconselhável definir a utilização e as condições de utilização da mota para escolher o pneu de mota adequado.
1.1 Desportiva
Os pneus desportivos são concebidos para uma aderência excecional em curva e uma elevada resistência a altas velocidades. Estes pneus são ideais para circuitos e estradas sinuosas. Têm uma construção bi-componente com uma borracha mais dura no centro para maior durabilidade e uma borracha mais macia nos lados para melhor aderência em curvas apertadas. A durabilidade varia geralmente entre 4.000 e 10.000 km.
1.2 Turismo (Touring)
Os pneus de turismo têm pouco a invejar em relação aos pneus desportivos para utilização em estrada. Embora estejam expostos a elevadas exigências em motos potentes, raramente falham. Outra vantagem é o facto de estes pneus de turismo serem frequentemente concebidos para motos pesadas com passageiros e/ou bagagem. Por conseguinte, são geralmente muito duráveis. A sua vida útil situa-se geralmente entre 8.000 km e 10.000 km.
1.3 Trail
Quem prefere explorar quilómetros de estrada ou experimentar estradas de terra e gravilha, os pneus de trail são os mais indicados. Com uma durabilidade que varia entre 8.000 e 15.000 km, são conhecidos pela sua versatilidade e oferecem um equilíbrio entre desempenho e aderência em trilhos e estradas.
1.4 Aventura (Off Road)
Estes pneus foram concebidos para os viciados em adrenalina e os entusiastas do enduro. Oferecem uma aderência excecional em terrenos difíceis, como areia, lama e terra. Os pneus off road têm um piso único com saliências profundas que proporcionam tração em condições de baixa aderência.
1.5 Cidade
Se a condução se limita principalmente à cidade, os pneus citadinos são a melhor escolha. Estes pneus, com o seu perfil estreito e desenho específico do piso, foram concebidos para uma aderência excecional em superfícies molhadas. Podem percorrer entre 4.000 e 14.000 km.
2. Estilo de Condução
O estilo de condução também desempenha um papel importante na escolha dos pneus certos.
Quem tende a conduzir de forma agressiva, pode precisar de pneus com um composto de piso mais macio para melhorar a aderência em curva e a travagem brusca. Por outro lado, quem prefere um estilo de condução mais descontraído e económico, pode optar por pneus com um composto mais duro que ofereça maior durabilidade e menor resistência ao rolamento.
É importante considerar o estilo de condução ao selecionar os pneus para garantir que estes se adequam às necessidades e preferências específicas.
3. Código do pneu
A mota está equipada com um determinado tamanho de jante e a marca aprovou um determinado tamanho de pneu para ela.
Por outras palavras, o modelo que escolher deve estar disponível nesse tamanho. Tanto à frente como atrás. Estes números estão indicados na ficha técnica da moto. Digamos que, por exemplo, este número é 180/55 ZR 17 M/C (73W) TL.
Embora possa parecer um pouco confuso, estes números não são assim tão difíceis de decifrar. Aqui explicamos-lhe.
Neste emaranhado de letras e números, podemos encontrar:
- 180: largura do pneu, medida em milímetros;
- 55: perfil do pneu, é a relação percentual da altura em relação à sua largura;
- ZR: estrutura, neste caso, radial acima de 270km/h;
- 17: diâmetro da jante em polegadas;
- M/C: tipo de pneu, se é para mota ou não. Neste caso, sim;
- 73W: índice de carga e código de velocidade. Suporta até 365 kg por pneu e uma velocidade máxima de 270km/h;
- TL: câmara de ar ou não. Neste caso, não tem câmara de ar.
O índice de carga pode ter várias referências como, por exemplo:
Índice de Carga | Peso |
---|---|
58 | até 236 kg/pneu |
65 | até 290 kg/pneu |
69 | até 325 kg/pneu |
71 | até 375 kg/pneu |
77 | até 412 kg/pneu |
O código de velocidade também por ter várias referências, alguns dos mais populares são:
Código de Velocidade | Velocidade |
---|---|
S | Até 180 km/h |
H | Até 210 km/h |
V | Até 240 km/h |
W | Até 270 km/h |
Antes de comprar pneus novos, é importante verificar as dimensões recomendadas pelo fabricante da mota para garantir um ajuste perfeito.
4. Composição dos pneus
Os pneus são feitos de diferentes compostos de borracha que afetam a sua aderência, durabilidade e desempenho em várias condições.
Por exemplo, os compostos mais macios oferecem uma melhor aderência em superfícies secas e molhadas, mas tendem a desgastar-se mais rapidamente. Por outro lado, os compostos mais duros proporcionam maior durabilidade, mas podem sacrificar alguma aderência em condições de chuva ou frio.
Ao selecionar os pneus, deve-se ter em conta o tipo de clima e de terreno em que conduz, bem como o estilo de condução, para escolher o composto de pneu que melhor se adapta às necessidades.
5. Durabilidade
A vida útil dos pneus pode variar consoante o composto do piso, o desenho do piso e a qualidade de construção. Os pneus com compostos mais duros tendem a durar mais tempo, o que os torna ideais para viagens longas e utilização diária, enquanto os compostos mais macios podem desgastar-se mais rapidamente, mas oferecem melhor aderência e desempenho em curva.
Para além do composto, também é importante prestar atenção aos indicadores de desgaste e seguir uma manutenção adequada para prolongar a vida útil dos pneus, como manter a pressão correta dos pneus e evitar travagens bruscas.
Por fim, referir que, a substituição dos pneus das motos é mais frequente do que nos carros.
Devem ser trocado a cada 4 ou 5 anos, o mais tardar, ou, em qualquer caso, aproximadamente a cada 8.000 a 10.000 quilómetros percorridos.
6. Condições climáticas
Mais um ponto importante em saber como escolher pneus para moto. Os pneus concebidos especificamente para determinadas condições climáticas podem melhorar significativamente o desempenho e a segurança na estrada. Seguem-se alguns exemplos:
Pneus de moto para terrenos secos
Os pneus para terrenos secos dependem exclusivamente do tipo de moto utilizada e, claro, do terreno.
Quem anda na pista ou em competição, nada como os pneus slick, feitos de materiais que melhoram o desempenho do veículo na pista, bem como a vida útil dos pneus. São fabricados com materiais que melhoram o desempenho do veículo em pista, bem como a durabilidade dos pneus. Existem dois tipos:
- Macios: Funcionam melhor a baixas temperaturas e proporcionam uma aderência mais firme.
- Duros: Prolongam a vida do pneu, mas sacrificam o desempenho.
Estes tipos de pneus slick devem ser equipados com aquecedores para permitir a sua utilização em pista a uma temperatura ótima e não devem ser utilizados em estrada em circunstância alguma, sob pena de multa.
Pneus de moto para inverno/chuva
Para este tipo de terreno, deve-se ter em conta, sobretudo, a banda de rodagem, uma vez que é responsável pela evacuação da água e escolher aqueles que aderem mais estreitamente à superfície em que circula.
Além disso, são pneus que se adaptam melhor ao frio do asfalto.
Pneus mistos para motos
Os pneus mistos são fabricados com uma borracha especial que proporciona aderência em piso molhado, é resistente ao calor até 40 °C e ao frio até −20 °C, que os torna uma alternativa aos pneus de inverno/chuva.
Desta forma, os pneus mistos poupam o custo de os mudar duas vezes por ano e têm um menor consumo de combustível do que os pneus de inverno. Além disso, são silenciosos, eliminam os resíduos de água e permitem travar em distâncias curtas.
7. Etiqueta dos Pneus
As etiquetas dos pneus são uma ferramenta útil para o ajudar a compreender e comparar o desempenho de diferentes pneus. Estas etiquetas fornecem informações normalizadas sobre aspetos fundamentais como a eficiência do combustível, a aderência em pavimento molhado e o ruído de rodagem. Segue-se uma breve explicação de cada rótulo:
Eficiência de combustível
Esta etiqueta indica a classificação de eficiência de combustível do pneu, representada por letras de A a E, onde A indica a eficiência mais elevada e E a mais baixa. Um pneu com uma classificação de eficiência de combustível mais elevada pode ajudar a poupar combustível e a reduzir as emissões de CO₂.
Desempenho em piso molhado
Esta etiqueta indica a capacidade de travagem do pneu em piso molhado. Tal como a eficiência do combustível, é classificada de A a E, sendo que A representa a melhor aderência em piso molhado e E a pior. Um pneu com uma classificação elevada de aderência em piso molhado pode oferecer maior segurança quando se conduz em condições de chuva.
Impacto sonoro
Esta etiqueta indica o nível de ruído exterior emitido pelo pneu em decibéis (dB). A classificação do ruído é feita de A a C, onde A tem menor impacto sonoro e o C tem maior impacto. Na etiqueta também consta os decibéis que o pneu produz durante a condução.
No final, saber como escolher pneus para moto passa também por estar atento a este tipo de valores, exatamente para entender se o pneu é ou não eficiente.
8. Marcas e Modelos
Ao considerar as marcas e modelos de pneus para a moto, é importante procurar opções fiáveis e de qualidade que se adaptem às suas necessidades específicas. Aqui estão algumas marcas bem conhecidas e modelos populares que pode querer considerar:
Michelin
É uma das marcas líderes no sector dos pneus, conhecida pela sua inovação e qualidade. Oferece uma vasta gama de modelos para diferentes tipos de motos e condições de condução.
O Michelin Road 6 é ideal para circuitos de estrada e urbanos. É um tipo de pneu que se adapta a qualquer condução diária e citadina.
Pirelli
É outra marca proeminente que fabrica pneus de alto desempenho para motos. Os seus pneus são conhecidos pela sua excelente aderência e durabilidade, especialmente em condições de competição.
O Pirelli Diablo Rosso Corsa IV é perfeito para quem tem uma moto desportiva ou de alto rendimento. Seguro, com a composição certa para viajar em velocidade, é um pneu “quase” obrigatório para quem é fã da condução mais agressiva.
Bridgestone
A Bridgestone é conhecida pela sua tecnologia e desempenho fiável, com pneus para uma variedade de aplicações, desde motos desportivas a motos de turismo e de aventura.
No caso, Bridgestone Battlax Adventure AX41S é então uma opção para motos de turismo e aventura. Com uma eficiência admirável, é o parceiro ideal para uma aventura segura e “selvagem”.
Metzeler
A Metzeler é especializada em pneus para motos de alto desempenho e motos trail, oferecendo uma combinação de aderência, durabilidade e conforto.
O Metzeler MCE Karoo 3 é a escolha ideal para uma boa aventura em terrenos mais vertiginosos e desafiantes.
Além de procurar pelas marcas, pesquise igualmente as opiniões e comentários de outros condutores sobre os pneus que está a considerar. As experiências de outros condutores podem fornecer informações valiosas sobre o desempenho efetivo dos pneus em diferentes condições.
9. Preço
Embora a qualidade e o desempenho sejam importantes, também é necessário ter em conta o seu orçamento. Procure pneus que ofereçam o melhor equilíbrio entre qualidade e preço dentro das suas possibilidades financeiras.
Atualmente, já existem diferentes gamas de preços que se ajustam a diferentes tipos de motos.
10. Consultar um profissional
Saber como escolher pneus para moto também passa por consultar um profissional. Um especialista pode fornecer orientação especializada com base no tipo de mota, no estilo de condução e nas condições de condução que enfrenta.
Pode ajudá-lo a selecionar os pneus adequados às suas necessidades específicas e garantir que são montados corretamente. Por isso, não hesite em procurar aconselhamento profissional para tomar decisões informadas e manter a sua mota nas melhores condições.
Perguntas frequentes sobre pneus de moto
Qual é a diferença entre os pneus radiais e os pneus diagonais?
Os pneus radiais têm camadas de talão dispostas radialmente do centro para fora, o que proporciona maior estabilidade e durabilidade, sendo ideais para motas de alta velocidade e desempenho. Os pneus diagonais têm as camadas do talão dispostas num ângulo diagonal, o que os torna mais flexíveis e adequados para terrenos acidentados e todo-o-terreno.
Como saber quando é altura de substituir os pneus?
Deve-se verificar regularmente o desgaste do piso e os indicadores de desgaste localizados nas ranhuras do pneu. Se a profundidade do piso for inferior ao limite legal ou notar-se irregularidades no desgaste, é altura de substituir os pneus.
Qual é a pressão correta dos pneus?
A pressão dos pneus varia consoante o modelo e as condições de carga. Deve ser consultado o manual da moto ou a etiqueta de pressão dos pneus localizada no quadro da moto para saber qual a pressão dos pneus recomendada pelo fabricante.
Com que frequência devo mudar os pneus?
A vida útil dos pneus da mota varia em função de vários fatores, como o tipo de pneu, o estilo de condução, as condições da estrada e a manutenção adequada.
Geralmente, recomenda-se que os pneus sejam mudados a cada 5.000 a 10.000 km, mas é importante verificar regularmente o desgaste do piso e outros sinais de deterioração para determinar quando é necessária a substituição.
Posso utilizar marcas de pneus diferentes?
Embora seja possível misturar pneus de marcas diferentes numa moto, tal não é recomendado. Cada pneu foi concebido com características específicas que podem afetar o desempenho da moto, incluindo a aderência, a estabilidade e a resposta em curva. Para um melhor desempenho e segurança, recomenda-se a utilização de pneus da mesma marca e modelo.
O que devo fazer para manter os pneus em boas condições?
Para manter os seus pneus em boas condições, é importante efetuar uma manutenção regular, incluindo a verificação da pressão dos pneus, a inspeção visual do desgaste do piso, evitar travagens e acelerações bruscas e evitar sobrecarregar a moto.
Além disso, não guardar a moto num local aberto quando não estiver a ser utilizada, para evitar a deterioração prematura dos pneus.
E agora? Ficou mais fácil saber como escolher pneus para moto?
Com efeito, o mundo das duas rodas tem muito que se lhe diga. Saber como escolher pneus para moto é fundamental para uma maior eficiência em estrada e uma forma de garantir uma condução segura e adaptada aos circuitos seguidos diariamente.
Por outro lado, é um protocolo simples de se seguir, que pode ajudar (a poupar também) na hora da escolha de um determinado pneu.
Dito isto, avançamos para a compra de um pneu?
P.S. Também temos um guia de “Como Escolher Capacetes de Moto”. Dê uma vista de olhos.