Como decorar a casa para o Outono: 10 ideias simples e práticas de decoração

Os dias de sol estão cada vez mais curto e o ar mais fresco, as janelas já ficam menos abertas e pelas camas já há cobertores e edredons… chegou o Outono! É necessário preparar a casa para enfrentar os meses mais frios do ano e para te inspirar, preparámos uma lista com várias ideias simples e práticas para decorar a casa no Outono.

Torna a tua casa tão aconchegante quanto a estação, a qual está a chegar!

 

Lê também: 7 dicas para comprar a melhor câmara digital compacta
Lê também: Como escolher uma cama para dormir confortavelmente 

 

1 – Cores: O Outono pede cores mais ricas e mais aconchegantes, como os tons castanhos, laranjas, cobres, encarnados, rubis, entre outros, que podem ser facilmente incorporados pela casa, através dos tecidos e objetos decorativos. Mas, se tu preferes outras opções, longe dos castanhos e laranjas, explore o verde azeitona ou então um verde mais garrido!

2 – Flores: Inspira-te no Verão que está a acabar para manter a casa decorada com flores, mas dessa vez, utilize ramos de árvores com folhas secas, bagos e espigas de trigo secas para criar arranjos que são um verdadeiro reflexo do Outono. Coloque-os em cima de uma messa no hall de entrada, na mesa de centro da sala ou então em outros espaços da casa. Não há regras e nem exceção!

3 – Frutas: Organiza a tua fruteira com as mais deliciosas frutas do Outono, como as laranjas, dióspiros, maçãs, entre outras. Aproveita o período das castanhas e exponha um jarro de vidro ou um cesto com várias delas, na bancada da cozinha.

4 – Luz: Se puder, opta por uma iluminação mais baixa com candeeiros de chão, de  canto ou de mesa. As lâmpadas em tons mais quentes, como amarelas, são responsáveis por tornar o espaço mais confortável e aconchegante no Outono. Ah: lembra-te de usar lâmpadas LED! Estas gastam menos energia 😉

5 – Tapetes: Se durante o Verão, os tapetes mais pesados andaram escondidos, está na hora de voltar a expô-los pelo chão de diversos espaços da casa. Tecidos quentes e luxosos, como o veludo, lã, camurça, chenilha e tweed proporcionam um toque muito intimista. Sem esquecer os padrões como o axadrezado escocês ou os adamascados que são capazes de criar um ambiente muito mais aconchegante. Qual será a tua posta?

6 – Almofadas: Sempre presente nos espaços da casa, trocar as capas das almofadas é um truque simples e infalível para dar um novo estilo à decoração. Seja criativo e não limite o uso das almofadas exclusivamente aos sofás ou às camas! Coloque-as sobre um banco no banheiro, empilhadas no chão junto à lareira ou nas cadeiras da cozinha. Porque não?

7 – Mantas: Práticas, com diferentes cores, estampas e texturas, as mantas têm o poder de tornar qualquer espaço da casa mais aconchegante. Exponha em cima dos sofás ou poltronas, estenda aos pés da cama ou empilhe várias, num cesto de verga, num canto da sala ou próxima à lareira. Usá-las enquanto assiste um filme no Netflix ou enquanto lê um bom livro será sinónimo de um outono perfeito.

8 – Galeria de arte: Regista o cair das folhas, tão típico dos dias outonais, com a tua câmara digital, para criares uma galeria de arte pessoal do Outono visto pelos teus olhos. Teu quarto, o corredor da casa, o hall de entrada, o escritório e qualquer outro espaço poderá ser personalizado e decorado com as tuas fotos!

9 – Velas aromáticas: Queres uma forma simples de trazer o Outono para dentro de casa? Use velas aromáticas como baunilha, airela-vermelho, maçã e canela ou qualquer outro aroma. Do hall de entrada a casa de banho, não há espaço que fique sem um toque outonal.

10 – Varandas e espaços externos: Apesar dos dias serem mais frios, no Outono, o sol continua a aparecer. Isto significa que, o aproveitamento das varandas e dos jardins, com alguns ajustes, ainda se torna possível e agradável. Adequar um espaço exterior a esta época do ano é tão simples como colocar um tapete de sisal ou manta de retalhos no chão, decorar as cadeiras e poltronas com almofadas e mantas, ligar um aquecedor ou instalar uma salamandra de exterior para momentos memoráveis.

 

Gostaste das nossas ideias simples e práticas de decoração? Conta-nos! 🙂

Partilha com os teus amigos!
  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •