As suculentas são excelentes plantas para ter em casa. Uma vez que exigem muito poucos cuidados de manutenção para sobreviverem, são as mais indicadas para quem vive em apartamentos ou casas pequenas ou para quem simplesmente não tem assim tanto jeito para cuidar de plantas.

Se procuras descobrir como cuidar de suculentas, fica desde já a saber que não são necessárias grandes alterações no dia-a-dia ou qualquer experiência para as manter vivas. Podes começar por seguir estas 10 dicas essenciais para ficares a saber tudo sobre como cuidar de suculentas.

Tabela de Conteúdos

O que são suculentas?

Tal como os catos, as suculentas são originárias de locais secos, áridos e de sol forte, o que as torna nas plantas perfeitas para ter em qualquer casa, mesmo nas mais pequenas.

São muito resistentes e à prova de quase tudo, até mesmo de cuidadores inexperientes. Apenas necessitam de sol e pouca água, uma vez que acumulam água nas folhas – principal característica que lhes confere o nome “suculentas”.

Quais as vantagens de ter suculentas em casa?

Além de darem vida a qualquer divisão, as suculentas apresentam vários benefícios para a saúde e bem-estar das pessoas.

Plantas Suculentas são Purificadores de Ar

Estas plantas são excelentes para limpar o ar e eliminar as toxinas de um espaço. Num estudo feito pela NASA descobriu-se que as suculentas podem remover cerca de 87% dos compostos orgânicos voláteis (componentes químicos sentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais).

A par disto, durante o processo de fotossíntese e mesmo durante a noite, as suculentas libertam oxigénio e ajudam a renovar o ar constantemente.

“Escudos” Naturais Contra Doenças

As plantas melhoram os níveis de humidade dos ambientes em que se encontram, o que contribui para a redução do risco de doenças como constipações, tosse seca e dores de garganta, e até mesmo de pele seca.

Uma Ajuda Para a Concentração

As suculentas são apontadas como um dos melhores tipos de plantas para estimular a concentração, a memória e a capacidade de aprendizagem. Ajudam ainda a reduzir a fadiga mental, a ansiedade e os sintomas de depressão. São plantas que, de uma forma geral, contribuem para o bem-estar de quem as rodeia. Sendo uma erva adaptogénica, a suculenta Rhodiola (ou Raiz-de-Ouro) é um tipo de suculenta muito associada a estes benefícios.

10 Dicas para Saber Como Cuidar de Suculentas

1. Analisar bem os Tipos de Suculentas

Existe uma grande variedade de suculentas e, antes de se avançar com a compra ou com a preparação da planta em si, deve-se analisar o tamanho, as necessidades de cultivo e os cuidados de manutenção mais específicos.

2. Escolher o Vaso Adequado para a Planta

Quem tem pouca experiência e ainda não sabe como cuidar de suculentas deve evitar escolher cachepots ou vasos sem furo no fundo.

Quando não se está habituado a tratar deste tipo de plantas, a tendência é para regar em demasia, o que acabará por apodrecer as raízes e a planta morrer. Com um vaso com furo no fundo a suculenta pode beber a água deixada na bandeja ou no prato consoante sinta necessidade e, no caso de regar em demasia, o furo facilita o escoamento da água.

3. Utilizar Substrato

O substrato é outro ponto a ter em conta ao cuidar de suculentas. E o que é o substrato? É simplesmente a terra usada para plantar a suculenta. Neste caso, as suculentas adaptam-se melhor substratos com areia, terra adubada e pedrinhas na sua composição, leves e sem torrões para facilitar a drenagem da água e não comprometer a absorção de nutrientes.

4. Regar Corretamente a Suculenta

A rega é um dos pontos mais importantes a ter em conta quando se procura saber como cuidar de suculentas.

Como referimos, as suculentas são muito semelhantes aos catos. São originárias de locais secos e com grande exposição solar e reservam água nas suas folhas, tornando-se altamente resistentes à seca.

O que muitas vezes acontece é que quem não sabe como cuidar de suculentas acaba por matá-las devido ao excesso de água. O ideal é regar uma vez por semana no Verão e duas a 3 vezes por mês no Inverno.

5. Garantir uma Boa Exposição Solar

A exposição solar é tão ou mais importante do que a rega. Tendo origem em locais com elevada exposição solar, a grande maioria das suculentas necessita de sol para sobreviver e não se dão bem em ambientes escuros e de sombra.

No entanto, algumas espécies preferem receber luz indireta ou poucas horas de exposição. Por isso é que é fundamental analisar bem o tipo de suculentas antes de tudo.

vaso com suculentas
Fonte: Unsplash

6. Prestar Atenção à Ventilação

Além de luminoso, o espaço onde as suculentas estarão expostas deve ser arejado e com ventilação recorrente. Isto irá evitar que as plantas sofram com pragas ou outras doenças.

7. Adubar as Suculentas na Medida Certa

Os adubos orgânicos são a melhor escolha para cuidar de suculentas. Podes optar por utilizar o efeito húmus de minhoca ou outro composto orgânico.

Se a escolha recair sobre adubos químicos, deve-se sempre optar pelas opções específicas para suculentas.

8. Podar: Sim ou Não?

As suculentas não necessitam de ser podadas, o que se traduz em mais um ponto a favor para quem não tem experiência ou não sabe como cuidar de suculentas e de plantas no geral. Contudo, as folhas secas ou mortas devem ser retiradas para que a planta mantenha um aspeto bonito e saudável.

9. Mudar ou Replantar nos Momentos Certos

As plantas desenvolvem-se consoante o espaço que têm disponíveis. Com as suculentas, acontece o mesmo. Se forem mantidas no mesmo vaso, não conseguem desenvolver-se muito mais. Por isso é que é tão importante fazer algumas mudas e colocá-las em novos vasos.

10. Outras Dicas Úteis

  • As cascas de ovo podem transformar-se em excelentes adubos. O cálcio presente nas cascas de ovos ajuda a deixar as folhas mais robustas e resistentes ao vento. Basta triturar as cascas até se assemelharem a farinha e distribuir pelo substrato.
  • As suculentas em miniatura fazem muito sucesso por serem tão bonitas e delicadas. Contudo, necessitam de cuidados redobrados especialmente no que diz respeito à humidade do substrato e às regas. Deves regar cuidadosamente e com intervalos muito maiores para não haver risco de as raízes apodrecerem.
  • Se tens um amigo, familiar ou colega de trabalho que gosta de plantas e não sabes o que lhe oferecer nos anos ou no Natal, as suculentas podem ser o presente ideal.

Agora já sabes como cuidar de suculentas corretamente e, como podes ver, são ótimas plantas para ter em casa – na cozinha, no escritório ou no quarto. Podes até criar um jardim vertical em casa só com suculentas.

Desde que recebam luz solar e sejam regadas corretamente, são plantas que duram muito tempo sem necessitarem de grandes cuidados.

Além de apresentarem benefícios para a saúde, tornam-se também em ótimas plantas decorativas que dão logo mais vida e cor a qualquer divisão.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários