As impressoras tal como os computadores portáteis são dispositivos que ao longo dos anos tornaram-se cada vez mais necessários, não apenas para espaços de trabalho, como também em muitas casas.

Para isso, muito contou a evolução da tecnologia de impressão. Os recursos das impressoras mudaram e a maioria consegue realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sem perder rendimento ou qualidade.

Com efeito, e face à vasta oferta de mercado, escolher uma impressora pode tornar-se numa tarefa difícil. Portanto, é necessário ter em consideração várias características.

Assim, e nesta linha de pensamento, segue em baixo um guia com os principais pontos para escolher a impressora certa.

Tabela de Conteúdos

Quais são os vários tipos de impressoras existentes?

Um dos pontos a considerar é o tipo de impressora face à sua função.

Além do sistema de impressão específico, é também possível distinguir as impressoras pela sua função.

Impressora multifunções Epson Workforce WF-7710DWF
Epson Workforce WF-7710DWF

Impressoras multifunções

As impressoras multifunções são ideais para pessoas cujo volume de trabalho exige digitalização ou fax, as impressoras multifunções são ideais para trabalhar. Quer seja em casa ou no escritório, este tipo de solução é essencialmente um “all-in-one”, como quem diz, um faz tudo.

De entre alguns pontos fortes deste tipo de impressora encontram-se a relação qualidade/preço face aos serviço que os equipamentos deste tipo oferecem e ainda o seu formato que, por norma, é compacto.

Além destes pontos, o facto de utilizarem ainda tecnologia wi-fi, permite ainda uma maior variedade de funções num só dispositivo.

Referir por último que o sistema de impressão tanto pode ser tinta como laser.

HP Envy Photo 6230 All-in-One - K7G25B
HP Envy Photo 6230

Impressoras para fotografia

Se objetivo é imprimir fotografias, nada como uma impressora fotográfica dedicada (de função única). Embora não possuam a flexibilidade das multifunções, a qualidade das impressões normalmente é melhor, com mais qualidade e detalhe.

impressora standard HP LaserJet Pro MFP M15A
HP LaserJet Pro MFP M15A

Impressoras Standard

Estas são impressoras que imprimem qualquer formato. Dedicadas a uma só função, possibilitam ainda impressão frente e verso.

Impressora HP Sprocket 200 Mobile Lunar Pearl
HP Sprocket 200 Mobile Lunar Pearl

Impressoras Instantâneas

Permitem imprimir rapidamente fotografias, muitas vezes a partir de qualquer smartphone.

A origem deste sistema é a tecnologia Polaroid que permite uma impressão logo após a tirar uma foto. Para tal basta apenas fazer a conexão entre o smartphone e a impressora e imprimir.

impressora portátil Canon Pixma TR150
Canon Pixma TR150

Impressoras Portáteis

Com todas as funcionalidades de uma impressora comum, a sua grande vantagem é a conexão wi-fi. Basta enviar o documento para a fila de trabalho e esperar a impressão. No fundo, são impressoras hibridas: instantâneas e multifunções.

Sistemas de impressão

Saber escolher uma impressora não tem de ser uma tarefa complicada. Se for ao encontro do que pretendemos a escolha fica muito mais facilitada.

Assim, o primeiro ponto a ter em conta é qual o tipo de sistema de impressão mais apropriado face à frequência de utilização que se irá dar ao equipamento. No mercado existem predominantemente dois tipos: sistema de impressão a tinta e sistema de impressão a laser. Ambos os sistemas apresentam características próprias.

Sistema de Impressão a tinta (Inkjet)

As impressoras a tinta geralmente são ideais para utilização doméstica. Face às suas características, são uma excelente opção para trabalhos em casa. A impressão dos trabalhos de casa dos filhos, relatórios, algumas cartas ou apenas alguns documentos, são ótimos exemplos para retirar o máximo partido deste tipo de impressora.

Ao nível da durabilidade, apresentam um rendimento médio de 150 a 250 folhas a cores e preto/branco. No entanto, tudo isso depende do tipo de volume de trabalho, da marca e modelo do dispositivo.

A grande vantagem deste tipo de impressora é o facto de permitirem utilizar tinteiros de marca branca. Estes são mais baratos que os originais, são excelentes para o uso diário uma vez que, não baixam o desempenho e são ótimos na relação, preço/qualidade.

Sistema de Impressão a laser

Este tipo de impressora utiliza a tecnologia laser para replicar e materializar os documentos.

As impressoras a laser são mais rápidas e eficientes do que as impressoras a tinta e geralmente são recomendadas para quem exige muita impressão e não deseja gastar tanto dinheiro em consumíveis.

Normalmente são mais caras mas acabam por ser um equipamento económico no que a tinteiros diz respeito pois não têm necessidade de troca tão frequente.

Contudo, apesar de terem este tipo de sistema de impressão, também possibilitam a utilização de tinteiros e baterias de marca branca.

Compatibilidade

Antes de escolher uma impressora, é necessário verificar se o sistema do dispositivo é compatível com o sistema operacional que se utiliza no trabalho ou em casa. Windows, Linux ou iOS, podem ter necessidades específicas.

Tipo de utilização

É necessário ter bem definido que tipo de impressora se pretende. É preciso ter em mente qual será o uso da impressora, ou seja, se será para uso doméstico, ou se é para um escritório profissional.

Neste ponto, a questão do sistema de impressão é fundamental para a escolha. Uma vez que cada sistema é indicado para determinada utilização. Das funções pretendidas, dependerá também a escolha da marca ou do modelo.

Custo dos recursos consumíveis

Tinteiros, recargas de papel, troca de baterias… tudo isto tem custos e que diferem dependendo do modelo.

Felizmente, existem soluções low-cost e que permitem ter tinteiros recarregáveis, baterias compatíveis e diferentes tipos de papel a preços mais acessíveis. Este tipo de consumíveis recarregáveis são uma excelente ajuda para poupar a médio/longo prazo na utilização da impressora.

Formato e tamanho

Embora seja um aspeto mais subjetivo, é importante considerar o local onde a impressora estará e o espaço disponível para a sua instalação.

Apesar do formato mais comum ser o compacto, e as impressões serem maioritariamente do tamanho A4, é necessário ter em conta o espaço e o local onde o equipamento estará instalado caso seja necessária uma impressora que suporte dimensões maiores do que o habitual.

Características técnicas

Ao nível técnico também é necessário ter em conta certos fatores, principalmente quando a escolha é um determinado tipo de impressora. Por exemplo, a resolução e a cor são essenciais para as impressoras fotográficas e Plotter (quanto maior for a resolução, maior é a qualidade da impressão).

Por outro lado a rapidez é essencial para as impressoras POS; e a conetividade wi-fi é importante em impressoras multifunções.

Resumo

Com efeito, escolher uma impressora não tem de ser uma tarefa muito difícil.

Primeiro, é preciso definir o que se precisa e fazer uma pesquisa exaustiva. De seguida, comparar os prós e contras de cada modelo e por último, definir qual o orçamento disponível para a compra.

Por outro lado, nada disto é válido, se a compra não for de encontro às necessidades identificadas. Até pode ser um bom negócio, uma impressora de ótima qualidade, mas se não conseguir dar resposta às necessidades será desapropriada.

Por isso, o melhor é fazer uma compra consciente e adequada ao volume de trabalho diário.

David Afonso
Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários