O Outono chegou e com ele vieram os dias mais frescos e com menos luz, por isso adaptar a casa de forma a deixá-la mais confortável e acolhedora é essencial.

Desta forma, aqui ficam algumas dicas para preparar a casa para os dias de Outono.

 

organizar a casa
Fonte: Freepik

1. Organizar e arrumar

A mudança de estação requer roupas mais quentes, mantas no sofá, casacos de meia estação e até o uso de lençóis ou cobertas de cama adequadas às mudanças de temperatura noturna. Por isso, uma das dicas para preparar a casa para os dias de Outono é: organizar e arrumar!

É essencial organizar as roupas dos miúdos e graúdos, para tal deve-se definir o que deve ser colocado em caixas para arrumar, o que deve ser dado e ainda o que já não está em boas condições e por isso deve ser dispensado.

Para quem tem dificuldade em dispensar objetos e acumula muita coisa, o ideal é deixar coisas que realmente servem em termos de tamanho, o que é utilizado e o que realmente fica bem, descartando tudo resto.

No caso de famílias com crianças este pode ser também um bom momento para arrumar brinquedos e deixar apenas aqueles que efetivamente são utilizados.

Quanto a sapatos e sapatilhas, estes devem ser higienizados antes de serem guardados, para tal deve arejar e serem limpos com uma escova ou pano para sapatos.

Por último, todas as peças a guardar para o ano seguinte devem ser armazenadas com os respetivos cuidados de forma a não se danificarem. No caso de tecidos delicados e peças habitualmente utilizadas em eventos, podem ser guardadas em porta-fatos.

2. Usar as cores da época na decoração

A chegada do Outono pede sempre cores mais quentes e aconchegantes como tons vermelhos, castanhos, laranjas, cobres ou até mesmo verdes mais escuros como o azeitona.

Uma boa maneira de transformar a casa, dando destaque a estes tons, é optar por elementos decorativos e peças de têxtil-lar com as tonalidades certas. Desta forma, é possível remodelar algumas peças decorativas sem comprometer o conforto do lar.

3. Utilizar elementos naturais para decorar

Algumas pessoas adoram flores e chegam mesmo a utilizá-las como decoração da casa durante a Primavera e o Verão.

Com a chegada desta estação a decoração pode passar por ramos de árvores com folhas e até espigas de trigo secas para criar arranjos que podem ser colocados no hall de entrada ou na mesa de centro da sala.

aromas para a casa
Fonte: Freepik

4. Luzes para criar um ambiente mais confortável

Outra das dicas para preparar a casa para os dias de Outono passa pela correta iluminação da casa, sobretudo de zonas como a sala de jantar/estar e do quarto.

Optar por iluminar estas zonas da casa com candeeiros de pé e escolher lâmpadas com tons mais amarelados ajudam o ambiente a ficar mais aconchegante e confortável.

5. Tapeçaria quente para a mudança de estação

Se durante o Verão os tapetes mais pesados andaram escondidos e dão lugar a zonas com tapeçaria mais fina, com a chegada do Outono é hora de começar a utilizar novamente.

No caso de tecidos quentes, como o veludo, lã, camurça, chenilha e tweed estes conseguem proporcionar um toque intimista. Além disso, padrões como o axadrezado escocês ou os adamascados que são capazes de criar um ambiente muito mais aconchegante.

6. Almofadas e mantas para criar espaços de descanso

Uma das dicas para preparar a casa para os dias de Outono passa por adquirir elementos têxteis como: mantas e almofadas.

As mantas são práticas, encontram-se disponíveis em diferentes cores e texturas e têm o enorme poder de tornar qualquer espaço da casa mais aconchegante. Podem ser expostas em cima dos sofás ou poltronas, estendidas aos pés da cama ou ainda colocadas dentro de um cesto de verga.

Estas são ótimas para aquecer e podem ser usadas no sofá enquanto se vê um filme, ou lê um bom livro.

Por outro lado, se as mantas são sinónimo de aconchego, as almofadas são de conforto! Para quem já tem algumas almofadas, é possível usar as mesmas trocando apenas as suas capas exteriores.

Desta forma, estas podem ter cores e padrões que se enquadram melhor na estação.

7. Apostar em aromas para a casa

Uma forma simples de trazer o Outono para dentro de casa é utilizando velas aromáticas como baunilha, maçã e canela ou qualquer outro aroma. Do hall de entrada a casa de banho, não há espaço que fique sem um toque outonal.

As velas podem ser colocadas pela casa dentro de lanternas, castiçais o até mesmo dentro de recipientes de vidro.

Para quem prefere outras soluções existem também difusores de aromas, incenso ou humidificadores.

8. Varandas e espaços exteriores

Apesar dos dias serem mais frios no Outono, o sol continua a aparecer. Isto significa que, o aproveitamento das varandas e dos jardins, com alguns ajustes, ainda se torna possível e agradável.

Adequar um espaço exterior a esta época do ano é tão simples como colocar um tapete de sisal ou manta de retalhos no chão, decorar as cadeiras e poltronas com almofadas e mantas, ligar um aquecedor ou instalar uma salamandra de exterior para momentos memoráveis.

9. Crie novos hábitos

Com a chegada do Outono, dias mais húmidos e frios e que escurecem mais cedo, as semanas podem parecer mais cansativas. Por isso, deve-se aproveitar para tirar algum tempo para se cuidar e mimar.

O ideal é aproveitar a casa para transformá-la num espaço de relaxamento onde a casa de banho se transforma num verdeiro spa para descontrair.

10. Mais tempo em casa, pratos mais aconchegantes

Com a chegada do outono os dias começam a ser mais frios e por isso esta torna-se a altura ideal para dedicar mais tempo na cozinha e claro, cozinhar comida mais aconchegante como caldos, massas ou até fondue acompanhados de um bom vinho.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários