As televisões podem continuar a evoluir e as tecnologias que implementam podem ser cada vez mais ambiciosas, mas para aqueles que amam a sétima arte, a experiência de ver filmes no cinema é algo especial. Por isso, não é de estranhar, quando existe possibilidade (orçamento, não é verdade?) e espaço, muitas pessoas questionarem como criar uma sala de cinema em casa.

À partida, parece uma missão tão exigente que, muitas vezes, o sonho parece difícil de alcançar. Ainda assim, há quem o tente concretizar. Para todas essas pessoas, o primeiro passo começa aqui.

Neste guia, listamos os pontos essenciais para montar um bom cinema em casa, com tudo o que é necessário para o desfrutar ao máximo das séries e filmes preferidos.

Tabela de Conteúdos

O que faz uma boa sala de cinema em casa?

Um cinema em casa pode ser considerado bom quando oferece uma experiência de entretenimento de alta qualidade que se assemelha ou até ultrapassa a de uma sala de cinema tradicional. Alguns dos principais aspetos que contribuem para um bom cinema em casa são:

1. Definir o espaço necessário para a sala de cinema em casa

A primeira coisa em saber como criar uma sala de cinema em casa é reservar uma divisão ou espaço para tal. Lembrando que este espaço tem vida própria e pode ter uma estética única, que pode ser decorado independentemente do resto da casa.

Para a sala de cinema em casa, também é necessário ter em conta a acústica da sala, isolando o som do resto das divisões. Para minimizar os problemas de mau som, devem ser evitadas salas em forma de cubo. O ideal é que o comprimento e a largura não sejam múltiplos um do outro.

Se considerarmos que a altura média do chão ao teto é de 2,4 metros, a largura da sala seria de cerca de 2,20 metros e o seu comprimento seria de 3 metros. Assim, as medidas ideais para uma sala de cinema em casa seriam 7,2 metros x 5,25 metros x 2,4 metros.

2. TV ou projetor para um cinema em casa?

Sem dúvida, o ecrã é um dos fatores-chave na conceção da sala de cinema, porque sem a sua presença este espaço não existiria. Para poder ver filmes numa sala de cinema em casa, podemos decidir entre duas opções: TV ou projetor e a resposta dependerá de dois fatores:

  • Tamanho do espaço
  • Orçamento que tem para a sala de cinema

Por exemplo, uma TV de 85 a 100 polegadas é ideal para uma pequena sala de cinema em casa.  Por outro lado, um projetor é ideal para um cinema em casa, por recriar um palco inteiro.

Mais adiante, este ponto será explicado com mais detalhe.

3. Sistema áudio

Uma instalação de cinema em casa, mesmo que pequena, também deve ter um bom sistema de áudio. Os sistemas tudo-em-um são compactos, fáceis de instalar e fáceis de utilizar. São constituídos por um dispositivo ao qual são ligadas as entradas de sinal (DVD, Blu-Ray) e os altifalantes, os quais são, geralmente, em número de 5, incluindo o subwoofer.

São económicos e ideais para pequenas salas de cinema e até funcionam muito bem no quarto.

4. Iluminação

A iluminação é um fator determinante na conceção da sala de cinema, uma vez que deve iluminar o espaço em geral para realizar outras atividades no mesmo, bem como para poder limpá-lo corretamente. Mas ao assistir a um filme, as luzes devem ser reguláveis ao ponto de deixar a sala na escuridão para se poder apreciar a imagem projetada.

  • As luzes reguladas por trás dos ecrãs podem evitar a fadiga ocular e reduzir o contraste na sala.
  • Outra alternativa é colocar luzes LED à volta do perímetro, que permite obter um efeito espetacular.
  • Existem outros sistemas que permitem mudar a cor da luz na sala, criando um ambiente totalmente diferente, oferecendo uma experiência inigualável.

5. Bancos e poltronas

Saber como criar uma sala de cinema em casa, passa, obviamente, por escolher assentos confortáveis e dignos de cinema. Isto pode aumentar muito a sensação de estar num cinema comercial, mas no conforto da própria casa.

Como atualmente existe um pouco de mobiliário para todos os gostos, é possível encontrar assentos e poltronas iguais aos encontrados em qualquer sala de cinema: reclináveis, com porta-copos, com mesas incluídas, etc. O objetivo é oferecer um ambiente o mais confortável possível.

Poltronas e Cadeirões

Encontra as melhores poltronas e cadeirões para as tuas sessões de cinema, ao melhor preço. Compara, clica e compra em KuantoKusta.pt!

6. O mobiliário de ecrã

A sala deve estar arrumada e limpa, sem distrações, pelo que é aconselhável manter todos os fios e cabos escondidos, bem como um móvel onde os colocar. O melhor é mandar fazer um à medida, que se adapte a todas as suas necessidades, incluindo orifícios para a saída dos cabos.

7. Extras

O toque final para tornar a experiência numa experiência de cinema será feito de diferentes pormenores: fazer pipocas, ter copos grandes de refrigerantes para não ter de se levantar para comprar mais, ligar o ar condicionado para se sentir confortável e deixar todos os telemóveis no silêncio. E porque é a sua casa, o seu cinema e as suas regras, não terá qualquer problema com a lista de filmes.

Agora que foram listadas as bases de como criar uma sala de cinema em casa, chega a hora de entrar em pormenor na parte técnica: Imagem e Som.

Cuidados com a imagem

O véu já foi levantado na secção anterior com a questão, “TV ou projetor?” (a qual será explorada, como referido, com mais detalhe mais à frente). No entanto, existem outros pontos que devem ser também mencionados.

Características de uma boa imagem para cinema em casa

Algumas das principais características de uma boa imagem de cinema em casa incluem:

  • Resolução de alta definição: Um televisor ou projetor de alta resolução, como 4K ou mesmo 8K, que proporciona uma imagem nítida e detalhada.
  • Tecnologia HDR (High Dynamic Range): Permite uma gama mais alargada de cores, tons e contrastes, o que melhora a qualidade visual da imagem.
  • Cores exatas: Boa reprodução de cores, com uma paleta de cores exata e vibrante que se assemelha à realidade e melhora a experiência de visualização.
  • Polegadas: O rácio de aspeto do ecrã deve ser adequado ao conteúdo visualizado. O ideal é 65 polegadas para cima, para uma maior profundidade de visualização.
  • Taxa de atualização elevada: Um televisor ou projetor com uma taxa de atualização elevada pode apresentar movimentos suaves e reduzir o efeito de desfocagem em cenas de ação. Acima de 60 Hz é o ideal.
  • Profundidade da cor: Um sistema de cinema em casa de qualidade deve ser capaz de apresentar uma vasta gama de cores para uma imagem mais envolvente.
  • Redução do ruído: A tecnologia de redução do ruído pode remover artefactos indesejados da imagem e melhorar a clareza visual.
  • Contraste e pretos profundos: A capacidade de apresentar pretos profundos e um elevado contraste entre as áreas claras e escuras da imagem melhora a qualidade visual. Aqui, a tecnologia OLED é rainha.
  • Luminosidade adequada: Um sistema de cinema em casa deve ser capaz de proporcionar uma luminosidade adequada para visionamento diurno e noturno sem comprometer a qualidade da imagem.
  • Qualidade de escalagem: A capacidade de escalar conteúdos de resolução inferior para uma resolução superior sem perder qualidade é importante para desfrutar de uma grande variedade de conteúdos.

A escolha dos dispositivos e das definições de imagem é fundamental para alcançar esta qualidade, o que nos leva ao já mencionado ponto.

TV ou projetor, qual o melhor?

Antes de montar um cinema em casa, é preciso prestar muita atenção ao dispositivo que utilizado para a visualização de conteúdos e as principais opções são sempre entre um projetor ou uma televisão de maiores dimensões.

Como referido, o tamanho e o orçamento serão dois pontos-chave nesta escolha. Além disso, a escolha entre um projetor e um televisor para um cinema em casa depende de vários fatores, e ambas as opções têm as suas vantagens e desvantagens. Eis algumas considerações para o ajudar a tomar a sua decisão:

Projetor

  • Tamanho do ecrã: Os projetores oferecem ecrãs muito maiores do que os televisores. Quem pretende uma experiência cinematográfica envolvente com um ecrã amplo, um projetor é a escolha ideal.
  • Flexibilidade de tamanho: Permitem ajustar o tamanho do ecrã segundo as necessidades. Pode ter um ecrã maior para ver filmes e um ecrã menor para utilização diária.
  • Ambiente escuro: Funcionam melhor em salas escuras, uma vez que a luz ambiente pode afetar a qualidade da imagem.
  • Preço por polegada: Os projetores tendem a ser mais baratos por polegada de ecrã do que os grandes televisores.
  • Configuração personalizada: É possível escolher um ecrã de projeção e posicionar o projetor segundo as preferências e limitações de espaço.
  • Imersão: A sensação proporcionada por um projetor é muito maior, e não só devido ao tamanho, mas também porque a luz que emite chega ao espetador de uma forma indireta e mais natural para muitos utilizadores que sofrem do cansaço visual provocado pelas televisões.

Televisão

  • Qualidade de imagem consistente: Oferecem uma qualidade de imagem consistente, não afetada pela luz ambiente. Além disso, apresentam formato dinâmico ou HDR para os modelos OLED, QLED ou Full Array.
  • Facilidade de instalação: As televisões são mais fáceis de instalar e não requerem a montagem de um ecrã de projeção.
  • Espaço: Se o espaço for limitado, um televisor pode ser uma escolha mais conveniente, uma vez que não requer a distância de projeção necessária para um projetor.
  • Utilização quotidiana: São ideais para utilização quotidiana, como ver programas de televisão e jogar videojogos, bem como ver filmes.
  • Maior resolução: As televisões têm frequentemente uma resolução mais elevada, o que pode proporcionar uma imagem mais nítida e detalhada.
  • Vida útil: As televisões têm, por norma, mais de 100 000 horas de vida útil do ecrã, garantindo muitos anos de boa iluminação e qualidade de conteúdos. Os projetores podem ter um período de horas mais limitado.

Os melhores projetores para cinema em casa

1. ViewSonic X10-4K

Projetor ViewSonic X10-4K
ViewSonic X10-4K

Principais características:

  • Distância de projeção: 0,5 – 3,5 m
  • Tecnologia da projeção: LED
  • Tamanho de imagem: Até 120″
  • Resolução: 4K (3840 x 2160 pixels)
  • Nível de Ruído: 30 dB
  • Conectividade: HDMI, VGA e USB

O ViewSonic X10 é uma proposta muito atrativa, tanto em termos de resolução como da gama de portas que oferece pelo seu preço, e para além da compatibilidade 4K e HDR, pode projetar imagens até 120″.

Embora, do ponto de vista da qualidade, seja melhor utilizar um descodificador e colunas, vem com duas colunas Harman Kardon e o seu próprio sistema operativo Aptoide para projetar a partir da Internet. É compatível com Alexa e Google Assistant.

Pontos PositivosPontos Negativos
Conectividade com assistentes inteligentesO áudio integrado pode não ser ideal
Capacidade de projeção até 120 polegadas
Sistema operativo nativo

2. LG HU70LS

Projetor LG HU70LS Led 1500 Lumens 4K
LG HU70LS Led 1500 Lumens 4K

Principais características:

  • Distância de projeção: 2,7 – 3,4 m
  • Tecnologia da projeção: LED
  • Tamanho de ecrã: Até 140″
  • Resolução: 4K (3840 x 2160 pixels)
  • Nível de Ruído: 28 dB
  • Conectividade: HDMI e USB

O LG HU70LS é mais uma solução para criar uma sala de cinema em casa com qualidade. Com 4K e HDR10, poupa um descodificador (com a sua consequente ligação), pois inclui o webOS 4.5 como sistema operativo, para aceder a aplicações como HBO, SkyTV, PrimeVideo ou Netflix.

Com a sua lâmpada LED e tecnologia DLP, é uma solução simples e funcional, mas um pouco limitada em termos de luminosidade (1500 ANSI).

Pontos PositivosPontos Negativos
Boa relação preço/qualidadePouco limitada em termos de luminosidade (1500 ANSI)
HDR 10 com mapeamento dinâmico dos tons
Zoom 1,25 e foco remoto

3. BenQ W2700i

Projetor BenQ W2700i DLP 4K 200lum.
BenQ W2700i DLP 4K 200lum.

Principais características:

  • Distância de projeção: 0,5 – 3,5 m
  • Tecnologia da projeção: LED
  • Tamanho de ecrã: Até 150″
  • Resolução: 4K (3840 x 2160 pixels)
  • Nível de Ruído: 30 dB
  • Conectividade: HDMI e USB

O BenQ W2700i, dentro dos projetores 4K, tem uma qualidade de imagem muito boa, diferentes modos de cinema e a conveniência da Android TV, uma caraterística muito popular.

O seu brilho e contraste não são tão elevados como outros da sua gama, mas a sua qualidade de imagem é impressionante porque, para além do HDR, tem a sua própria tecnologia CinematicColor, superior à norma Rec. 709. Inclui diferentes modos de visualização especiais para cinema em casa, a tecnologia CinemaMaster para melhorar a precisão das cores e as cenas em movimento, e diferentes modos de som.

O ecrã é de 200 polegadas, o que para cinema em casa é bastante bom (sim, é verdade que muitos outros vão até 300 polegadas, mas raramente vão tão alto).

Pontos PositivosPontos Negativos
Resolução 4K, ótima qualidade de imagem e bom somBrilho ligeiramente inferior ao de outros 4K
Compatibilidade com Android TV
Diferentes modos de cinema em casa

4. Optoma UHD38

Projetor Optoma UHD38 Bright 4K UHD
Optoma UHD38 Bright 4K UHD

Principais características:

  • Distância de projeção: 1,2 – 8,1 m
  • Tecnologia da projeção: LED
  • Tamanho de ecrã: Até 302″
  • Resolução: 4K (3840 x 2160 pixels)
  • Nível de Ruído: 25 dB
  • Conectividade: HDMI, VGA e USB

Alta luminosidade (2400 ANSI) e até 302″ de projeção é oferecida pelo Optoma UHD380, um projetor com um sistema DLP simples e compacto que se destaca pela sua boa relação qualidade/preço, alcançando 4K, embora a sua gama de portas seja básica.

Pontos PositivosPontos Negativos
Brilho excecionalO rácio de contraste é médio
Sem desfocagem de movimento

5. XGIMI Horizon Pro

Projetor XGIMI Horizon Pro 2200Lum UHD 4K Black
XGIMI Horizon Pro 2200Lum UHD 4K Black

Principais características:

  • Distância de projeção: 1,2 – 8,1 m
  • Tecnologia da projeção: LED
  • Tamanho do ecrã: Até 200″
  • Resolução: 4K (3840 x 2160 pixels)
  • Nível de Ruído: 30 dB
  • Conectividade: HDMI e USB

Mais uma escolha que cai que nem uma luva neste guia de como criar uma sala de cinema em casa. O Xgimi Horizon PRO é um projetor portátil com resolução 4k nativa que inclui todos os extras possíveis.

Apresenta um brilho mais do que aceitável de 2.200 lúmenes ANSI, a única desvantagem é que tem um contraste um pouco baixo em comparação com outros modelos concorrentes.

A sua qualidade de imagem 4k é impressionante, que vem com HDR e todos os extras que pode imaginar para facilitar a sua vida: Android TV 10, Google Chromecast, autofoco e função keystone automática, e conecta-se com o Google Assistant para usar comandos de voz. Algo cada vez mais exigido pelos utilizadores para não terem de digitar letras com um comando para procurar conteúdos nas suas aplicações favoritas como a Netflix.

Pontos PositivosPontos Negativos
Resolução nativa de 4k num tamanho portátilContraste um pouco baixo em comparação com outros modelos concorrentes
Todos os extras: Android TV, Google Chromecast e controlo por voz com o Google Assistant, focagem automática, bom som, ajuste do brilho e interpolação de fotogramas

As melhores televisões para cinema em casa

1. Sony A95K

TV Sony 65" A95K Bravia OLED Smart TV 4K
TV Sony 65″ A95K Bravia OLED Smart TV 4K

Principais características:

  • Tamanho: 55/65 polegadas
  • Resolução: 4K Ultra HD
  • Ecrã: QD-OLED
  • HDR: Dolby Vision, High Dynamic Range 10 (HDR10), Hybrid Log-Gamma (HLG)
  • Nº Portas HDMI: 4 (Apenas duas portas HDMI 2.1)
  • Assistentes Inteligentes: Compatível com Google Assistant
  • Smart TV: Google TV

Sony A95K é o desejo de todos os que são amantes dos dispositivos de imagem da marca. Além disso, no guia KuantoKusta, “As Melhores Televisões do Mercado em 2023”, ganhou o prémio de melhor televisão para quem gosta de cinema.

É uma televisão marcante mesmo sem a ligar porque o seu design minimalista dá-lhe o lugar central. A experiência faz realmente lembrar uma sala de cinema, tanto em termos de imagem como de som.

No campo da imagem, a tecnologia XR OLED Contrast Pro proporciona cores profundas, nítidas e marcantes, e se o conteúdo for compatível, brilha graças ao efeito Dolby Vision ou HDR10.

Por outro lado, a qualidade do som, graças ao suporte Dolby Atmos e a uma configuração Acoustic Surface Audio+™ que aumenta as baixas frequências e torna o ambiente ainda mais real.

A televisão também brilha a nível dos conteúdos e conetividade. O sistema operativo Google TV, com o processador Cognitive Processor XR™, oferecem as mais recentes aplicações e muito mais numa interface muito aerodinâmica e robusta. Também vem com Chromecast incorporado para quem gosta de transmitir conteúdos diretamente do seu telemóvel.

Em suma, não é uma televisão barata, mas se procura qualidade de imagem e um bom som para uma experiência cinematográfica, a Sony A95K é a escolha.

Pontos PositivosPontos Negativos
Excelente qualidade de imagemApenas duas portas HDMI 2.1
A cor e o brilho são excelentes, especialmente em HDR
Um dos melhores sons que pode encontrar numa televisão

2. Samsung QN900B

TV Samsung 75" QN900B Neo QLED Smart TV 8K
TV Samsung 75″ QN900B Neo QLED Smart TV 8K

Principais características:

  • Tamanho: 75/85 polegadas
  • Resolução: 8K Ultra HD
  • Ecrã: Neo QLED
  • HDR: Quantum HDR 4000, High Dynamic Range 10+ (HDR10 Plus)
  • Nº Portas HDMI: 4
  • Assistentes Inteligentes: Compatível com Google Assistant
  • Smart TV: TizenOS

O QN900B é um televisor 8K que cumpre o que promete: a sua qualidade de imagem fará acreditar que se está a viver alguns anos à frente do resto do mundo, com um desempenho HDR de cair o queixo.

Este televisor oferece o processador Neural Quantum Processor 8K de última geração da Samsung, o que significa que o cinema ganha uma dimensão mais realista em casa. Além disso, com a capacidade adaptativa é capaz de moldar conteúdos para permitir uma visualização mais imersiva.

Sem dúvida, uma boa escolha a ter em conta no manual de saber como criar uma sala de cinema em casa.

Pontos PositivosPontos Negativos
Brilho e nitidez surpreendentesSem Dolby Vision
Design fantásticoPouco conteúdo 8K disponível
HDR espetacular

3. Samsung QN900C

TV Samsung 75" QN900C (2023) SmartTV Neo QLED 8K UHD TyzenOS
TV Samsung 75″ QN900C (2023) SmartTV Neo QLED 8K UHD TyzenOS

Principais características:

  • Tamanho: 65/75/85 polegadas
  • Resolução: 8K Ultra HD
  • Ecrã: QLED
  • HDR: High Dynamic Range 10+ Adaptive (HDR10 Plus Adaptive), High Dynamic Range 10+ Gaming (HDR10 Plus Gaming), Hybrid Log-Gamma (HLG)
  • Nº Portas HDMI: 4
  • Assistentes Inteligentes: Compatível com Google Assistant
  • Smart TV: TizenOS

A Samsung QN900C está merecidamente no topo da gama da marca. Inclui todas as tecnologias de ponta da marca e oferece um desempenho topo de gama com conteúdos SDR e HDR. Quem puder aceder a conteúdos 8K, tanto melhor, mas este televisor faz com que qualquer resolução pareça boa, já para não falar de oferecer alguns dos melhores e mais precisos HDR vistos fora de uma sala de masterização.

O design elegante, a excelente qualidade de construção e as funcionalidades de visualização de topo desempenham o seu papel, além de que a qualidade de áudio também é excelente, graças ao som integrado de 6.2.4 canais com suporte Atmos nativo.

Este impressionante televisor topo de gama é a escolha perfeita para qualquer entusiasta de televisores de cinema.

Pontos PositivosPontos Negativos
Excelente desempenho HDR e excelente processamento de imagemPreço elevado
Áudio fantástico com AtmosSem Dolby Vision
Funcionalidades inteligentes abrangentesQuase nenhum conteúdo 8K

4. LG QNED966

TV LG 75" QNED966 QNED Smart TV 8K
TV LG 75″ QNED966 QNED Smart TV 8K

Principais características:

  • Tamanho: 65/75 polegadas
  • Resolução: 8K Ultra HD
  • Ecrã: QNED
  • HDR: Dolby Vision IQ, HDR Effect, High Dynamic Range 10 Pro (HDR10 Pro), Hybrid Log-Gamma Pro (HLG Pro)
  • Nº Portas HDMI: 4 (Apenas duas portas HDMI 2.1)
  • Assistentes Inteligentes: Compatível com Google Assistant
  • Smart TV: WebOS

Embora a LG QNED966 seja de um range de preço mais baixo que os modelos OLED 8K anteriores, é certamente uma peça impressionante e, para quem quiser todas as vantagens do QNED LG, em resolução 8K, então esta é a TV certa.

A boa notícia é que, se conseguir superar o preço, está a comprar um televisor com um excelente desempenho. A qualidade de imagem é inigualável e é também um dos painéis QNED mais brilhantes do mercado. O som também é muito bom.

Pontos PositivosPontos Negativos
É um QNED Mini LED 8K, algo raro no segmento de topoPreço de segmento de topo
Um dos painéis QNED mais brilhantes
Bom desempenho áudio

5. LG G3 OLED

TV LG 77" Série G3 Gallery Edition OLED evo Smart TV 4K
TV LG 77″ Série G3 Gallery Edition OLED evo Smart TV 4K

Principais características:

  • Tamanho: 55/65/77/83 polegadas
  • Resolução: 4K Ultra HD
  • Ecrã: OLED Evo
  • HDR: Dolby Vision IQ, High Dynamic Range 10 Pro (HDR10 Pro), Hybrid Log-Gamma (HLG)
  • Nº Portas HDMI: 4 (Apenas uma porta HDMI 2.1)
  • Assistentes Inteligentes: Compatível com Google Assistant
  • Smart TV: WebOS

Nada vai bater a imagem que se obtém com a LG G3 OLED EVO. Os contrastes são escuros e profundos, as cores são ricas e vibrantes, e graças ao painel Evo, esta televisão também fica agradável e brilhante.

Além de quatro entradas HDMI 2.1, AMD FreeSync premium, NVIDIA G-Sync e suporte de taxa de atualização variável (VRR) para todas as necessidades de conteúdos da próxima geração, juntamente com suporte para os formatos HDR10, Dolby Vision IQ e HLG, a G3 está também carregado com a melhor versão do sistema WebOS da LG até à data.

Em termos simples: os seus filmes nunca tiveram tão bom aspeto.

Pontos PositivosPontos Negativos
As imagens OLED mais brilhantes de sempreQualidade de som aquém
Contraste e níveis de preto sensacionaisPerda de saturação muito ligeira em cenas escuras
Suporte fantástico para jogos

Cuidados com o som

Mais um ponto essencial na procura de saber como criar uma sala de cinema em casa, que sistema de som deve acompanhar este projeto? Que pontos devem ser tidos em conta? Atente aos próximos pontos.

Características de um bom sistema de som para cinema em casa?

Um bom sistema de som de cinema em casa é essencial para proporcionar uma experiência audiovisual envolvente. Algumas das principais características a ter em conta são:

  • Qualidade do som: A qualidade do som é fundamental. Deve ser clara, nítida e envolvente, permitindo mergulhar no filme ou programa que está a dar.
  • Canais de áudio: Um bom sistema de som de cinema em casa é normalmente composto por vários canais de áudio, como 5.1 (cinco altifalantes e um subwoofer), 7.1 ou mesmo 9.1. Estes canais criam um som surround que melhora a experiência.
  • Subwoofer: Um subwoofer de qualidade acrescenta profundidade e potência aos efeitos sonoros e à banda sonora, proporcionando graves ricos e profundos.
  • Recetor áudio/vídeo (AV): O recetor AV é o coração do sistema de som. Deve ser compatível com os formatos áudio mais recentes, ter potência suficiente para os altifalantes e ser fácil de instalar e utilizar.
  • Compatibilidade com formatos de áudio: É importante certificar de que o sistema é compatível com formatos de áudio de alta qualidade, como Dolby Atmos e DTS:X, para tirar o máximo partido da experiência de som surround.
  • Conectividade: O sistema deve ter várias opções de conetividade, incluindo HDMI, Bluetooth e Wi-Fi, para poder ligar diferentes dispositivos e fontes de áudio.
  • Expansibilidade: Deve-se poder expandir o sistema de som no futuro, se assim o desejar, adicionando mais colunas para um som ainda mais envolvente.

A escolha do sistema de som dependerá, também, do orçamento e do tamanho e design do espaço do seu cinema em casa.

Os melhores sistema de som para cinema em casa

1. Bose 600

Soundbar Bose 600 Preto
Soundbar Bose 600 Preto

Principais características:

  • Sistema de Conectividade: Com e sem fios
  • HDMI: 1
  • Conectividade com App: Sim
  • Comando: Sim
  • C/Subwoofer: Sim

Muito compacto, a Soundbar Bose 600 está esteticamente está muito bem conseguida.

A instalação é extremamente simples: basta ligar à corrente e ao televisor através de um cabo HDMI ARC ou de um cabo ótico, seguir alguns passos simples a partir da aplicação Bose Music e, em apenas alguns minutos, está pronto a funcionar.

É compatível com o Google Chromecast, Apple AirPlay 2 e Spotify Connect, pelo que é fácil reproduzir a partir de qualquer dispositivo móvel ou plataforma de streaming. Por último, mas não menos importante, funciona com a Alexa e o Google Assistant e inclui o Bose Voice4Video, que também o ajuda a controlar a TV (bem como a barra) com comandos de voz.

Pontos PositivosPontos Negativos
Controlo por vozPode ser “pouco” para utilizadores mais exigentes
Conetividade com assistentes inteligentes
Excelentes características de sons

2. Yamaha YHT-1840

Sistema de Som Yamaha YHT-1840
Yamaha YHT-1840

Principais características:

  • Sistema de Conectividade: Com e sem fios
  • HDMI: 4
  • Conectividade com App: Sim
  • Comando: Sim
  • C/Subwoofer: Sim

Um kit de entrada de gama de uma marca de referência: inclui um recetor AV de 5.1 canais com 4 entradas e uma saída compatível com HDR capaz de transmitir vídeo 4K a 60 Hz e conetividade Bluetooth, um sistema de cinco altifalantes com 100 W por canal.

Simples e direto ao assunto. Fica fácil criar uma sala de cinema em casa.

Pontos PositivosPontos Negativos
Som é cristalinoSem entrada USB e sem Bluetooth
Som extremamente equilibrado em mudança de cenas

3. LG S80QR

Soundbar LG S80QR Bluetooth 5.1 620W
Soundbar LG S80QR Bluetooth 5.1 620W

Principais características:

  • Sistema de Conectividade: Com fios e sem fios
  • HDMI: 2
  • Conectividade com App: Sim
  • Comando: Sim
  • C/Subwoofer: Sim

O LG S80QR oferece 5.1 canais para um som potente e envolvente de alta qualidade. É capaz de descodificar bandas sonoras Dolby Digital e DTS. Além disso, é facilmente configurável, permitindo a ligação simultânea vários dispositivos.

A própria base tem controlos integrados para ajustar de forma independente o volume de das colunas e do subwoofer. Inclui também um pequeno botão com o qual podemos controlar todos os parâmetros.

Uma soundbar que faz jus à marca LG.

Pontos PositivosPontos Negativos
Diferentes descodificadores de somFunciona melhor com LG
Diversas colunas e pontos de som

4. Logitech Z906 5.1

Logitech Speaker Surround Sound Z906 5.1
Logitech Speaker Surround Sound Z906 5.1

Principais características:

  • Sistema de Conectividade: Com fios
  • HDMI: N/A
  • Conectividade com App: Sim
  • Comando: Sim
  • C/Subwoofer: Sim

O Logitech Z906 5.1 é muito versátil e tem certificação Dolby e DTS. Tem várias entradas de áudio e pode ligar não só uma consola ou um televisor, mas também outros dispositivos.

Em termos de potência, oferece 500 watts RMS. As colunas são autoalimentados e a qualidade é muito boa. Vale a pena mencionar que existe um módulo externo que permite controlar facilmente o sistema de áudio.

Por outras palavras, mais uma excelente opção na hora de ter em conta como criar uma sala de cinema em casa.

Pontos PositivosPontos Negativos
Várias entradas de ligaçãoPode ser, em certos casos, para um uso mais específico
Colunas autoalimentadas
Modelo externo para outro tipo de sistema de áudio

5. Klipsch HDT-600

Sistema de Som Klipsch HDT-600
Klipsch HDT-600

Principais características:

  • Sistema de Conectividade: Com e sem fios
  • HDMI: 1
  • Conectividade com App: Sim
  • Comando: Sim
  • C/ Subwoofer: Sim

Última sugestão de como criar uma sala de cinema em casa e logo uma opção “quase” profissional. É verdade, o sistema de cinema em casa Klipsch HDT-600 tem características que fazem inveja a sistemas mais avançados.

É um sistema que possui quatro colunas de alto brilho, incluindo um canal central e um subwoofer. Sendo que cada um,  inclui a tecnologia exclusiva de altifalantes Klipsch.

Este sistema de cinema em casa tem dimensões adequadas para diferentes locais.

Também possui um woofer de 8 polegadas com disparo descendente e composto de fibra. Finalmente, tem um amplificador com uma leitura de 100 watts.

Pontos PositivosPontos Negativos
Desempenho sonoro extremamente bomO espaço para alojar “tanto” equipamento tem de ser bem pensado
Boa relação qualidade/preço

Conclusão

Com efeito, saber como criar uma sala de cinema em casa é definitivamente uma aventura! No entanto, com as dicas certas passará de um sonho a uma realidade.

Para isso, nada como analisar os diferentes pontos abordados neste guia e adaptar à realidade aí de casa.

Mesmo que o orçamento e o espaço possam ser uma dúvida, nada como procurar e analisar diferentes equipamentos.

Dito isto, temos a certeza que o próximo filme aí em casa terá outro sabor a pipocas!

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários