Cadeiras Auto que tecnologias de Segurança preciso? Qual o grupo que escolho!?

Vivemos numa época em que damos especial atenção à segurança especialmente à segurança dos nossos filhos. Porém com tanta oferta novas tecnologias e tudo mais que os novos pais tem que aprender torna-se complicado.

Por isso decidimos fazer um pequeno artigo que visa simplificar a vida a quem vai agora procurar uma cadeirinha para bebé/crianças.

Nos últimos anos temos assistido a um boom de novas tecnologias e normas que visam aumentar a segurança dos mais pequenos. O que acontece é que fica cada vez mais complicado para os novos pais perceberem o que devem comprar.

Antes de mais vamos ver que cadeira comprar de acordo com idades e necessidades e em seguida vamos explicar coisas como isofix e i-Size.

Diferentes Grupos de cadeiras auto

Classificação de grupos

É vulgar ver no nome de uma cadeirinha de bebé algo como 0+, esta é a designação de grupo que vai corresponder a uma certa idade, peso e medida. Abaixo podem ver todos os grupos.

 

Grupo 0+ – Do nascimento aos 15 meses (40cm a 75cm)

Grupo 0+/1 – Do nascimento aos 4 anos (40cm a 105cm)

Grupo 1 – De 1 ano aos 4 anos (70cm a 105cm)

Grupo 1/2/3 – De 1 ano aos 12 anos (70cm a 150cm)

Grupo 2/3 – Dos 4 anos aos 12 anos (100cm a 150cm)

 

As cadeiras auto pertencem a um destes grupos mas como alguns se sobrepõem complica na hora de escolher. Vamos então tentar perceber que compra faz sentido em cada caso.

Grupo 0+

Conhecido como baby cock ou carrier são leves têm uma pega e são fáceis de transportar de casa para o carro. Podem ser acoplados a um sistema de carrinho de bebé sem perturbar o sono do seu bebé. Estas cadeiras são sempre instaladas viradas para trás.

 

O aspecto negativo é que devido à sua diminuta dimensão estes tem uma vida menor e devem ser substituídos mais rapidamente. Comprar uma destas faz sentido quando adquirida com um conjunto modular com uma base que se adapte ao próximo estágio ou mesmo quando adquirida com um conjunto de carrinho.

Grupo 0+/1

Bastante mais pesados que os anteriores, tornou-se num grupo bastante popular no últimos anos pois garante o maior tempo possível de posição virada para trás que é considerada mais segura e a maioria das cadeirinhas para bebés modernas deste grupo permite a rotação da mesma de forma a facilitar a embarcação.

 

Podem ser adquiridas assim que o carrier se torna demasiado pesado.

Devido ao seu maior peso estas cadeiras normalmente ficam instaladas no carro de forma mais permanente.

Grupo 1

Se adquiriu aquele sistema modular que falamos acima é aqui que capitaliza essa compra. Apesar de ter uma maior restrição em termos de tempo de vida, por outro lado adapta-se melhor à idade do seu bebé visto que não tem que fazer concessões para adaptabilidade.

 

Maioria das bases vai permitir a já falada e tão cómoda capacidade de rotação, este é também um produto que ficará a maioria do tempo instalado no carro. É a escolha natural para o segundo passo num sistema modular.

Grupo 1/2/3

Uma excelente solução para famílias com mais que um filho e até mais pessoas envolvidas na educação das crianças como avós e tios. É um sistema que cobre todas as idades desde que deixam o grupo 0+ e que se adequa a mudar de carro com frequência.

 

Aos 4 anos converte em cadeira para criança e acompanha a mesma até aos 12 anos. É menos adequado em cada uma das idades mas é de longe a solução mais versátil.

Grupo 2/3

Estas cadeiras não encaixam em isofix e outros como os grupos anteriores, são para crianças maiores e utilizam cintos de segurança. Actuam mais como um booster com apoio de cabeça e protecção lateral.

São opção para quando as crianças crescem mas ter em atenção que as crianças estarão mais seguras com um arnês como figuram os anteriores grupos, quanto mais tarde o deixarem melhor.

 

E assim fica a nossa breve explicação e desmistificação dos grupos de cadeiras auto para crianças. Agora vamos tratar das questões de segurança e palavras associadas.

Isofix

O que é o Isofix?

O nome ISOFIX significa International Standards Organisation Fix e pretende ser um padrão de alta segurança para Cadeiras Auto. Com o Isofix o objectivo é ter um sistema universal muito embora isso ainda não seja uma realidade é o caminho futuro.

Este é um sistema de ancoragem das cadeiras nos automóveis que em vez de utilizar o cinto de segurança, para prender o assento, utiliza um ponto de fixação instalado no próprio automóvel. Este sistema visa tanto uma maior facilidade na instalação como a redução dos erros de montagem.

 

Instalação isofix

 

Embora seja distinto em diferentes pontos do mundo o objectivo é sempre o mesmo e caminhamos para cada vez mais estar uniformizado. Na Europa todos os carros produzidos após 2014 são obrigados a integrar este sistema.

Na Europa, o Isofix é feito para os grupos 0+/1 (do nascimento aos 4 anos), enquanto o grupo 2/3 (dos 4 aos 12 anos) utiliza o sistema Isofit.

Desenvolvido por uma marca de equipamentos para crianças (Britax-Romer) em conjunto com um fabricante de automóveis (Volkswagen), com o seu lançamento a ser feito em 1997. Tem sofrido uma constante actualização e hoje em dia no nosso país é obrigatório para todos os automóveis produzidos a partir de 2014.

Como funciona o Isofix?

É importante perceber que nem todos os carros estão preparados para a cadeirinha Isofix. É necessário verificar a compatibilidade no manual de instruções do veiculo.

Um dos factores que propulsionou esta tecnologia  foram as estatísticas que demonstravam que dois terços das cadeiras auto eram instaladas de forma incorrecta. Assim sendo a premissa do Isofix é garantir que as cadeiras auto são correctamente instaladas aumentando a segurança das crianças.

O funcionamento é muito simples , os carros preparados para esta medida tem já instalados pontos de fixação na parte de baixo, a cadeira encaixa nos mesmos através de algo como uns clips. A montagem é simples e fica segura.

 

Base isofix

Existem alguns sistemas diferentes que se denominam por isofix:

• Universal – Utiliza um ponto de ancoragem superior ou um suporte inferior para além dos pontos de fixação no assento. Para utilização com a cadeira auto virada para a frente. Este sistema deve ser compatível com a maioria dos carros modernos.

• Semi Universal – à semelhança do anterior, utiliza também ponto de fixação superior ou suporte, pode ser com utilização virada para a frente ou para trás, não é compatível com todos os carros (verificar compatibilidade antes da aquisição).

• Especifico por veiculo – utiliza apenas os pontos de fixação do assento para fixar a cadeira auto. Como o nome indica é especifico de cada veiculo.

Conclusão

O Isofix garante uma instalação mais fácil, mais rápida e com garantia de maior segurança. Por outro lado não é ainda algo completamente universal e é necessário confirmar sempre as compatibilidades.

 

I-Size

I-size é o regulamento de segurança Europeu para Cadeiras Auto para criança (ECE R129). Introduzida  em Julho de 2013 visa melhorar o sistema de encaixe das cadeiras auto para criança, melhorar a segurança em termos de impactos laterais e manter as crianças mais tempo com as cadeiras viradas para trás (até aos 15 meses).

Este regulamento é apenas aplicável a cadeiras com isofix e todos os produtos com I-size deverão encaixar na maioria dos carros com isofix. Esta medida também implica escolher uma cadeira com base no comprimento da criança ao invés do peso.

 

Porquê que o i-Size é mais seguro para o meu fillho?

– Protecção extra para o pescoço e cabeça.

– Os bebés até 15 meses ficam virados para trás. Isto porque numa colisão frontal dissipa uma grande parte do impacto. Anteriormente as crianças podiam ser colocadas viradas para a frente a partir dos 9 a 12 meses de idade o que se verificou que era insuficiente.

– Tem que usar isofix que faz com que a cadeira auto para crianças encaixe devidamente no seu carro. Melhor encaixe garante menos erros e é compatível com a maioria dos carros com isofix.

– Standards de impacto lateral, reforço das protecções laterais de forma a garantir maior segurança em caso de impacto lateral.

 

Idades diferentes, ambas viradas para trás i-Size

Preciso de ter uma cadeira com i-Size?

A resposta simples é não. Neste momento não é de todo obrigatório muito embora o previsto é que venha a ser no futuro. Por enquanto se tem uma cadeira auto que esteja de acordo com a anterior legislação, não tem que fazer qualquer upgrade.

 

Sensorsafe, mais segurança!

Sensorsafe é uma nova tecnologia, desenvolvida pela marca Cybex, que pretende levar para outro nível a segurança das crianças quando viajam de carro.

 

 

Sensorsafe

Como o nome indica esta tecnologia baseia-se na colocação de vários sensores na cadeira auto de forma a fazer diferentes leituras a partir das quais vai agir. Instalado no arnês da cadeira liga directamente ao seu smartphone. Vai receber uma notificação se a criança tirar o cinto, se a temperatura estiver demasiado alta ou demasiado baixa, pode ver se a criança está sentada à demasiado tempo e mesmo se esta por alguma razão fica para trás.

Este não é um sistema fundamental de segurança mas na verdade traduz aquilo que é o dia a dia moderno gerando várias informações que ajudam os pais a tomar melhores decisões.

 

 

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João Correia
Gestor de Conteúdos no KuantoKusta, Techie entusisasta por PC building e fã acérrimo de videojogos.
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