O Método Montessori é uma abordagem educacional alternativa que tem por base a autonomia, a inteligência e a dignidade. Mas como funciona, quais os benefícios e aplicações possíveis?
Existem várias opções e métodos educativos, cada um com fundamentos e objetivos distintos e ajustados a cada tipo de rotinas, estilos de vida e às próprias crianças.
O Método Montessori surge como uma alternativa de abordagem educacional diferenciada e que tem vindo a ganhar cada vez mais a confiança dos pais, um pouco por todo o mundo. Mas o que torna este método tão apelativo?
Tabela de Conteúdos
- O que é e como surgiu o Método Montessori?
- Benefícios do Método Montessori
- Dicas para aplicar o Método Montessori em casa
- 10 Opções de brinquedos Montessori
O que é e como surgiu o Método Montessori?
O Método Montessori consiste numa abordagem educacional alternativa que procura oferecer às crianças as ferramentas certas e o ambiente preparado para o seu desenvolvimento. Nesta abordagem, a criança é vista como tendo um papel ativo na sua própria aprendizagem.
O Método Montessori é fundamentado através de observações sistemáticas realizadas durante vários anos por Maria Montessori junto de crianças portadoras de deficiências mentais. Face aos resultados altamente positivos, as observações estenderam-se a crianças sem deficiências ou anomalias de desenvolvimento.
Este método possui bases sólidas na biologia, na psiquiatria e na antropologia, o que o torna tão diferenciador e reconhecido em todo o mundo.
Benefícios do Método Montessori
A filosofia do Método Montessori é o que o torna tão especial e benéfico para as crianças. Entre os benefícios, destacamos os seguintes:
- É respeitado o ritmo individual de cada criança;
- Promove a liberdade para ser, estar, escolher, pertencer, para se desenvolver e para comunicar;
- Leva a criança a explorar e a compreender o mundo através do movimento;
- Estimula a criança a formar o seu carácter, personalidade, transmitindo-lhe segurança e respeito;
- Promove o sentido de responsabilidade, autodisciplina e automotivação, sem punir ou forçar as crianças;
- A criança é guiada num processo de aprendizagem através da experiência pessoal;
- Incentiva a autocorreção e pensamento crítico;
- Promove a autonomia e a independência, tanto física como psicológica;
- A criança trabalha enquanto brinca e aprende com ferramentas que permitem, simultaneamente, brincar;
- Prepara o adulto e o ambiente para o desenvolvimento das crianças.
Todas estes benefícios somam uma missão comum: promover o desenvolvimento saudável e consciente das crianças.
Dicas para aplicar o Método Montessori em casa
O ambiente preparado que tanto caracteriza o Método Montessori é constituído por dois grandes fatores: o entorno (ou contexto) e o material utilizado.
Ambos devem ser pensados e organizados detalhadamente para fomentar a autoaprendizagem, seguindo os seguintes princípios:
Menos é mais
As bases para a criação de um ambiente Montessori são a simplicidade, a beleza e a organização.
Cada objeto presente em casa deve ter uma razão para ser ou estar, os ambientes devem ser luminosos, o mais simples e organizados possível e agradáveis aos olhos da crianças e dos pais, claro.
Deve ainda incluir plantas, elementos de música, arte, etc.
Espaços adaptados às crianças
Uma das principais barreiras para o desenvolvimento das crianças é a casa não estar preparada para que eles sejam autónomos e proativos, o que faz com que sejam dependentes dos pais para realizarem tarefas e atividades.
Uma característica do ambiente Montessori é a adaptação dos espaços à criança, para que não necessite de pedir ajuda para desenvolver tarefas que já poderia desenvolver sozinha.
Desta forma, é importante garantir que as crianças encontram aquilo que precisam ao seu alcance, que os móveis e utensílios estão adaptados ao seu tamanho, ou que pelo menos existam ferramentas e soluções que supram essas necessidades.
Por exemplo:
- Se o lavatório do WC não está à altura das crianças, é importante ter um banco ou outro suporte seguro que permita à criança lavar a cara ou escovar os dentes sem necessitar de ajuda;
- Se a criança gosta de ler ou tem tendência para pegar em livros, as estantes onde estão guardados os seus livros devem estar à sua altura, para que possa pegar neles sempre que desejar;
- Uma cama colocada ao nível do chão e sem barreiras, permite que a criança entre e saia da cama sem ser necessária a ajuda de um adulto.
A famosa torre de aprendizagem Montessori
Ainda no âmbito da dica anterior, damos-te a conhecer a torre de aprendizagem Montessori, um elemento fundamental para ajudar a criança a desenvolver o seu sentido de responsabilidade e independência em casa.
É recomendada a partir dos 18 meses e permite às crianças subir/descer em segurança para alcançarem aquilo que desejam (lavatório, bancada da cozinha, etc.) sem dependerem dos pais.
Deve ser corretamente apresentada às crianças desde a primeira abordagem até que se verifique que estão aptas para a usar de forma autónoma.
Cores neutras e relaxantes
As cores têm um impacto natural na nossa vida e, quando somos crianças, este impacto é ainda mais significativo, uma vez que afeta o nosso desenvolvimento e até no nosso sono.
De acordo com o Método Montessori, o entorno deve transmitir tranquilidade, harmonia e paz.
Por isso, no quarto onde a criança brinca ou dorme deve apostar-se em cores claras e neutras, como o branco, o bege, o cinzento claro, tons nude, etc.
Estas cores promovem o ambiente considerado ideal para o desenvolvimento da criança.
Atividades Montessori
As atividades Montessori podem ser feitas em casa, em família, ajudando a criança a desenvolver habilidades e capacidades num ambiente que sente ser seguro para si.
Basta pesquisar por “atividades Montessori” num motor de pesquisa (ex.: Google) e surgem várias opções. A grande maioria não carece de compra de materiais.
Estas atividades são muito importantes e devem ser aplicadas diariamente, respeitando sempre o ritmo da própria criança.
De seguida, alguns brinquedos que têm por base o método de Montessori:
10 Opções de brinquedos Montessori
Agora que exploramos algumas dicas para aplicar este método em casa, focamo-nos agora nos brinquedos Montessori, que entram no fator “material utilizado” que vimos anteriormente.
Segundo este método, é importante dar às crianças brinquedos para que elas possam brincar e, em simultâneo, aprender.
Tapete Montessori
O tapete Montessori é a solução ideal para um espaço de brincar seguro e acolhedor. A escolha deve recair sobre tapetes grandes, acolchoados e confortáveis, sem pelos ou materiais que possam prejudicar a saúde da criança.
Tapetes de Atividade Montessori
Compara preços e produtos das melhores lojas de puericultura.
Alguns tapetes Montessori a deste fator de proteção combinam o fator diversão, incluindo já algumas atividades (ex.: Jogar à Macaca) como se fosse um tapete de atividades.
Espelho Montessori
O espelho Montessori funciona como um adereço às brincadeiras e atividades.
Neste método, é aconselhado colocar um espelho de parede (inquebrável e seguro) na área onde as crianças brincam para que possam observar-se a si mesmas.
Além de estimular o movimento da criança e de fomentar o sentido de lateralidade, é uma excelente ferramenta de autoconhecimento: as crianças podem ver-se ao espelho, ver as suas emoções, analisar o seu reflexo, etc.
Instrumentos Musicais
Os instrumentos musicais são muito relevantes para a construção do ser individual das crianças.
Enquanto brincam, descobrem sons novos, batidas, movimentos, o sentido de ritmo. Além disso, aumenta a sua percepção auditiva e visual, concentração, coordenação motora, criatividade, entre outras habilidades.
Brinquedos musicais para crianças.
Compara preços e produtos das melhores lojas de puericultura.
Existem inúmeras opções, desde tambores, a flautas ou xilofones de madeira. E com o tempo, a criança irá guiar-te até aos seus instrumentos favoritos.
Bolas sensoriais
As bolas sensoriais são brinquedos Montessori muito importantes, uma vez que podem oferecer texturas distintas e um agarre que favoreça o desenvolvimento motor da criança.
Bola Sensorial de Silicone Saro
Compara preços e produtos das melhores lojas de puericultura.
É possível encontrar em tamanhos, texturas e cores distintas.
Livros
Os pais devem fomentar o interesse pela leitura desde muito cedo. Por isso, criar o cantinho da leitura e completá-lo com livros adequados à sua idade, gosto e disposição é um dos princípios do Método Montessori.
Livros infantis e juvenis
Escolhe entre centenas de livros que estimulam o desenvolvimento das crianças.
Para os mais pequenos, os livros de pano, com texturas e sons podem ser os mais adequados.
À medida que crescem, as crianças vão por si só demonstrar o tipo de conteúdos e de leituras que mais gostam. Daí ser tão importante observar os seus comportamentos.
Blocos de construção e puzzles
Os blocos de construção são úteis nas diversas etapas da infância e, por isso, torna-se num brinquedo intemporal.
Para os bebés, os blocos servem para experimentar novas texturas, formas e cores.
Para os mais crescidos, os blocos podem ser usados nas primeiras construções de torres, para empilhar de forma ordenada e para os usarem até onde a imaginação os levar.
No método Montessori não há limites nem regras para a criatividade.
Fantoches
Tal como os livros, os fantoches incentivam à criatividade e à imaginação.
Pode transformar-se numa brincadeira a solo ou numa atividade em família, em que constroem uma história em conjunto e cada membro desempenha um papel importante na peça, fazem vozes distintas, teatralizam e divertem-se em conjunto.
Existem fantoches de dedo e os fantoches de mão, com a opção de serem comprados de forma individual ou em formato coleção, que por si já contam uma história (ex.: fantoches da Branca de Neve).
Jogo da memória
Os jogos de memória, como o nome indica, estimulam a memória, concentração e foco nas crianças.
Pode comprar-se o jogo já pronto a usar ou tornar esta atividade ainda mais interessante, criando o próprio jogo.
Na Internet existem inúmeras opções prontas a imprimir. Depois, basta envolver as crianças no processo de cortar e pintar, e claro, brincar!
Jogos de descoberta
Jogos Montessori de descoberta como “Somos feitos assim Montessori”, “Baby Play Farm Montessori” ou “Emoções e Ações” são ótimas opções que aliam o conhecimento à diversão.
Tal como referimos, um dos princípios deste método educacional é levar as crianças a aprender e a explorarem enquanto brincam.
Natureza
Estar em contacto direto e constante com a natureza permite às crianças saírem da imaginação e das histórias para poderem explorar e conhecer o mundo real, em especial o mundo natural.
O contacto com as mãos na Terra, com os pés na relva molhada ou a ajudar a cuidar de animais desenvolve as suas capacidades de cuidado e respeito pelo outro, o seu sentido de responsabilidade e permite as crianças viverem com uma sensação de liberdade pura.
Uma ida ao parque da cidade, ao jardim de casa ou à praia é o suficiente para que as crianças experienciem novas sensações e realidades.
Está na hora de pôr em prática
O Método Montessori é um modelo de educação que coloca a criança no centro, atribuindo-lhe um papel ativo na sua formação e desenvolvimento.
É uma abordagem alternativa que pode conviver de forma isolada ou conjugada com outros métodos pedagógicos.