Nas casas de banho (sim, nas casas de banho) encontram-se cada vez mais dispositivos carregados de novas tecnologias. Desde secadores de cabelo e alisadores de cabelo a… escovas de dentes inteligentes. Neste último caso, não há dúvida que as escovas de dentes elétricas tornam-se cada vez mais populares e que muitas pessoas começam a olhar de maneira diferente para a sua utilização.

     
Escovas de Dentes Elétricas

Compara, clica e compra em KuantoKusta.pt.

Nesse sentido, para quem está na dúvida sobre este pequeno milagre da saúde oral, este guia desmistifica todo o seu conceito.

Tabela de Conteúdos:

Como escolher a escova de dentes elétrica ideal?

Para escolher uma escova de dentes elétrica é necessário ter alguns aspetos em atenção. E quais são?

1. Tipos de escovas de dentes elétricas

Na categoria das escovas de dentes elétricas existem dois tipos, conforme a tecnologia utilizada: as escovas rotativas e as escovas sónicas. A principal diferença está na forma como produzem o movimento.

Escovas de dentes elétricas rotativas

Os modelos rotativos são acionados por um motor, que gera milhares de movimentos por minuto (entre 5.000 e 9.000 movimentos aproximadamente). A única preocupação é mover a escova por todos os dentes, para conseguir uma limpeza totalmente eficaz e sem esforço.

     
Escovas de Dentes Elétricas Rotativas

Compara, clica e compra em KuantoKusta.pt.

Escovas de dentes elétricas sónicas

Neste caso, além da ação convencional dos filamentos, estes modelos conseguem gerar ondas de pressão como resultado da mistura de saliva, água e pasta de dentes. Além disso, os motores destas escovas conseguem gerar entre 30.000 e 60.000 movimentos por minuto.

     
Escovas de Dentes Elétricas Sónicas

Compara, clica e compra em KuantoKusta.pt.

Entre os dois tipos de escovas de dentes elétricas não há uma melhor que outra. As escovas rotativas são mais eficazes na remoção da placa. No entanto, as escovas sónicas geram uma ação de limpeza indireta através dos fluidos mais amplos.

A combinação de tecnologia de escovas e cabeças de escovas dependerá do objetivo principal da higiene oral.

2. Tipos de cabeças

Tipos de Cabeça
Tipos de Cabeça para Escovas de Dentes Elétricas

Falando no termo das cabeças das escovas, este também é um ponto a ter em conta. Dependendo do fabricante, é possível encontrar cabeças com diferentes propósitos.

Dentro dos modelos de cada marca, existem diferentes aspetos a considerar para escolher o ideal para cada caso.

     
Recargas para Escovas de Dentes Elétrica

Compara, clica e compra em KuantoKusta.pt.

Forma

Embora as mais comuns sejam arredondadas, existem também cabeças alongadas. As arredondadas podem atingir áreas mais complicadas, enquanto as alongadas são mais semelhantes às cabeças das escovas de dentes convencionais.

Tipo de filamento

Independentemente da sua distribuição, existem cabeças com filamentos mais duros ou mais macios. Estes últimos são ideais para quem tem gengivas mais sensíveis.

Movimento

Para uma melhor limpeza, recomenda-se a utilização de uma cabeça de escova que execute diferentes movimentos, tanto oscilantes como rotativos, que vai resultar em melhores resultados e higiene.

Dizer ainda que, tal como nas escovas manuais, as cabeças das escovas também se deterioram com o tempo. Portanto, é necessário mudar as cabeças das escovas pontualmente.

A maioria dos fabricantes recomenda a mudança das cabeças a cada três meses.

3. Autonomia

As escovas de dentes elétricas podem funcionar a pilhas ou com bateria recarregável. Sendo recarregáveis, têm a vantagem de ser poder ser ligadas à tomada. As que têm pilhas, nunca esquecer de ter em casa reservas!

4. Modos de Escovagem

Dependendo dos modelos de escova de dentes elétrica, é possível escolher diferentes modos de utilização. Alguns gerais e outros mais específicos para a limpeza das gengivas, branqueamento dos dentes ou limpeza da língua.

Depois há extras sob a forma de visores ou luzes LED para diferentes utilizações.

5. Funções inteligentes

Atualmente é possível encontrar modelos que incluem tecnologias mais avançadas e que disponibilizam funções inteligentes.

Sensor de Pressão

Esta função deteta se a escovagem é demasiado agressiva e se danifica as gengivas. O aviso pode ser dado por vibração, redução automática da velocidade do motor, sinal de luz, ou até mesmo todos combinados.

Temporizador

Os especialistas recomendam um tempo de escovagem de 2 minutos, e é por isso que encontramos modelos que incorporam um temporizador para informar que a escovagem terminou. No entanto, há modelos que também avisam para mudar a zona de escovagem a cada 30 segundos, para seja a mais completa possível.

Detetor de Posição

As escovas de dentes elétricas mais avançadas podem incorporar um detetor de posição, que identifica as zonas já escovadas. Esta informação é importante para não deixar nenhum dente para trás.

Conetividade

Com a necessidade de interligação de dispositivos, existem escovas que também têm Bluetooth. Isto permite sincronizar a escova de dentes com o telemóvel através de uma aplicação, a partir da qual é possível controlar os hábitos de higiene oral.

Vantagens das escovas de dentes elétricas

É interessante saber que os modelos elétricos foram concebidos para melhorar a higiene oral e a ter dentes mais saudáveis e brancos.

A alta velocidade com que os filamentos se movem, permite várias passagens sobre a mesma área em muito menos tempo, o que significa que a limpeza será muito mais eficiente.

Conveniência

O utilizador só precisa de se preocupar com a passagem por todas as zonas para garantir uma limpeza adequada. Adicionalmente, a escova de dentes elétrica permite alcançar mais facilmente todos os cantos da boca.

Escovagem mais eficaz

A limpeza é mais completa devido à alta velocidade com que os filamentos se movem. As escovas de dentes elétricas são mais eficazes na remoção da placa bacteriana e da sujidade e simultaneamente ajudam a manter a cor dos dentes original.

Evita cáries e danos nas gengivas

O movimento suave, mas rápido dos filamentos não danifica o esmalte dos dentes e protege de possíveis cáries. Além disso, algumas escovas de dentes elétricas estão equipadas com sensores de pressão que evitam possíveis danos às gengivas.

Funções inteligentes

Algumas conseguem controlar o tempo de escovagem, se foi feita uma correta escovagem de toda a dentição, controlar a pressão e até mesmo mostrar os resultados através duma aplicação (não é ótimo para quem procura complementos para uma smart home?).

Eficazes contra a placa bacteriana

Com uma escova de dentes manual é mais difícil chegar a certas áreas da boca, ainda assim é possível que fiquem “detritos” para trás.

Os movimentos feitos pelas escovas de dentes elétricas favorecem a remoção da placa, pois permitem alcançar mais facilmente a parte de trás dos dentes, ou até mesmo espaços entre dentes.

Facilita a higiene na ortodontia

Escovar os dentes com aparelho nem sempre é uma tarefa fácil. Os modelos elétricos são novamente mais eficazes, especialmente os que oferecem movimentos oscilantes e rotativos.

Pronto para escolher uma escova de dentes elétrica?

Atualmente existem muitos modelos de escovas de dentes elétricas com uma grande quantidade de funcionalidades. As principais características a ter em conta são o tipo de escova de dentes elétrica e o tipo de cabeças que utiliza. No entanto, o mais importante é as necessidades que o utilizador tem.

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários