Capacete de moto: tudo o que precisas de saber antes de comprar

Se andas de moto ou se estás a pensar em adquirir uma, já sabes que o uso de um capacete adequado é, não só, importante para a tua segurança, como também obrigatório quer seja para o motociclista como para o passageiro.

Saber escolher o capacete de moto ideal é importante para o teu conforto, como também para a tua segurança. Para ajudar-te  na escolha, preparámos uma lista com tudo o que precisas de saber antes de comprares!

 

Lê também: 12 dicas e itens para organizar o melhor acampamento
Lê também: 8 presentes para gamers a sério

 

Homologação

Antes de efetuares a compra do teu capacete de moto, deves procurar nele a etiqueta que certifica a homologação. Esta etiqueta comprova que o capacete está de acordo com as normas de segurança e que foi submetido com sucesso a todos os testes de velocidade, choque e segurança e que o seu fabrico está sob controlo permanente.

Escolher um capacete homologado é garantir que estará melhor protegido em caso de acidente!

 

Tamanho adequado

Para ser efetivamente seguro e confortável, o capacete deve obrigatoriamente estar justo à cabeça. Para saberes qual é o tamanho ideal do capacete que deves comprar, passa uma fita métrica em volta da cabeça, na altura da testa. Por exemplo, caso a circunferência da tua cabeça seja 58 cm, teu número de capacete será 58, ou seja, tamanho M.

Vê a tabela abaixo para descobrires qual é o tamanho do capacete de moto que deves comprar!

Capacete de moto: tudo o que precisas de saber antes de comprar

Lembra-te que a parte posterior do capacete deve ficar bem próxima do pescoço e à parte anterior à testa. O ideal é que não passe o polegar entre o capacete e a cabeça.

 

Modelos

Existem cinco diferentes tipos de capacetes. Vê qual deles é melhor para ti!

• Aberto: protege o crânio, mas não protege o pescoço e nuca. Oferece geralmente uma proteção de plástico para o rosto.

• Modular: protege o crânio, o pescoço e a nuca. Tem uma proteção de plástico mais ampla que pode ir até ao queixo. Sua viseira permite levantar toda a parte frontal.

• Integral: tal como o nome indica, garante uma proteção total, sendo o mais seguro para ser usado. Protege as orelhas, o pescoço, a nuca e tem uma proteção frontal que permite proteger o rosto, incluindo o queixo.

• Trial ou Offroad: capacete aberto, pois são usados normalmente com óculos. Permite uma melhor visibilidade lateral.

Após teres o capacete nas mãos, experimenta-o, roda o pescoço em várias direções, faz diferentes movimentos e confirma se o capacete que compraste não bloqueia nenhuma mobilidade.

 

Usar com óculos

Alguns capacetes são muito confortáveis… até ao momento de o usar com óculos. Por isso, mesmo que não uses óculos para corrigir a visão, lembra-te de experimentar o capacete com óculos de sol.

 

Forro

O forro do capacete deve ser confortável, absorver bem o suor e ter uma boa capacidade de respiração. Por isso, prefire um modelo com forros removíveis para que possa facilmente ser lavado.

 

Viseira

Normalmente, as viseiras feitas com um plástico mais grosso e com tratamento antirrisco duram muito mais que as feitas com outros materiais. Para além disso, opta por um capacete que permita a substituição da viseira, pois isso ajuda a mantê-la sempre em perfeitas condições, sem rachaduras ou arranhões que possam atrapalhar a visão enquanto andas de moto.

 

Já escolher o teu capacete de moto? Temos mais de 2400 modelos para ti!

 

Check list antes de comprar

– Confirma se o capacete é homologado e respeita todas as normas de segurança;
– Faz a tua escolha consoante a medida da tua cabeça;
– Avalia se o capacete não interfere com o uso de óculos e se não é muito pesado;
– Se vais comprar um capacete de moto para usar numa viagem longa, lembra-te de usá-lo alguns dias antes para evitar qualquer tipo de desconforto;
– Se optares por um capacete com viseiras escuras, fica a saber que este modelo será apenas para a circulação diurna.

 

Cuidados com o capacete de moto

– É recomendado a substituição do capacete de moto de cinco em cinco anos. Após esse período, a fadiga natural dos materiais que o compõem podem comprometer o poder de absorção de impacto e, consequentemente a tua segurança ao andar de moto;
– Se o capacete sofrer uma pancada, pode haver uma compressão interna, que prejudica a sua capacidade para absorver choques quando necessário. Por isso, mesmo que tudo pareça normal no exterior do capacete, alertamos-te a trocá-lo caso tenhas sofrido algum tipo de acidente.

 

Já sabes qual é o capacete de moto que vais comprar? Conta-nos nos comentários abaixo!

 

Partilha com os teus amigos!
  • 12
  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •