Não é nenhuma novidade a proximidade que os portugueses têm com o café.

Por isso nada mais justo do incluir na lista de eletrodomésticos essenciais a ter em casa, a melhor máquina de café para saborear, a qualquer hora do dia, o teu delicioso café. Existe uma infinidade de modelos de máquina de café que, à partida pode deixar-te em dúvida sobre qual é o melhor. Mas calma! Simplificamos para ti e listamos todos os itens que deves considerar antes de comprar a tua máquina de café.

Tabela de Conteúdos

1. Tipos de máquinas de café

Quando chega a hora de escolher uma máquina de café, o leque de modelos e tipos de máquina existentes pode deixar as pessoas confusas.

No entanto, aqui fica uma breve explicação de cada opção para que a escolha recaia sobre aquele que vai ao encontro das tuas necessidades e preferências.

dois tipos de máquinas de café que são bastantes populares: a máquina de café de filtro, que faz o típico café da avó e a máquina de café expresso, que tira o café expresso.

Máquina de café de manípulo

As máquinas de café de manípulo, semelhantes àquelas que vemos em cafés ou nas principais cadeias de cafetarias, podem ser uma boa opção para quem procura uma opção mais económica e versátil, sem prescindir da qualidade de um bom café.

Este tipo de máquina aceita café em pó e algumas funcionam ainda à base de pastilha. Para os mais aventureiros e que adoram criar as suas próprias misturas, a máquina de café moído é a melhor opção!

VantagensDesvantagens
Os modelos de café de manípulo em pastilha reduzem significativamente o trabalho manual associadoEm alguns modelos, é necessário adquirir um moinho à parte para moer o café em grão
O café tirado, dependendo da mistura utilizada, apresenta uma qualidade muito superiorExige algum trabalho manual (implica mais do que inserir uma cápsula e carregar no botão), por isso é adequado a quem gosta deste processo mais artesanal
O café em pó é muito mais em conta do que em cápsulas ou em pastilhaImplica cuidados de limpeza mais elaborados
Permite tirar mais do que um café em simultâneo e explorar outras bebidas mais complexas, tais como cappuccinos ou latte macchiattos graças a acessórios como o de aquecer leite

Máquina com filtro

As máquinas de café com filtro são as mais famosas nos Estados Unidos pois permitem criar doses de café maiores de uma só vez – perfeito para quem bebe muito café ao longo do dia ou para famílias maiores.

Além disso, é uma opção bastante económica pois o café utilizado pode ser em grão ou moído e a própria máquina é geralmente vendida a preços mais baixos do que os restantes modelos.

Para quem gosta de café menos forte, as máquinas com filtro produzem café numa intensidade mais reduzida.

VantagensDesvantagens
Modelo de máquina acessívelO café produzido apresenta uma intensidade mais fraca e, por isso, não deve ser uma opção a considerar para quem gosta de café mais intenso
O café em grão ou moído é mais económicoExige alguns cuidados de limpeza
Produz uma grande quantidade de café de uma só vezConsome energia enquanto está ligada, para manter o café quente

Máquina de cápsulas

As máquinas de cápsulas foram as grandes impulsionadoras da crescente adesão ao café em casa. São práticas, económicas e permitem tomar um expresso ou outra bebida com qualidade e sem sair de casa.

À medida que o tempo passa, surgem cada vez mais modelos para todos os gostos e bolsos. Algumas máquinas passam até a fazer parte da decoração de cozinhas, uma vez que existem em vários formatos, tamanhos e cores.

As mais populares do mercado são as máquinas de café Nespresso. No entanto, não são as únicas opções disponíveis, pois contam com a companhia das máquinas de café Dolce Gusto e as máquinas de café Delta Q.

Graças à grande diversidade de oferta deste mercado, existem modelos e cápsulas muito em conta.

VantagensDesvantagens
Modelo e café acessível (em média, um café de cápsula ronda os 0,30€)Cápsulas de marca oficial podem ser mais caras
Prática, leve e fácil de usar e de limparAlgumas máquinas não aceitam cápsulas de marca branca
Permite criar inúmeras bebidas, até as mais complexas, em poucos segundos, pois a mistura já vem preparada na cápsulaNecessidade de manutenção elevada (ex: descalcificar de 3 em 3 meses) para funcionar corretamente
Opção menos amiga do ambiente, a não ser que se usem cápsulas reutilizáveis

Máquina de café de pastilha

A máquina de café de pastilha funciona de uma forma muito semelhante à máquina de cápsulas. A única diferença é que as cápsulas de café dão lugar às pastilhas. Podem tornar-se uma opção mais amiga do ambiente se se substituir as pastilhas tradicionais pelas biodegradáveis.

A principal desvantagem, comparando com o tipo de máquina anterior, é a redução da versatilidade de bebidas.

Máquina multi-cápsulas

Uma máquina de café multi-cápsulas resulta da combinação dos dois modelos que falamos anteriormente. Como o nome indica, esta máquina aceita diferentes tipos de cápsulas de café (originais e de marca branca) e ainda café em pastilha e moído.

Este modelo é perfeito para quem gosta de experimentar várias marcas, tipos de café e preparações.

VantagensDesvantagens
Altamente versátilPossui vários acessórios para cada tipo de café (entrada para cápsulas, pastilhas, café moído, etc.)
Prática e fácil de usarExige alguns cuidados de limpeza e de manutenção
Opção bastante económica, uma vez que permite aproveitar promoções de caféO investimento inicial da máquina pode ser mais elevado

Cafeteira manual

As cafeteiras manuais não são propriamente uma máquina de café, mas o resultado é igual ou melhor. Esta é a opção que vai garantir aquele aroma a café acabado de fazer.

Existem diversos modelos, desde cafeteiras italianas às francesas, e permitem explorar diferentes tipos de café. São práticas, fáceis de usar, económicas e amigas do ambiente, pois não necessitam de filtros, cápsulas ou outros artigos descartáveis.

VantagensDesvantagens
Máquina e café mais económicosCafé menos intenso e sem espuma
Amiga do ambienteExige lavagens após cada utilização
Duradoura e intemporalTempo de preparação do café mais demorado

2. Pressão bar e o sabor do café

Para quem está à procura de uma máquina de café que prepara as bebidas com um sabor mais intenso, é necessário estar atento à pressão bar para conseguir extrair um sabor que vá ao encontro das exigências.

Uma pressão entre os 9 e os 15 bares é a ideal para criar um creme suave por cima do café. Mas, se preferes sentir um sabor mais intenso, deves optar por uma máquina em que a pressão bar seja superior.

3. Quantos cafés por dia?

Há uma série de pontos que a considerar antes de comprar uma máquina de café e um deles tem haver com o consumo diário.

Por exemplo, para quem não passa o dia sem beber pelo menos um café, um depósito de água pequeno pode ser suficiente, mas para quem pretende tirar vários cafés por dia, o depósito de água terá de ser um pouco maior.

Por outro lado, para quem pretende tirar dois cafés em simultâneo terá de escolher uma máquina de café automática ou manual, pois os modelos a cápsulas ainda não permitem esta opção.

4. Funcionalidades

Analisar as funcionalidades que são essenciais é importante. Para algumas pessoas pode ser relevante se a máquina de café se desligar automaticamente passados alguns minutos de inatividade, se tem a função de paragem automática, se permite programar dosagem de água específica para cada café, entre outras.

5. Usabilidade da máquina de café

A usabilidade de uma máquina de café é um pequeno detalhe que, fará toda a diferença, pois dá a conhecer as mais-valias da máquina. Por exemplo, a utilização de luzes indicadoras LED permite que as indicações sejam facilmente reconhecidas no visor da máquina, ao contrário das luzes fluorescentes ou halogéneas que são de leitura difícil. Ao adquirir uma máquina de café, deve-se estar atento a todos os seus fatores de usabilidade, como por exemplo:

  • Verificar como o manípulo do porta-filtro se encaixa na máquina e observar até onde ele vai até bloquear;
  • Conferir a quantidade de espaço existente entre os bicos da máquina de café e a respetiva bandeja. Assim, conhecerá o espaço disponível para inserir a chávena de café;
  • Verificar se o tabuleiro de aquecimento do copo é mesmo útil ou se não passa apenas de um elemento de decoração desnecessário;
  • Observar a posição dos interruptores e ver se eles apresentam uma leitura fácil e intuitiva;

6. Variedades de bebidas quentes

Para além do café expresso, pretende fazer outros tipos de bebidas na máquina? Graças ao bocal de vapor e a uma grande variedade de cápsulas disponíveis no mercado é possível fazer diversos tipos de cafés e bebidas quentes, como por exemplo, cappuccinos, macchiatos, chocolate quente e chá.

7. Potência

Quanto maior for a potência da máquina de café, mais rapidamente é possível saborear a bebida. Ou seja, uma máquina com potência superior a 1000 watts poderá aquecer a água numa questão de segundos, mas por outro lado, consumirá um pouco mais de energia. Faz as contas e avalia o custo-benefício dos teus cafés!

8. Limpeza e manutenção

Por mais linda e de baixo preço que seja a máquina de café, é necessário verificar qual é o processo de limpeza e a manutenção que esta exige. Existem alguns modelos que acumulam facilmente resíduos e que, para além de influenciar no sabor do café, causam avaria na máquina.

15 sugestões de máquina de café

Agora que exploramos os principais tipos de máquina de café, vamos passar a algumas das máquinas mais procuradas do mercado:

Máquinas de café de manípulo

Para os que adoram o a experiência e todo o processo de preparação manual do café, deixamos 3 sugestões de máquinas de café manual ou de manípulo:

1. Máquina de Café DeLonghi EC685 M

Máquina de Café DeLonghi EC 685 M
Máquina de Café DeLonghi EC 685 M

A DeLonghi EC685 M é uma máquina de café elegante e que oferece o requinte típico do café italiano sem sair de casa. Pode-se preparar bebidas mais complexas, suaves e com espuma graças ao vaporizador de leite ajustável.

Com este sistema é possível, por exemplo, preparar facilmente um cappuccino ou um delicioso caffelatte.

Esta máquina de café automática tem uma pressão de 15 bar e uma tecnologia Thermoblock, que mantém a água à temperatura ideal para preparar qualquer bebida.

Outro ponto a destacar: a bandeja de resíduos de 2 níveis. Esta bandeja recolhe gotas amovível permite tanto usar chávenas mais pequenas ou mais altas (até 12cm).

2. Máquina de Café DeLonghi EC221 CD

Máquina de Café DeLonghi EC 221 CD
Máquina de Café DeLonghi EC 221 CD

Esta máquina manual da DeLonghi tem uma pressão de 15 bar, o que permite tirar expressos com aromas únicos e uma espuma dourada.

Graças ao acessório de vaporização de leite é possível misturar vapor e leite de forma manual para criar espuma com a densidade perfeita.

A máquina de Café DeLonghi EC 221 CD aceita café moído ou pastilhas, por isso, é possível explorar uma série de opções e misturas de café.

Tem um depósito com capacidade para 1 litro de água, sistema self-priming para estar sempre pronta a usar, 2 termóstatos para a água e para o vapor e sistema anti-gota.

3. Máquina de Café Krea ES150

Máquina de Café Krea ES150
Máquina de Café Krea ES150

A máquina de café Krea ES150 tem um filtro para café, mas também aceita café em pastilhas. Destaca-se pelo preço mais baixo neste segmento de mercado, pelo sistema anti-gota e pelo reservatório de água com capacidade de 1,25 litros.

Tem ainda um sistema de Cappuccino e a função de aquecedor de chávenas, para que todas as bebidas se mantenham quentes por mais tempo.

Máquinas de café com filtro

Para os viciados em black coffee, ou café preto/americano, as nossas sugestões de máquinas de café com filtro são as seguintes:

4. Máquina de Café Philips HD 7462

Máquina de Café Philips HD 7462
Máquina de Café Philips HD 7462

Com capacidade para 10 ou 15 chávenas de café (1,2 litros), esta máquina da Philips permite encher as canecas de toda a família com um bom café preto, em poucos segundos.

Este modelo apresenta-se com um design inteligente e compacto, para que não ocupe muito espaço em qualquer cozinha. Tem um indicador inovador do nível da água, um sistema anti-gotas, desativação automática e todas as peças são laváveis na máquina para uma limpeza fácil e rápida.

5. Máquina de café Moulinex FG150813

Máquina de Café Moulinex FG150813
Máquina de Café Moulinex FG150813

A Moulinex FG150813 é uma máquina de café de filtro com uma excelente relação qualidade – preço. Com capacidade para cerca de 6 chávenas de cada vez, oferece o típico café americano numa jarra de vidro compatível com máquina de lavar loiça e micro-ondas.

O painel frontal é em inox, possui um porta filtro amovível e sistema anti-gotas.

Máquinas de café de cápsulas

Para quem não dispensa praticidade no dia-a-dia na hora de tomar o café. Estas são as nossas sugestões de máquinas de café de cápsulas:

6. DeLonghi Nespresso Lattissima

Máquina de Café DeLonghi Nespresso Lattissima
Máquina de Café DeLonghi Nespresso Lattissima

Provavelmente uma das máquinas de café de cápsulas mais bonitas e que combina perfeitamente com a decoração da casa. A Nespresso Lattissima da DeLonghi é compacta e tem o tamanho ideal para caber em qualquer cozinha. Tem um sistema de leite inovador para preparar diversas receitas. Está equipada com um sistema mono-dose que faz com que o leite no reservatório seja utilizado na preparação das bebidas e, assim, evitar o desperdício de leite.

Graças ao sistema de aquecimento rápido, a temperatura ideal para as tuas bebidas é alcançada em apenas 25 segundos. Tudo para não tomar mais tempo do teu dia!

7. Krups Dolce Gusto Infinissima

Máquina de Café Krups Nescafé Dolce Gusto Infinissima
Máquina de Café Krups Nescafé Dolce Gusto Infinissima

A máquina de café de cápsula Infinissima da Dolce Gusto apresenta um design tão característico da marca. É uma máquina elegante, fina e compacta, inspirada no símbolo infinito. Tem um tanque de água de 1,2L preparado para servir inúmeras bebidas – mais de 20 variedades, das mais simples às mais complexas, quentes e frias.

Esta máquina é simples e fácil de usar e de limpar, uma vez que as borras de café permanecem nas cápsulas. Graças ao modo Eco, desliga-se automaticamente após 5 minutos de inatividade. Perfeito para os apreciadores de café mais apressados.

Máquinas de café de pastilha

Das cápsulas para as pastilhas, temos uma sugestão de máquina de café:

8. Máquina SENSEO Original da Philips

Máquina SENSEO Original da Philips
Máquina SENSEO Original da Philips

A SENSEO Original da Philips permite desfrutar ao máximo dos vários aromas dos cafés. Com a vantagem de servir uma ou duas chávenas em simultâneo, ainda é possível escolher manualmente o comprimento do café sem perder a intensidade do mesmo.

A tecnologia de melhoramento do café distribui a água através de 45 furos sobre a pastilha de café para que no fim se obtenha uma camada de creme aveludado. Tudo isto, em poucos segundos.

Máquinas de café multi-cápsulas

Para os que caça-pechinchas, isto é, para quem gosta de aproveitar as promoções do café, as máquinas multi-cápsulas são as ideais. Aqui ficam 3 sugestões:

9. Máquina de Café Camry Multi-Cápsula e Expresso 19 Bares

Máquina de Café Ikohs
Máquina de Café Ikohs

A máquina de café Camry de 19 bares possui um sistema inovador de adaptadores que permitem tomar cafés de qualquer tipo (em cápsula, em pastilha ou até moído) e de qualquer marca (Nespresso, Doce Gusto, etc.).

Graças aos 19 bares de pressão é garantido o máximo sabor e essência de todos os tipos de café. É compacta e, por isso, cabe em qualquer móvel ou bancada de cozinha.

10. Máquina de Café Sogo CAF-SS-5675

Máquina de Café Sogo CAF-SS-5675
Máquina de Café Sogo CAF-SS-5675

Esta máquina de café 3 em 1 chega até nós num formato compacto e pensada para ocupar menos espaço em casa. Tem um depósito de 0,6L e traz 3 adaptadores compatíveis com cápsulas Nespresso, Lavazza e Cataly, café moído e pastilhas.

A máquina de café Sogo CAF SS vem ainda com uma pressão de 19 bar, proteção contra sobre-aquecimento e sobre-pressão para que possas tirar os teus cafés em segurança.

11. Máquina de Café Teka Encastre CLC 835 MC

Máquina de Café Teka Encastre CLC 835 MC
Máquina de Café Teka Encastre CLC 835 MC

A máquina de café multi-cápsulas e café pré-moído da Teka para quem procura uma máquina versátil e de encastre.

Com uma pressão de 19 bares, capacidade para uma chávena e iluminação LED, passa despercebida em qualquer cozinha, uma vez que não ocupa espaço útil – fica inserida num móvel e deixa a bancada livre para outros eletrodomésticas.

É compatível com inúmeros tipos de cápsulas e pastilhas das principais marcas. Tudo isto para que não haja limites na hora de tirar um café (ou um chá).

Cafeteiras manuais

As cafeteiras manuais são ideais para os que adoram acordar e sentir o aroma de café acabado de fazer. Aqui ficam algumas das melhores opções do mercado.

12. Orbegozo Cafeteira Inox

Orbegozo Cafeteira Inox - KFI660
Orbegozo Cafeteira Inox – KFI660

Esta cafeteira da Orbegozo é das mais tradicionais que se pode encontrar no mercado, mas com um design mais contemporâneo. Custa cerca de 11€, tem uma capacidade de produção de café para 6 chávenas e o melhor de tudo: é compatível com fogão a gás, elétrico, placa vitrocerâmica e indução.

13. Cafeteira CHAMBORD

CHAMBORD
Cafeteira Chambord

A Chambord é uma cafeteira manual italiana e, por isso, é muito famosa e querida um pouco por toda a Itália. Permite preparar uma ou seis chávenas de café expresso manualmente, sem perder densidade e aroma.

É uma opção económica desde a compra inicial à sua utilização e até em relação ao café em si. Ocupa pouco espaço e é à prova de inexperientes na cozinha.

14. Cafeteira Manual de Pressão

Cafeteira Manual de Pressão InnovaGoods
Cafeteira Manual de Pressão InnovaGoods

Para quem aprecia um delicioso café com o sabor mais natural e puro possível, a cafeteira manual de pressão é a mais indicada.

Em apenas 30 segundos, consegue-se preparar um (ou quatro) café, graças ao seu sistema de pressão manual. Inclui uma colher misturadora, uma colher prensadora, um funil filtrador e um depósito para os filtros. Tudo para que consiga obter um café com um sabor e aroma autênticos.

15. Cafeteira Manual Turca – BRA

Bra Cafeteira Manual Turca
Bra Cafeteira Manual Turca

A cafeteira manual turca da BRA apresenta-se num design e formato tradicional. Além de garantir que enche a casa com o aroma de café acabado de fazer, permite fazer até 6 chávenas de café.
Tem um depósito de água de 0,323 litros e entrada para café moído. É pequena e, por isso, cabe em qualquer armário.

Resumo

A máquina de café deve ser escolhida mediante as necessidades de cada pessoa.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários