Sendo o barbear algo tão frequente (muitas vezes diário), e a utilização de uma lâmina não muito prático, saber como escolher uma máquina de barbear é fundamental.

São vários os homens que procuram ter cuidado com o aspeto do seu rosto, seja da barba, seja da própria pele.

E querem também utilizar algo que seja cómodo, eficaz e que não provoque tanta irritação na pele quanto as lâminas de barbear.

Aqui entram as máquinas de barbear. Estas são fáceis de usar, têm uma vida útil longa e ajudam a cuidar da pele. É por estes e por outros motivos que estas são cada vez mais procuradas.

Mas qual a melhor máquina de barbear para cada homem?

Esta é uma escolha muito pessoal, mas é importante, para além da marca e do aspeto da própria máquina, escolher uma máquina que realmente se adeque ao tipo e crescimento do pelo de cada homem, e, ainda, à necessidade e frequência de utilização da máquina.

Ao longo deste artigo dá-se a conhecer os diferentes tipos de máquinas, e quais as finalidades de cada um. Além disso, são ainda enumerados os aspetos a ter em conta para escolher uma máquina de barbear.

Por último, são ainda apresentadas as 10 melhores máquinas de barbear tendo em consideração o tipo, preço e outras características apresentadas de seguida.

Tabela de Conteúdos

Como escolher uma máquina de barbear

1. Que tipo de máquina escolher?

Esta é uma das características mais básicas e importantes para escolher bem uma máquina de barbear. Pois, os diferentes tipos de máquina produzem resultados distintos.

Como tal, é importante saber que existem três tipos de máquinas de barbear: aparadores, máquinas de barbear de cabeça rotativa, e máquinas de barbear de cabeça linear.

Cada tipo de máquina tem a sua finalidade e os seus pontos fortes.

Os aparadores, por exemplo, não são indicados para quem quer uma pele sem pelos, totalmente lisa. A máquina de barbear de cabeça rotativa não é a ideal para quem tem pele sensível. A máquina de barbear de cabeça linear não é indicada para o corte de pelo grosso.

Com base nestas diferenças, são agora apresentados os pontos fortes e fracos e as finalidades de cada um dos três tipos de máquinas de barbear.

1.1 Aparadores

Os aparadores, como o próprio nome indica, servem para aparar a barba. Não são os ideais para quem procura uma pele lisa, sem qualquer barba, mas sim para quem pretende aparar algumas pontas, ou estilizar a barba.

Os aparadores são recomendados para uma manutenção da barba mais espaçada no tempo, e são ótimos para pequenos retoques, nomeadamente para acertar as linhas das maçãs do rosto, das patilhas e do pescoço.

São o tipo de máquina de barbear indicado para quem tem uma barba mais comprida.

A grande vantagem deste tipo de máquina de barbear é o facto de virem sempre acompanhadas de vários acessórios de corte. Estes acessórios permitem cortar a barba mais ou menos curta (geralmente entre 0,4 e 20 milímetros), e estilizar a barba de diferentes formas.

Se pretende apenas dar um aspeto mais “polido” ou domado à sua barba de 3 em 3 dias, ou semanalmente, ou então mudar o comprimento da barba com frequência, um aparador é a opção ideal.

Não são, de todo, recomendados para quem procura uma máquina de barbear para um resultado pele lisa, ou para quem tem pele sensível.

Os aparadores têm ainda uma outra vantagem: dependendo dos acessórios, podem ser utilizados também para cortes na cabeça e no resto do corpo.

Aparadores
VantagensDesvantagens
Os acessórios que permitem estilizar a barba de diferentes formasNão permitem um corte “pele lisa”
Ótimos para a definição de linhasNão são suaves para a pele
Ideais para uma manutenção não muito frequente
Dependendo dos acessórios podem ser utilizados em todo o corpo

  1.2 Máquina de barbear de cabeça rotativa

As máquinas de barbear de cabeça rotativa são as máquinas que têm, geralmente, três ou quatro cabeças rotativas.

Estas são as máquinas de barbear ideais para quem quer ter uma pele com aspeto liso, sem barba, mas que não gosta de aparar a barba todos os dias.

São também o tipo de máquina indicado para quem tem uma barba que cresce rápido, em diferentes direções e com pelo grosso.

As máquinas de barbear de cabeça rotativa devem ser utilizadas em movimentos circulares ao longo do rosto. Desta forma o pelo entra nas cabeças rotativas e é cortado dentro destas.

Uma vez que as lâminas estão dentro das cabeças rotativas e não em contacto direto com a pele, não existirão cortes no rosto.

Contudo, e uma vez que estas máquinas devem ser utilizadas em movimentos circulares, é possível que causem alguma irritação às peles mais sensíveis. Nestes casos, aplicar menos pressão ao utilizar a máquina pode ajudar a solucionar esta questão.

As cabeças rotativas são, maior parte das vezes, flexíveis, movendo-se consoante os ângulos do rosto. Desta forma, nenhum pelo é deixado esquecido no rosto.

Máquina de barbear de cabeça rotativa
VantagensDesvantagens
Efeito pele lisaNão permite estilizar a barba, pelo que não é recomendada para quem usa bigode, etc;
Ideais para quem tem pelo grosso, que cresce rápido, ou em diferentes direçõesA sua utilização pode causar irritação em peles bastante sensíveis
Atua bem em pelo mais comprido, pelo que não é necessária uma utilização diária
As cabeças rotativas adaptam-se aos ângulos do rosto

1.3 Máquina de barbear de cabeça linear

Ao contrário das máquinas de barbear de cabeça rotativa, as máquinas de barbear de cabeça linear devem ser utilizadas não em movimentos circulares, mas em movimentos em linha reta.

As máquinas de barbear de cabeça linear permitem também um efeito pele lisa, e são mais suaves para a pele que as máquinas de cabeça rotativa.

Para além disso, permitem cortes com precisão, o que significa que homens com bigode ou homens que pretendam apenas cortar a barba em determinados pontos do rosto devem utilizar este tipo de máquina de barbear.

As máquinas de barbear de cabeça linear conseguem, assim, desempenhar um pouco a função de um aparador, embora devam apenas ser utilizadas em pelos curtos.

Se o objetivo é barbear todos os dias e o pelo da barba não é grosso ou comprido, a máquina de barbear de cabeça linear é a opção ideal.

Máquina de barbear de cabeça linear
VantagensDesvantagens
Efeito pele sensívelNão são indicadas para pelo comprido ou muito grosso
Indicadas para uma utilização diáriaMenos silenciosas que as máquinas de barbear de cabeça rotativa
Permitem cortes com precisão, pelo que podem ser utilizadas por homens com bigode, etc, e para definir algumas linhas

2. Tipo de corte pretendido

Após conhecer os três tipos de máquinas de barbear elétricas que existem no mercado, é agora explicado como se pode escolher uma máquina de barbear para garantir que esta se adequa às necessidades de cada um, começando por definir o tipo de corte pretendido.

Como apresentado, os aparadores são ideais para estilizar e aparar a barba, mas não para dar um aspeto de pele lisa.

Para um look sem barba, o ideal será optar por uma máquina de barbear de cabeça rotativa ou linear.

Para homens com bigode, por exemplo, pode ser útil optar por uma máquina de barbear de cabeça linear pois esta permite um barbear mais preciso e permite também aparar alguns pelos.

Para além disso, embora não tão silenciosa quanto a máquina de cabeça rotativa, a de cabeça linear é muito mais gentil com peles sensíveis.

3. Tipo de utilização: com ou sem cabo

As máquinas de barbear são, geralmente, recarregáveis. Existem algumas máquinas com ligação por cabo à tomada elétrica, mas são cada vez menos.

E este aspeto é também fundamental na escolha de uma máquina de barbear.

As máquinas recarregáveis e, portanto, sem cabo, são mais práticas, convenientes, fáceis de transportar, e podem ser utilizadas praticamente em qualquer lugar. Desde que, obviamente, tenham bateria.

A desvantagem das máquinas de barbear sem cabo, face às que têm cabo, é a de que a bateria acaba por se desgastar ao longo do tempo, o que significa que a sua vida útil vai diminuindo. Com isto diminui, obviamente, o tempo disponível para a utilização.

Se uma máquina de barbear recarregável no início oferecia 1h de autonomia, com uma utilização intensiva, passados alguns meses, é possível que só ofereça 40 minutos.

Para quem pretende utilizar a máquina de barbear em casa e a flexibilidade de a conseguir utilizar em qualquer lado não é um fator valorizado, talvez seja mais vantajoso optar por uma máquina de carregamento com cabo.

Por outro lado, para quem pretende gosta da flexibilidade e comodidade de poder utilizar em qualquer lado, até no chuveiro, por exemplo, um modelo que permite a utilização sem cabo é a escolha certa.

4. Autonomia: o que é suficiente?

Sendo uma máquina de barbear recarregável, é importante analisar a sua autonomia e tempo de carregamento.

Grande parte das máquinas de barbear já oferece, pelo menos, 40 minutos de autonomia. No entanto, para quem procura uma solução versátil, por exemplo cara e corpo, este tempo poderá não ser suficiente.

Desta forma, é importante decidir o tipo de uso que será aplicado à máquina para determinar a autonomia necessária.

DICA: Mais vale jogar pelo seguro e escolher um modelo com autonomia superior. Ou vais arriscar a ficar com a barba por arranjar ou com a depilação no corpo por terminar?

5. Wet & Dry: sim ou não?

A opção Wet & Dry (molhado e seco) é uma característica bastante comum nas máquinas de barbear à venda atualmente.

Embora cortar a barba “a seco” seja rápido e não exija uma limpeza muito exigente das máquinas de barbear, há vários homens que gostam de usar espuma ou gel de barbear, ou até de utilizar a máquina no chuveiro.

Se és um destes homens, a recomendação é óbvia: compra uma máquina de barbear com a opção Wet & Dry.

Esta opção permite a utilização segura da máquina com diversos produtos, e até mesmo debaixo de água, possibilitando que a barba seja cortada comodamente no chuveiro.

DICA: Para quem pretende uma máquina com a opção Wet & Dry para utilizar no chuveiro, recomenda-se a leitura com atenção das recomendações do fabricante para perceber se esta pode, efetivamente, ser utilizada neste local.

6. Limpeza manual ou automática?

Uma limpeza frequente e cuidada é fundamental para preservar a qualidade da máquina de barbear, do seu corte e prolongar a sua vida útil, mas também para cuidar da pele, principalmente das mais sensíveis e propensas a infeções.

O ideal será limpar meticulosamente a máquina após cada utilização. Contudo, isto nem sempre é possível por falta de tempo e em alguns casos de vontade.

A pensar neste problema, alguns modelos de máquinas de barbear contam já com as suas próprias estações de limpeza. Nestes casos, para limpar a máquina basta colocá-la na base e a máquina é limpa e higienizada de forma automática.

Claro que, mesmo com uma estação de limpeza automática, não estamos totalmente isentos de trabalho. É necessário substituir os acessórios de limpeza, nomeadamente o líquido de limpeza.

Contudo, para quem não pretende perder tempo e não quer ter preocupações com o tempo gasto com a limpeza da máquina de barbear, as máquinas com limpeza automática são uma excelente opção.

7. Acessórios incluídos

Os acessórios incluídos são também muito importantes.

Algumas máquinas de barbear são acompanhadas apenas pela escova ou pincel de limpeza. Contudo, embora pareça o suficiente, ter mais acessórios acaba, muitas vezes, por ser mais vantajoso.

A começar pelo lubrificante, que deve sempre ser utilizado para garantir o correto funcionamento da máquina, até às diferentes cabeças de corte, não apenas como suplentes, mas também como de diferentes tipos e tamanhos de corte do pelo.

Para quem valoriza e procura uma máquina completa, com várias funcionalidades e possibilidades de corte, recomenda-se uma análise detalhada aos acessórios incluídos e às funcionalidades dos mesmos.

8. Peças de substituição

Como referenciado anteriormente, algumas máquinas trazem já algumas peças suplentes, nomeadamente cabeças lineares, ou rotativas.

Tendo a máquina uma utilização intensiva, é muito provável que seja necessário substituir algumas peças ao fim de alguns meses, ou anos.

Assim, é importante perceber se as máquinas trazem já algumas peças de substituição.

Um outro fator importante relativo às peças de substituição, quer a máquina traga ou não peças suplentes, é a facilidade com que a marca disponibiliza peças para a chamada venda “avulso”. No fundo pretende-se perceber se será uma boa máquina para manter ao longo do tempo ou se será um dor de cabeça.

9. Garantia

Como com qualquer outro dispositivo, também com as máquinas de barbear é necessário perceber exatamente qual a garantia dada ao equipamento.

Quais as peças cobertas pela garantia e quais as peças consideradas como de desgaste?

As máquinas de barbear serão, à partida, utilizadas de forma intensiva, pelo que podem vir a ter um desgaste rápido. Sendo equipamentos que, por vezes, têm um custo elevado, é importante conhecer a garantia disponibilizada pelo fabricante.

As 10 melhores máquinas de barbear

1. Philips Series 9000 Prestige

Philips Máquina de Barbear Wet&Dry Prestige
Philips Máquina de Barbear Wet&Dry Prestige

A Philips Series 9000 Prestige é considerada uma das melhores máquinas de barbear à venda no mercado, atualmente.

Como o próprio nome indica, esta é versão de topo da Series 9000, e conta com mais tecnologia, materiais mais nobres e é, obviamente, mais cara. Com uma Philips Series 9000 já ficarias bem servido, mas com a versão Prestige ficas ainda mais.

Mas o que é que esta máquina tem de tão espetacular?

Em primeiro lugar, é importante dizer que esta é uma máquina de barbear Philips com cabeça rotativa, ou seja, é eficaz em pelos mais compridos e grossos. E a Series 9000 Prestige garante cortes perfeitos, com efeito pele lisa, em barba de 7 dias.

Os anéis da sua cabeça rotativa estão revestidos por um material que garante o máximo conforto ao deslizar a máquina pelo rosto. E as suas lâminas de precisão NanoTech garantem um corte com total precisão, mesmo rente à pele, pois as suas 72 lâminas multidirecionais a 360º fazem cerca de 150.000 cortes por minuto.

Conta também com um sensor BeardAdapt, sensor este que analisa a densidade da barba e ajusta o corte às necessidades do pelo.

O carregamento é totalmente sem fios. Com a base de carregamento Qi, basta pousar a máquina em cima da base. Esta base pode ser ainda utilizada para carregar o smartphone.

Ao comprar a Philips 9000 Prestige, além da base Qi também se compra um aparador de precisão ideal para a zona do bigode e das patilhas.

Vale a pena comprar a Philips Series 9000 Prestige em vez de uma Series 9000? Para quem pretende um barbear perfeito, sem irritações na pele, descomplicado e sem preocupações, enquanto utiliza materiais premium? Sim, vale.

Philips Series 9000 Prestige
Tipo de máquinaCabeça rotativa
Tipo de utilizaçãoSem cabo
Autonomia60 minutos
Tempo de carregamento3 horas
Wet&DrySim, podendo ser colocada diretamente debaixo de água
AcessóriosAparador de precisão SmartClick
Estojo de viagem
Peças de substituição disponíveisSim
Pontos fortesBase de carregamento sem fios
Recarga rápida (18 minutos)
Materiais de construção
Pontos fracosNão tem estação de limpeza

2. Braun Series 9 Pro

Braun Wet Dry Series 9 Pro
Braun Wet Dry Series 9 Pro

Concorrente direta da Philips Series 9000 Prestige, a Braun Series 9 Pro é também uma das melhores máquinas de barbear.

A grande diferença? Esta última é uma máquina de cabeça de corte linear, ou seja, mais indicada para peles sensíveis.

Curiosamente, embora não tão eficaz em pelos compridos e grossos, a Braun Series 9 Pro também apresenta excelentes resultados no que diz respeito ao corte deste tipo de pelo.

Tudo graças aos seus 5 elementos de corte que trabalham em conjunto para eliminar mais pelo, e mais rente ao rosto, mesmo abaixo de 0,05 mm.

A Braun Series 9 Pro conta com um acessório interessante: uma PowerCase, uma caixa de transporte bastante elegante que serve também como caixa de carregamento sem fios.

Ao contrário da Philips Series 9000 Prestige, a Braun Series 9 Pro pode também ser adquirida com uma estação de limpeza, a SmartCare, que garante uma higienização da máquina e lubrificação das lâminas, para além de servir de posto de carregamento.

A cabeça de corte linear da Braun Series 9 Pro é “apenas” flexível a um 40º, mas o suficiente para garantir um efeito pele lisa em apenas uma passagem.

A bateria recarregável tem uma autonomia de 60 minutos, e, se ficar sem bateria quando ainda não tiver acabado de se barbear, pode utilizar a funcionalidade de recarga rápida e em 5 minutos a máquina carrega o suficiente para terminar de se barbear.

Braun Series 9 Pro
Tipo de máquinaCabeça linear
Tipo de utilizaçãoSem cabo
Autonomia60 minutos
Tempo de carregamento50 minutos
Wet&DrySim, podendo ser colocada diretamente debaixo de água
Acessórios
(Dependendo da versão)
PowerCase
Estação de limpeza SmartCare
Peças de substituição disponíveisSim
Pontos fortesAdaptação flexível a 360º
Tecnologia AutoSense
Recarga rápida
Acessórios
Pontos fracos

3. Braun Series 7

Braun S7 7500
Braun S7 7500

A Braun Series 7 tem uma cabeça flexível a 360º, ideal para se adaptar a todas as curvas do rosto e não deixar qualquer pelo por cortar, principalmente nas zonas mais difíceis como o queixo ou o pescoço.

Esta máquina conta, ainda, com a tecnologia AutoSense, uma tecnologia que analisa a densidade da barba e adapta automaticamente a forma de cortar a barba, com o objetivo de conseguir uma pele lisa com apenas uma passagem.

Dependendo da versão escolhida, é possível adquirir diferentes acessórios para a Braun Series 7, tais como o aparador de barba, o aparador de precisão, o aparador para barba curta, e o aparador corporal.

Devido ao sistema EasyClick, com apenas um click é possível alternar facilmente entre cabeças de corte.

Com estes acessórios, é possível estilizar a barba de diferentes formas, e, principalmente, aparar a barba em diferentes comprimentos, nomeadamente entre 0,25 e 7 mm.

Utilizando estes acessórios, esta máquina pode ser utilizada como uma máquina de barbear, ou como um aparador.

Um outro acessório que pode ser adquirido com esta máquina é a escova de limpeza. Uma escova não para limpeza da máquina, mas sim para massagem do rosto e para limpeza dos poros.

Também dependendo da versão escolhida, é possível adquirir uma estação de limpeza com as funcionalidades de limpeza, carregamento e lubrificação das lâminas.

A Braun Series 7 é completamente resistente à água, o que significa que, para além de ser possível utilizar espuma ou gel de barbear, esta máquina pode ser utilizada no chuveiro e pode ser colocada diretamente debaixo de água para que seja lavada no final de barbear.

Braun Series 7
Tipo de máquinaCabeça linear
Aparador (dependendo dos acessórios)
Tipo de utilizaçãoSem cabo
Autonomia60 minutos
Tempo de carregamento50 minutos
Wet&DrySim, podendo ser colocada diretamente debaixo de água
Acessórios
(Dependendo da versão)
Estação de limpeza SmartCare
Base de carregamento
Aparador de barba
Aparador de precisão
Aparador para barba curta
Aparador corporal
Escova de limpeza do rosto
Estojo para viagem
Peças de substituição disponíveisSim
Pontos fortesAdaptação flexível a 360º
Tecnologia AutoSense
Recarga rápida
Acessórios
Pontos fracosLimpeza manual difícil

4. Panasonic Arc5 (ES-LV95-S)

Panasonic Maquina Barbear Wet Dry
Panasonic Maquina Barbear Wet Dry

A máquina de barbear premium da Panasonic oferece um elevado desempenho e é o grande concorrente da Braun no que diz respeito a máquinas de cabeça de corte linear.

Esta máquina também analisa a densidade da barba para melhor se ajustar às necessidades do pelo, e conta com a cabeça Multi-Flex que desliza suavemente por todos os ângulos do rosto.

As 5 lâminas que compõem a cabeça desta máquina movem-se a 30º para que seja possível cortar mais pelo, e mais junto à pele.

A Panasonic Arc5 conta com uma estação de limpeza automática que limpa, seca, e carrega a máquina de barbear e ainda um aparador de precisão para bigode e patilhas.

Devido ao seu elevado desempenho, a máquina de barbear Panasonic Arc5 na versão ES-LV95-S é, sem dúvida, um modelo a considerar.

Panasonic Arc5 (ES-LV95-S)
Tipo de máquinaCabeça linear
Tipo de utilizaçãoSem cabo
Autonomia45 minutos
Tempo de carregamento60 minutos
Wet&DrySim
AcessóriosEstação de limpeza
Peças de substituição disponíveisSim
Pontos fortesEstação de limpeza
Aparador de precisão
Pontos fracosCabeça grande que requer alguma adaptação

5. Braun Series 3 ProSkin

Braun Series 3 ProSkin
Braun Series 3 ProSkin

A Braun Series 3 ProSkin foi criada para ser uma máquina de barbear prática. Exemplo disso é a superfície da própria máquina, feita parcialmente em borracha, para que seja fácil segurar na máquina mesmo debaixo de água.

É uma máquina extremamente confortável de usar, mesmo no banho, construída para durar, ou não fosse de um fabricante alemão.

Os três elementos de corte desta máquina movem-se de forma independente, garantindo uma melhor adaptação aos contornos do rosto e um barbear mais rente.

Embora não conte com muitos acessórios, conta com um aparador de precisão de bigode e patilhas, e pode ser limpa utilizando a estação Clean&Charge da Braun.

Braun Series 3 ProSkin
Tipo de máquinaCabeça linear
Tipo de utilizaçãoSem cabo
Autonomia45 minutos
Tempo de carregamento60 minutos
Wet&DrySim
AcessóriosAparador de precisão
Peças de substituição disponíveisSim
Pontos fortesConforto
Utilização Wet&Dry
Pontos fracosBaixo desempenho em pelo grosso

6. Philips OneBlade Face + Body

Philips OneBlade Pro Face + Body
Philips OneBlade Pro Face + Body

Tudo em um é o que caracteriza esta máquina de barbear Philips. É esta a frase que melhor descreve a Philips OneBlade, especialmente se estivermos a falar da versão rosto e corpo (Face + Body).

Esta é uma das melhores máquinas de barbear porque permite fazer três coisas bastante distintas:

  • aparar a barba em diferentes comprimentos graças aos seus três pentes de 1, 3, ou 5 mm;
  • aparar com precisão o bigode ou as patilhas, por exemplo;
  • cortar a barba, embora não ao ponto de atingir uma pele totalmente lisa.

Quando se trata da versão rosto e corpo, esta máquina conta ainda com um pente protetor da pele, desenhado para ser utilizado em zonas sensíveis, e um pente corporal de 3 mm para que seja possível aparar o pelo em qualquer direção.

Este aparador ganha um lugar na nossa lista de melhores máquinas de barbear devido à sua versatilidade e elevado desempenho. E ainda é totalmente resistente à água.

É uma ótima máquina de barbear para usar quando em viagem, pois para além de pequena, as suas lâminas são facilmente substituíveis. 

Philips OneBlade Face + Body
Tipo de máquinaAparador
Tipo de utilizaçãoSem cabo
Autonomia45 minutos
Tempo de carregamento60 minutos
Wet&DrySim
Acessórios
(dependendo da versão)
pentes com diferentes medidas de corte
Peças de substituição disponíveisSim
Pontos fortesVersatilidade
Lâminas facilmente substituíveis
Pontos fracosBaixo desempenho em pelo grosso
Não permite o efeito pele lisa

7. Braun Series 5

Braun Series 5
Braun Series 5

Mais uma máquina de barbear Braun a ser incluída na nossa lista, isto porque a Series 5 é uma máquina simples que permite um bom desempenho e não é muito cara.

Esta é uma máquina de barbear que garante uma pele sem pelos, fácil de utilizar e limpar, que não irrita a pele, e que não é cara. Obviamente que o seu desempenho não vai ser igual a de uma Series 9.

Além disso, a Series 5 tem algo em comum com a Series 7 (dependendo da versão), isto porque são vários os acessórios disponíveis, tais como: o aparador de barba, o aparador de precisão, o aparador para barba curta, o aparador corporal e a escova de limpeza do corpo.

O seu sistema EasyClean permite que a máquina seja limpa sem que seja necessário remover a cabeça de corte (que, como em todas as Braun, é linear). Contudo, esta máquina também está preparada para ser higienizada numa estação de limpeza.

Tal como nas restantes Braun, também na Series 5 as lâminas movem-se para melhor se adaptarem aos contornos do rosto, garantindo uma pele lisa mesmo nos pontos mais difíceis.

Braun Series 5
Tipo de máquinaCabeça linear
Aparador (dependendo dos acessórios)
Tipo de utilizaçãoSem cabo
Autonomia50 minutos
Tempo de carregamento60 minutos
Wet&DrySim, podendo ser colocada diretamente debaixo de água
Acessórios
(Dependendo da versão)
Estação de limpeza SmartCare
Base de carregamento
Aparador de barba
Aparador de precisão
Aparador para barba curta
Aparador corporal
Escova de limpeza do rosto
Estojo para viagem
Peças de substituição disponíveisSim
Pontos fortesRecarga rápida
Acessórios
Relação preço/qualidade
Pontos fracosRuidosa

8. Remington F5

Remington F5 Style
Remington F5 Style

Para quem procura uma máquina de cabeça de corte linear com um bom desempenho e uma excelente relação preço /qualidade, a Remington F5 é uma boa opção.

Esta máquina conta com um pequeno aparador na parte de trás, ideal para os cortes que requerem bastante precisão, nomeadamente as patilhas, ou para cortar aqueles pelos mais longos antes da utilização da cabeça de corte linear.

Tem, ainda, um indicador LED que mostra, de forma clara, qual a percentagem de bateria disponível, para evitar que alguma vez fique sem bateria a meio de um corte.

Existindo nas versões com ou sem cabo, a bateria recarregável da Remington F5 tem uma autonomia de 60 minutos.

Embora a sua cabeça possa ser colocada debaixo de água para uma limpeza mais simples e prática, esta máquina não é à prova de água, ou seja, não pode ser utilizada no chuveiro, nem pode ser utilizada com géis e espumas de barbear.

Remington F5
Tipo de máquinaCabeça linear
Tipo de utilizaçãoCom cabo
Sem cabo
Autonomia60 minutos
Tempo de carregamento50 minutos
Wet/DryNão
AcessóriosN/A
Peças de substituição disponíveisSim
Pontos fortesÓtima relação qualidade/preço
Aparador de precisão
Pontos fracosDurabilidade dos materiais
Não é resistente à água

9. Philips Series 3000

Philips Máquina de Barbear Wet&Dry S3133
Philips Máquina de Barbear Wet&Dry S3133

A Philips Series 3133 é uma máquina básica, mas que faz o seu trabalho. É confortável de utilizar, corta bem o pelo devido às suas cabeças que giram em 4 direções, mesmo o mais comprido, e não é cara.

Este modelo é a escolha ideal para quem pretende uma máquina de barbear de cabeça rotativa, mas não quer gastar muito dinheiro.

Philips Series 3133
Tipo de máquinaCabeça rotativa
Tipo de utilizaçãoCom cabo
Sem cabo
Autonomia60 minutos
Tempo de carregamentoNA
Wet/DryNão
AcessóriosAparador de precisão
Peças de substituição disponíveisSim
Pontos fortesÓtima relação qualidade/preço
Aparador de precisão
Pontos fracosNão é resistente à água

10. Andis T-Outliner

Andis T-Outliner Máquina de Corte
Andis T-Outliner Máquina de Corte

A Andis T-Outliner não é muito conhecida na generalidade do mercado português, mas é uma ótima máquina para utilização profissional.

É um aparador ideal para estilizar a sua barba. Apara, corta com precisão, e é ótima para realizar um “fade” (quando o pelo fica com o aspeto progressivamente mais curto).

Esta máquina de barbear pode ser utilizada na barba, ou no cabelo.

Andis T-Outliner
Tipo de máquinaAparador
Tipo de utilizaçãoCom cabo
Sem cabo
AutonomiaNA
Tempo de carregamentoNA
Wet&DryNão
AcessóriosNA
Peças de substituição disponíveisSim
Pontos fortesDesempenho profissional
Ideal para utilização a seco e com precisão em pelos grossos
Pontos fracosNão existência de acessórios

Que máquina de barbear devo comprar?

A resposta é: depende!

Como foi explicado ao longo do artigo, é necessário decidir o tipo de solução que se procura: uma máquina de barbear, um aparador ou um 2 em 1 (máquina de barbear e aparador).

Após isso estar definido, é necessário olhar para uma série de especificações, tais como: tipo de corte pretendido, orçamento, tipo de pele, autonomia, qualidade, etc.

Olhando a estas características faz-se uma pesquisa dos modelos, realizam-se comparações e escolhe-se o modelo que melhor atende às necessidades dentro do orçamento disponível.

O mais importante na escolha da máquina de barbear é determinar o tipo de uso e as necessidades a que esta vai dar resposta. A partir desse momento só é necessário realizar uma pesquisa e comparar.

Bons cortes!

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários