Tornar uma divisão mais acolhedora, elegante ou divertida é muito fácil quando se recorre ao papel de parede. Por isso, aqui vai um guia de como aplicar papel de parede corretamente.

O papel de parede é um excelente recurso para transformar qualquer divisão, conferindo-lhe um novo ar e espelhando um pouco mais a personalidade dos moradores.

Existe uma grande variedade de papéis de parede, tanto em termos de cores, como de padrões e texturas. Mais clean, com efeitos tridimensionais, padrões elegantes ou com texturas realistas, existem opções para todos os gostos e orçamentos.

Porém, para obter o melhor resultado possível, é necessário perceber como aplicar papel de parede corretamente.

Como aplicar papel de parede: guia passo a passo

Para muitas pessoas o processo de aplicação é o principal motivo pelo qual desistem de usar este recurso na decoração de casa. No entanto, é muito mais simples do que parece. Confere as nossas dicas de como aplicar papel de parede como um profissional.

1. Reunir os materiais necessários

Para aplicar o papel de parede é importante verificar e reunir todos os materiais necessários, nomeadamente:

     
Descobre a área de Ferramentas Manuais que te vai ajudar em todas as obras lá de casa.

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

2. Calcular a quantidade de papel necessária

A grande maioria dos rolos de papel de parede tem uma medida standard de 10,05m de comprimento e 0,53m de largura. Para descobrir quantos rolos são necessários deve-se:

  • Medir a altura das paredes em que o papel vai ser aplicado, sem contar com os rodapés;
  • Dividir o comprimento do rolo pela altura da parede, para obter a largura de cada rolo;
  • Medir o perímetro da divisão, excluindo janelas e portas;
  • Dividir o perímetro da divisão pela largura obtida no passo anterior.

Exemplo prático:

  • Altura das paredes: 2,5 m 
  • Perímetro da divisão: 14m
  • Dividindo o comprimento do rolo pela altura das paredes: 10m/2,5m = 4m
  • Dividindo o perímetro pela largura obtida: 14m/4m=3,5 rolos
  • Rolos necessários: arredondando e deixando margem para possíveis cortes ou ajustes, é necessário comprar 4 rolos. Se a escolha recair sobre um papel de parede com padrões, deve-se considerar 10% a mais de papel.

Deve-se comprar todos os rolos de uma vez para evitar falhas ou descontinuação do stock. O ideal é comprar sempre a mais e devolver no caso de sobrar, do que não existir mais papel para terminar o projeto.

     
Descobre mais de 24.000 tipos de papel de parede diferentes e torna a tua casa original.

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

3. Preparar as paredes

Neste passo é importante garantir que as superfícies estão preparadas para receber o papel de parede.

Um dos erros mais comuns é passar esta etapa à frente e aplicar papel em paredes com imperfeições, elevados níveis de humidade, com restos de cola de aplicações anteriores, em superfícies não adaptadas para receber papel, entre outras situações.

Antes de aplicar o papel, deve-se tirar a aplicação anterior e remover os restos de cola com uma lixa, se for o caso.

Quando se trata de paredes pintadas, deve-se lixar levemente para garantir a aderência do papel. É importante não esquecer de tirar os espelhos das tomadas, parafusos e pregos da parede.

Quando se verifica sinais de humidade, algum buraco ou fissura, é fundamental aplicar de imediato a tinta de tratamento e a massa.

Em alguns casos, como paredes novas sem pintura, é recomendado aplicar um primário. Deixa secar, alisa e limpa a parede com um pano até ficar sem resíduos de poeira, cola ou gordura.

sala
Fonte: Pexels

4. Medir e recortar o papel

Com as medidas tiradas para definir o número de rolos necessários para cobrir todas as superfícies, é hora de voltar a pegar nelas para preparar o papel de parede.

Deve-se cortar a primeira tira de papel com a mesma medida da parede em altura (ex.: 2,5m de altura). Pode (e deve-se) deixar alguma margem para o caso de ter de ajustar padrões, etc.

De seguida, coloca-se essa tira junto à parede, e deve-se certificar que está 100% na vertical com a ajuda do nível e marca uma linha vertical. Assim, não há risco da primeira aplicação ficar torta e comprometer as restantes tiras.

Depois, basta repetir o processo de medição e marcação na parede para todas as tiras, começando sempre de uma extremidade até à outra. E se for mais fácil, pode-se cortar todas as tiras de uma vez, para depois ser só aplicar a cola e colar.

5. Aplicar a cola e o papel de parede

Com as marcações e medições feitas e com o papel cortado, chegou o momento de aplicar a cola de papel de parede.

Antes de mais, deve-se verificar sempre as instruções de aplicação da cola, uma vez que podem variar consoante marcas, fabricantes, etc.

A aplicação standard funciona da seguinte forma:

  1. Com a ajuda de um pincel ou de um rolo próprio, aplica-se a cola na superfície que ficará coberta pelo papel.
  2. A seguir, enrola-se a tira de papel no sentido oposto ao qual vinha no rolo para soltar o papel, quebrando a forma com que vinha.
  3. Ainda enrolado, aplica-se um pouco de cola nas extremidades superiores do verso do papel.
  4. Com a ajuda de uma escada, aplica-se o papel à parede pelas extremidades, começando sempre de cima para baixo.
  5. Antes de se colar e fixar o restante papel, é importante ajustar as pontas que se acabou de colar para que todas as tiras fiquem em linha com as marcações deixadas na parede. E enquanto a cola estiver húmida pode fazer-se todos os ajustes necessários.
  6. À medida que se desenrola e cola a tira de papel, é preciso ir passando uma escova ou uma espátula própria do centro para as bordas, para garantir que o papel adere corretamente à parede e que não fica com bolhas de ar.
  7. Nas esquinas, rodapés, janelas e portas deve-se fazer um remate, deixando cerca de 2 ou 3 cm de sobra. Depois de a cola secar e de o papel ficar devidamente colado à parede, pode rematar-se o excesso utilizando uma tesoura ou com um x-ato.
  8. Não se deve esquecer de recortar ainda o excedente de papel dos interruptores e tomadas com o x-ato.
  9. Ao passar para a próxima tira, é necessário garantir que se aplica cola extra nas juntas de cada tira, uma vez que têm tendência a levantar com o tempo.
  10. No fim, basta passar um pano seco para retirar qualquer excesso de cola ainda húmida. Mas se encontrar restos de cola visível, deve-se passar cuidadosamente um pano humedecido.
Encontra no KuantoKusta todos os produtos necessários para fazeres bricolagem em casa!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

Agora… é deixar secar!

Como referimos, com este passo a passo de como aplicar papel de parede, é possível confirmar que o processo muito mais simples do que parece, basta não ‘stressar’ e seguir todos os passos!

No final, é só deixar secar por 1 ou 2 dias para voltar a colocar tudo no lugar, pendurar quadros, prateleiras, etc., e desfrutar do novo ambiente acabado de criar.

Autor

Lisboeta de coração e portuense de alma. Apaixonada por viajar, está sempre em busca dos cantinhos recônditos por Portugal e pelo mundo fora, na companhia de amigos, livros, e claro, da sua cadela. Surfista de ondas pequenas, adora o mar mas não diz que não ao rio. A cereja no topo do bolo, acompanhar tudo isto com os deleites da gastronomia local!

Comentários