Assim que chega o bom tempo, nada como juntar a família e amigos no jardim e usufruir do bom tempo ao ar livre. Para isso, um churrasco é sempre bem-vindo!

Contudo, existem sempre necessidades prévias. Como, por exemplo, procurar saber mais sobre características e tipos de barbecues e churrasqueiras disponíveis. Sim, porque saber como escolher um barbecue ou churrasqueira é fundamental para um churrasco para mais tarde recordar.

Por isso, para ajudar a “construir” uma zona de churrasco de eleição, segue um guia com todas as informações necessárias para tornar estes momentos passados com quem mais se gosta ainda mais saborosos. Um guia com modelos, pormenores e vantagens, para escolher o melhor barbecue ou churrasqueira e que este se adapte ao estilo de vida e casa.

Tabela de Conteúdos

Barbecue e churrasqueira quais as principais diferenças entre si?

Ainda que não pareça, esta é uma questão bastante pertinente e que causa muitas dúvidas entre quem procura comprar um destes equipamentos. Logo, saber como escolher um barbecue ou churrasqueira, passa primeiro por saber as diferenças entre ambos os conceitos.

O que é um barbecue?

Um barbecue não requer a reserva de um espaço permanente num jardim para poder desfrutar de um delicioso churrasco, embora necessite de um espaço para ser guardado tanto no inverno como quando não está a ser utilizado. Por outras palavras, são a escolha perfeita para espaços menores, isto porque, ocupam muito menos área útil de um jardim que as tradicionais churrasqueiras.

Além disso, trazem consigo mobilidade e comodidade. Dois fatores que são essenciais para uma compra adaptada às necessidades encontradas. Por outro lado, os barbecues oferecem maiores possibilidades de acendimento que a churrasqueira, podendo optar por acendimento elétrico, a gás ou a carvão.

Principais vantagens:

  • Armazenamento. Escolha perfeita para espaços pequenos, podendo ser guardados depois da sua utilização.
  • Modo de ignição. É possível optar por acendimento elétrico, a gás ou a carvão.
  • Potência. No caso de um barbecue a elétrico ou a gás, é possível aumentar a potência para acelerar o processo de churrasco.
  • Tipos de materiais e modelos. Consoante o modo de ignição, é possível encontrar modelos com dimensões ou acessórios mais adaptados às reais necessidades lá de casa.

Principais desvantagens:

  • Dependendo do tipo de material, caso estejam arrumados num espaço exterior, podem-se deteriorar.
  • Custos modos de ignição. Seja elétrico ou até mesmo a gás, tem sempre um custo maior que carvão ou lenha. Isto porque são combustíveis que implicam um custo direto nas contas de casa (elétrico). Quanto ao gás, existe sempre a necessidade de comprar uma botija de gás.
  • A cada utilização a sua limpeza é exigida para que no próximo churrasco não existam misturas de sabor.

O que é uma churrasqueira?

Uma churrasqueira apresenta uma estrutura fixa. As mais tradicionais são construídas em pedra ou tijolo. Estas churrasqueiras, por norma, vêm prontas a montar, podem ser pintadas ou personalizadas, e também oferecem elementos modulares (mesa, grelha, lareira, etc.) para completar uma autêntica cozinha de exterior.

Para que o churrasco acompanhe o estilo de decoração do exterior, existem ainda os mais tradicionais designs em tijolo refratário ou pedra natural, e também modelos e formas de design mais moderno, em betão aerado.

Escusado será dizer que, ocupam bastante mais espaço que os barbecues. A churrasqueira tradicional é a melhor escolha para usufruir dos tradicionais churrascos, pois tem como combustível a lenha e o carvão.

Principais vantagens:

  • Por serem construídos em cimento, tijolo refratário ou pedra, são construções sólidas, estáveis ​​e mais duráveis.
  • Proteção climatérica. Duram mais com o tempo e suportam muito bem as intempéries, por isso não é necessário protegê-los ou cobri-los com tampas.
  • Manutenção. Não é necessária manutenção regular e são fáceis de limpar.
  • Custos modos de ignição. Os combustíveis utilizados para cozinhar são a lenha ou o carvão, são fáceis de encontrar e têm preços baixos.
  • Personalização. Construídas e adaptadas ao gosto do utilizador.

Principais desvantagens:

  • Instalação. A sua montagem inicial é mais elevada e requer pessoal especializado para uma correta construção.
  • Custo de aquisição. Economicamente, é mais caro do que outros tipos de equipamentos de churrascos.
  • Espaço de Churrasco. Por ser uma construção, por norma maior, requer e precisa de mais espaço.
  • Localização. A localização é um aspeto fundamental, isto porque, depois de montado não pode ser desmontado ou movido.

Com efeito, tal como referido em cima, saber como escolher um barbecue ou churrasqueira, parte muito da noção de cada conceito. Logo, após estra breve explicação fica claro ser necessário ter em conta o espaço disponível no jardim, assim como o modelo, os materiais e o tipo de combustível que melhor se adapta às necessidades de utilização.

De seguida, seguem os diferentes barbecues e churrasqueiras existentes no mercado.

Tipos de Churrasqueiras e Barbecues existentes

Sim, além de serem conceitos diferentes, também existem diferentes modelos em ambos os conceitos. Da clássica churrasqueira a carvão ao barbecue a gás, em baixo vão ser apresentadas as diferenças entre cada um.

Tipos de Barbecues (Por modo de ignição)

Barbecues a gás

Este tipo de barbecues funcionam com uma botija de gás propano/butano. São equipamentos que aceleram o processo de churrasco e são bastante intuitivos. Isto porque, basta pressionar um botão para ligar e deixar o churrasco no ponto.

No fundo, o seu uso é semelhante ao de um fogão a gás, pois possuem botões para regular a intensidade da chama conforme a necessidade de cada receita. A sua principal vantagem é que atingem uma temperatura mais elevada do que os barbecues a carvão/lenha e permitem cozinhar pratos mais elaborados.

Em suma, uma verdadeira cozinha ao ar livre, onde conseguirá preparar as receitas mais tradicionais e saborosas.

Barbecues a carvão

O barbecue a carvão é o mais popular e preferido pela maioria que opta por este estilo de equipamento. Os motivos são o sabor intenso que conferem às carnes, peixes e vegetais.

Além disso, são ideais ao nível dos acessórios. Por norma, trazem uma prateleira para colocar os pratos e marinadas perto da superfície de cozimento e, ganchos que permitem ter utensílios de fácil alcance e limita o manuseio próximo ao fogo.

É possível encontrar modelos para diferentes capacidades.

Barbecues elétricos

A churrasqueira elétrica é a mais fácil de usar. Pequena e leve, vem equipada com alças para facilitar o transporte. Pode ser modular, equipado com pés para o exterior ou colocado sobre a mesa a meio dos convidados, que irão grelhar a comida ao seu gosto, para maior convívio.

Com funções de grelha e plancha, basta ligá-lo para começar a cozinhar. É necessário um simples pré-aquecimento de alguns minutos.

Por outro lado, convém terem um cabo grande o suficiente para ligar à toma e não perturbar o convívio dos presentes com fios pelo caminho.

Tipos de Churrasqueiras

Churrasqueira a carvão e lenha (Por modo de ignição)

Trata-se da churrasqueira tradicional. Combinando os dois combustíveis, tem a vantagem de poder utilizar o carvão para um acendimento rápido e a lenha para alimentar as brasas. A melhor opção para usufruir dos tradicionais churrascos.

Churrasqueira Modulares

Em função do espaço disponível é possível criar a própria churrasqueira por módulos. Estes podem incluir:

  • Bancada. Estruturas em cimento ou ladrilho refratário (à prova de fogo). Algumas incluem lava-louça.
  • Grelha. Utensílio de ferro em forma de grelha que se coloca sobre as brasas para cozinhar os alimentos.
  • Prateleiras. Estantes para acrescentar à estrutura.
  • Fogões. Parte coberta, com tampa, para assar os alimentos.
  • Gavetas. Auxiliares para guardar pinças, talheres, pratos, etc.

Acessórios indispensáveis para o momento do churrasco

Se saber como escolher um barbecue ou churrasqueira é importante, escolher utensílios necessários para o churrasco também o é.

Com efeito, chegou a hora de escolher os acessórios essenciais para acompanhar o momento. Os utensílios que melhoram os desempenhos e a funcionalidade do próprio mestre don churrasco.

Como, por exemplo, acessórios para o momento do churrasco (garfos, facas, espetos, tábuas, etc.); limpeza (pá para recolher as cinzas, espátula, etc.); e manutenção (capas protetoras, etc.). Em baixo, estão listados os mais importantes.

  • Pinças, grelha, tábua e espetos. Permitem manusear os alimentos de forma correta e a uma distância segura. São 4 itens essenciais, no sentido da segurança.
  • Facas e garfos. As facas que estão na cozinha podem ser suficientes, embora muitas pessoas gostem de ter um conjunto exclusivo para o churrasco (para desossar, de serra, entre outras.). Já os garfos, são normalmente utilizados para firmar os alimentos assados do churrasco em alguma superfície durante o corte.
  • Bacia e travessa. Dois acessórios essenciais. A bacia para deixar as marinadas e as carnes a repousar antes de entrarem no fogo. A travessa, para receber a comida e ser disposta na mesa.
  • Avental. Parece óbvio, mas não é nada em que habitualmente seja logo pensado, ainda mais se for um churrasco em casa onde está sempre à mão.
  • Principalmente para quem utiliza a churrasqueira como forno, serão necessárias luvas resistentes.
  • Escova e pá para recolher as cinzas. Essenciais para limpar a churrasqueira e remover facilmente vestígios de cinzas ou alimentos queimados.
  • Capas protetoras. Estas servem para proteger o equipamento (caso o barbecue fique no espaço exterior) nos meses chuvosos de inverno para evitar a corrosão do material.

Com efeito, chegou o momento de apresentar as melhores soluções destes dois tipos de equipamentos e, por fim, ajudar concretamente na equação, “como escolher um barbecue ou churrasqueira?”.

Preparar o melhor churrasco de sempre nunca foi tão fácil! Descobre no Kuantokusta a todos os acessórios de churrasco que precisas.

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1100 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

Barbecues e Churrasqueiras: 10 sugestões de compra

1. Churrasqueira “Liz”

Churrasqueira Liz
Churrasqueira Liz

Principais características:

  • Estilo: Tradicional
  • Medidas: 195 cm x  78 cm x 58 cm
  • Material: Tijolo refratário e betão
  • Modo de Ignição: Carvão
  • Número de pessoas: 4

A churrasqueira Liz é uma churrasqueira tradicional com um preço excelente, face ao que pode oferecer ao momento do churrasco.

São dois módulos extremamente uteis e dimensões generosas que são ideais para uma aventura pelo mundo dos grelhados.

Com o carvão como combustível, é uma estrutura com Tijolo refratário amarelo e betão. Uma solução perfeita e duradoura para um churrasco a 4.

2. Churrasqueira niza com bancada

Churrasqueira de Tijolos e Betão Borba
Churrasqueira de Tijolos e Betão Borba

Principais características:

  • Estilo: Tradicional
  • Medidas: 190 cm x 46 cm x 91 cm
  • Material: Tijolo refratário e betão
  • Modo de Ignição: Madeira e carvão
  • Número de pessoas: 4

Outra escolha bastante competente no que toca a uma churrasqueira tradicional é a churrasqueira niza com bancada incluída.

É uma estrutura equipada para reservar ainda mais alimentos e preparada para ainda mais atividade à volta do churrasco.

Um modelo bastante compacto, ideal para um jardim menor.

3. Churrasqueira Plan 0 carvão

Churrasqueira Moderna Plan Carvão
Churrasqueira Moderna Plan Carvão

Principais características:

  • Estilo: Moderno
  • Medidas: 95 cm x 60 cm x 47 cm
  • Material: Betão
  • Modo de Ignição: Carvão
  • Número de pessoas: 5

A churrasqueira Plan o carvão tem um estilo moderno que não apresenta chaminé e tem um design mais contemporâneo.

É um equipamento/estrutura que se destaca exatamente pela sua capacidade e instalação Uma solução simples, com um preço “justo” e preparada para proporcionar momentos inesquecíveis.

Por outras palavras, das churrasqueiras mais competentes deste guia de como escolher um barbecue ou churrasqueira.

4. Churrasqueira Plan 0 Max

Churrasqueira Plan 0 Max
Churrasqueira Plan 0 Max

Principais características:

  • Estilo: Moderno
  • Medidas: 185 cm x 60 cm x 47 cm
  • Material: Betão
  • Modo de Ignição: Carvão
  • Número de pessoas: 5

Moderna, mas com um toque que não engana o tradicional. A churrasqueira Tuozi Plan o Max é uma opção robusta, com uma estrutura preparada para aguentar muitos e bons anos.

A sua grande vantagem são as dimensões compactas para a sua altura. Para o modelo, é um excelente reforço para qualquer jardim.

De fácil instalação, oferece a capacidade de um churrasco até 5 pessoas.

5. Churrasqueira Sines XL

Churrasqueira Tradicional Sines XL Plus
Churrasqueira Tradicional Sines XL Plus

Principais caracteristicas:

  • Estilo: Tradicional
  • Medidas: 200 cm x 138 cm x 58 cm
  • Material: Tijolo e betão refratário
  • Modo de Ignição: Madeira e Carvão
  • Número de pessoas: 6

Esta Churrasqueira a Carvão e Madeira com Grelhador Movelar é ideal para especialistas e iniciantes.

Composta por três espaços de arrumação e uma fornalha, este modelo é um nível acima das restantes apresentadas neste guia de como escolher um barbecue ou churrasqueira.

Na fornalha, é possível cozinhar a comida na grelha enquanto nos outros espaços podem repousar alimentos ou outros acessórios necessários para o churrasco.

Por outras palavras, para quem gosta de estruturas modulares a condizer com o seu jardim, esta é a escolha perfeita para impressionar família e amigos (no churrasco, claro!).

6. Barbecue Trolley D47cm

Barbecue a Carvão Trolley D47CM
Barbecue a Carvão Trolley D47CM

Principais características:

  • Estilo: Trolley
  • Medidas: 88 cm x 48 cm x 43,5 cm
  • Material: Aço
  • Modo de Ignição: Carvão Vegetal
  • Número de pessoas: 6

O Barbecue a carvão Trolley D47CM é ideal para confecionar refeições até 6 pessoas. De fácil limpeza e manutenção. Além disso, traz consigo duas rodas que ajudam a instalar o churrasco em qualquer lado do jardim!

Melhor que tudo isto? Só o seu preço. Uma solução ideal para quem quer começar os seus primeiros passos nos grelhados.

7. Barbecue Naterial Centaurus Beta

Naterial Barbecue a Carvão Centaurus Beta
Naterial Barbecue a Carvão Centaurus Beta

Principais características:

  • Estilo: Carro
  • Medidas: 108 cm x 68 cm x 56 cm
  • Material: Aço esmaltado
  • Modo de Ignição: Carvão Vegetal
  • Número de pessoas: 6 a 8

O Barbecue a carvão Naterial Centaurus Beta é o elemento ideal para desfrutar do melhor churrasco ao ar livre com um grande número de amigos ou família. Isto porque é recomendado para 8 pessoas.

Com duas grelhas, tampa para ajudar a cozinhar, rodas para facilitar o transporte, é outro excelente equipamento presente neste guia de como escolher um barbecue ou churrasqueira.

Ah… além destes pontos, graças ao seu termómetro integrado é possível saber a qualquer momento a temperatura em que a comida se encontra. Sem dúvida, uma ajuda ninguém fazer queixas!

8. FLAMA 40006FL Mastergrill

 

Flama 40006FL Mastergrill
Flama 40006FL Mastergrill

Principais características:

  • Estilo: Grelhador
  • Medidas: 31 cm
  • Material: Aço
  • Modo de Ignição: Elétrico (Carvão)
  • Número de pessoas: até 6 pessoas

O grelhador FLAMA 40006FL (elétrico) destaca-se pelo facto de utilizar carvão e ter uma reduzida emissão de fumos. Com um sistema de ventilação regulável, conta ainda com um recipiente para o carvão e uma grelha em aço, ideal para diferentes alimentos e resultados.

Dos 310 mm de diâmetro da superfície de confeção, destaque para a área central onde a temperatura é mais elevada e ideal para grelhados rápidos e texturas crocantes.

9. Campingaz Grelhador 2 Series Classic Lx

Campingaz Grelhador 2 Series Classic Lx
Campingaz Grelhador 2 Series Classic Lx

Principais características:

  • Estilo: Carro
  • Medidas: 108,5 cm x 44 cm x 60 cm
  • Material: Aço esmaltado
  • Modo de Ignição: Gás (Butano)
  • Número de pessoas: até 10 pessoas

O Grelhador Classic Series 2 da Campingaz oferece tudo aquilo que é necessário para uma cozinha de alta performance ao ar livre.

Este grelhador a gás (butano) inclui queimadores robustos em aço inoxidável (são 2), uma grande superfície para cozinhar e mesas laterais dobráveis.

Vem ainda com uma tampa para proteger das condições meteorológicas, termómetro integrado e é possível armazenar de forma compacta.

Sem dúvida, uma excelente opção para quem prefere um fogão cá fora.

10. Campingaz Grelhador a Gás Xpert 200 LS Rocky

Campingaz Grelhador a Gás Xpert 200 LS Plus Rocky
Campingaz Grelhador a Gás Xpert 200 LS Plus Rocky

Principais características:

  • Estilo: Carro
  • Medidas: 98,8 cm x 50 cm x 54,5 cm
  • Material: Aço esmaltado
  • Modo de Ignição: Gás (GPL)
  • Número de pessoas: até 10 pessoas

O Grelhador a Gás Xpert 200 LS Plus Rocky da Campingaz complementa qualquer jardim na perfeição ou até mesmo uma viagem de campismo.

Desfrutando de um esquema inteligente de cores, o Xpert 200 é um grelhador a gás moderno que apresenta queimadores em aço inoxidável e está forjado em aço e alumínio cromado. Com capacidade para 14 pessoas, tem como destaque, duas mesas de metal em ambos os lados.

Além disso, é fácil de transportar, compacto e tem as qualidades certas para ser o próximo aliado dos churrascos lá em casa.

A escolha ficou mais fácil?

Com efeito, para resumir, seja a escolha uma churrasqueira ou barbecue, o fundamental é respeitar sempre 4 critérios. Eles são:

  1. A área dedicada ao churrasco. Noção do espaço onde este pode acontecer. Seja uma churrasqueira tradicional ou um barbecue móvel, o importante é enquadrar-se no espaço envolvente.
  2. Tipo de combustível. Como quem diz o modo de ignição. Seja a gás, eletricidade, carvão ou até mesmo lenha, o ideal é adequar ao mais fácil de adquirir.
  3. Materiais. Ferro, pedra, tijolo ou betão oferecem maior resistência ao calor. O aço inoxidável, por outro lado, resiste bem à oxidação.
  4. Acessórios. Tal como referido em cima, os acessórios são importantes para cozinhar, limpeza e manutenção.

Churrasqueira tradicional ou barbecue, para 5 ou 10 pessoas, tipo de combustível… Seja qual for a combinação dos critérios de seleção, tudo dependerá sempre dos requisitos, desejos e necessidades identificadas.

Assim, o melhor de saber como escolher um barbecue ou churrasqueira é mesmo quais os pontos a serem revistos para uma compra acertada e que, potencie o mestre do churrasco no interior!

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários