O olfato é um dos sentidos mais apurados para o nosso subconsciente que é capaz de evocar sentimentos tanto de aversão, como de bem estar.

Para quem procura soluções que tornem a casa um pouco mais agradável, os aromas, difusores e velas podem ser ótimo aliados para transformar a casa quando corretamente escolhidos e utilizados.

De forma a ajudar na decisão das fragrâncias e perceber quais os melhores aromas para cada situação, seguem-se algumas sugestões para a melhor utilização dos aromas e ainda sugestões de marcas portuguesas que trabalham com aromas naturais.

Como escolher os melhores ambientadores para influenciar o estado de espírito?

Quem nunca chegou a casa de um familiar ou amigo e reparou no cheiro agradável da sua casa? Os cheiros ficam na memória durante muitos anos, não só pelo que recordamos deles, mas pelo que nos fazem sentir!

Porquê? Os aromas, quando inalados estão diretamente ligados emoções, ao humor, à memória e aos nossos padrões de comportamento.

Tudo o que nos ajuda a levantar o espírito é bem vindo! Ainda mais nos dias que correm, por passarmos a maior parte dos dias em casa, é uma boa altura para começar a dar importância a escolher os aromas que nos rodeiam.

É especialmente fácil encontrar memórias rebuscadas que nos transportam até à casa dos nossos avós, tios, pais ou amigos, e que nos relembram uma sensação de conforto ou bem estar.

E se conseguirmos transmitir essas boas sensações em nossa casa, para nós e para quem nos visita?

Fragrâncias para o ambiente como difusores e velas são um bom começo quando o objetivo é aromatizar a casa.

Aromas para todas as divisões

Cada divisão deve ter a sua fragrância, esta é regra essencial.

Se damos usos distintos a cada divisão, queremos associar uma determinada zona da casa a um estado de espírito, seja ele descanso, concentração ou atividade. Desta forma, reunimos algumas dicas para ajudar a utilizar corretamente cada tipo de fragrância.

1. A sala, cantinho multi-funções

Começando pela zona mais versátil, aqui podemos ter qualquer cheiro que mais nos agrade. Se, como é o caso de muitos portugueses, a sala é escritório, zona de aulas e zona de convívio, os aromas florais são um bom amigo aliado para um ambiente tranquilo e com boa disposição.

2. A cozinha, caos aromático

A cozinha é provavelmente a zona da casa com maior mistura de cheiros, queremos algo que corte esses cheiros, mas que não seja demasiado intenso.

Os aromas cítricos são aconselhados para esta divisão. Por outro lado, aromas doces intensificam os cheiros da comida por isso devem ser evitados!

3. O quarto, zona zen

Esta divisão é chave, é onde passamos a maior parte de tempo. É nela que recuperamos o desgaste do dia anterior, e ganhamos energia para encarar mais um dia com energia!

O que se procura é uma zona de tranquilidade, onde possamos não só dormir, mas relaxar. Como tal, o aroma sugerido é a lavanda. Outro aroma usado para esta função é o lótus branco, pois é conhecido por apaziguar os sentidos. Camomila e jasmim também são aromas relaxantes.

4. O quarto de banho, simplifica

Keep it simple, é o lema.

Aqui não há que complicar, aromas frescos, que relembrem o oceano ou o linho fresco, nesta divisão ficam sempre bem. Também não é que seja necessário algo muito relaxante, ou estimulante, para esta divisão servir o seu propósito básico em condições.

No caso de nos queremos mimar com um banho mais demorado, o cenário muda, e podemos recorrer a uma vela aromática mais relaxante como capim-limão, jasmim, camomila e rosa, são eficazes no alívio do stress.

Dica extra: Quais são os aromas mais estimulantes?

Nesta fase em que a casa passou a ser o escritório, ou será o escritório a casa? Em todo o caso, se quisermos fomentar a concentração e trabalho numa determinada divisão, a canela e a hortelã são um ótimo conselho.

Estes dois aromas ajudam-nos a estar mais alerta e por isso mais concentrados, são perfeitos aromas para o escritório.

Aromas portugueses para a casa? Com certeza!

Desde sempre os produtos portugueses são reconhecidos como sendo de qualidade excecional. Por isso, quando procuramos soluções para aromatizar devemos considerar algumas marcas portuguesas que tem inúmeras variedades de aromas.

Para além as sugestões referidas em cima, existem muitas marcas de renome nesta categoria. Marcas como CastelbelClaus PortoArtesanaAromas com Arte, são parte da nossa história, e têm anos de experiência na fabricação de aromas.

Conclusão

Os aromas têm um impacto inegável, e muitas vezes de forma inconsciente, nas nossas vidas. Neste artigo apresentamos algumas alternativas que poderão ajudar a melhorar os vários espaços da casa , criando assim ambientes mais aconchegantes ou relaxantes através dos cheiros. Desde difusores a velas, apostando sempre em cheiros suaves.

Agora sim, vamos apostar numa casa cheia de boas sensações!

Carlota Sousa
Autor

Lisboeta de coração e portuense de alma. Apaixonada por viajar, está sempre em busca dos cantinhos recônditos por Portugal e pelo mundo fora, na companhia de amigos, livros, e claro, da sua cadela. Surfista de ondas pequenas, adora o mar mas não diz que não ao rio. A cereja no topo do bolo, acompanhar tudo isto com os deleites da gastronomia local!

Comentários