Técnica de cultivo ou forma de arte? Cuidar de um bonsai é um pouco das duas coisas.

Esta é uma técnica milenar e simultaneamente forma de arte. São um elemento decorativo e um companheiro para a vida. Assim é o bonsai, dá mais vida e serenidade a qualquer espaço.

Seja dentro de casa ou ao ar livre, para um pequeno escritório ou como peça central de uma sala de estar, há tipos de bonsai para qualquer divisão e estilo de vida.

Então, o que são exatamente? Qual o seu significado e como cuidar de um bonsai?

Tabela de Conteúdos

O que são as plantas bonsai e qual o seu significado?

Bonsai é uma forma de arte ancestral que utiliza técnicas de cultivo para produzir árvores em miniatura, e que imitam a aparência das mesmas espécies em tamanho natural.

     
Descobre mais de 150 Bonsais que vão dar serenidade a qualquer espaço.

Mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

A palavra bonsai é um termo originário do japonês e chinês que, traduzido literalmente, significa “árvore em vaso”.

Surgiu na China há mais de 2000 anos e foi evoluindo ao longo do tempo sob a influência do budismo zen japonês. 

São as condições certas de cultivo que convertem uma espécie de árvore num bonsai. E, por isso, a importância de saber as particularidades de como cuidar de um bonsai.

O segredo é:

  • a escolha do recipiente;
  • a arte da poda;
  • a irrigação do solo para restringir a capacidade de crescimento das raízes;
  • a sua obtenção de alimentos.

Um bonsai é assim uma entidade viva, que vai crescendo com a atenção e cuidado do dono. Se for bem tratado, um bonsai pode ser um companheiro de longa data.

Em alguns casos, chegam a viver centenas de anos – o mais antigo tem cerca de 800 anos. Por isso, pode ser também uma herança familiar, transmitida de geração em geração.

Não admira que sejam tão populares em todo o mundo e que lhes sejam atribuídas propriedades místicas.

Há muito que os bonsais fazem parte do Feng Shui pela sua capacidade de atrair boas energias. Como foco de serenidade, conversa e saúde, um Bonsai pode rapidamente espalhar alegria.

Pode equilibrar uma casa ou escritório, enquanto pede nada mais do que um pouco de amor e atenção.

Que tipos de bonsai existem?

Praticamente qualquer árvore ou arbusto pode ser criado como uma árvore bonsai. No entanto, algumas espécies são mais adequadas para o cultivo como bonsai do que outras.

Bonsai Figueira 12 Anos
Bonsai Figueira 12 Anos

Um dos tipos mais comuns é o Bonsai de Figueira (Ficus), pertence à família das plantas amoreiras (Moraceae).

A maioria das árvores de bonsai de Ficus pode produzir raízes aéreas no habitat natural, que são frequentemente apresentadas em criações de bonsai atraentes.

As folhas da maioria têm pontas especiais a partir das quais a água da chuva escorre. As folhas podem ser de tamanhos muito diferentes, entre 2 e 50 cm de comprimento. Os troncos têm geralmente uma casca cinza suave.

Bonsai Juniperus Sabina Tamariscifolia 5 Anos
Bonsai Juniperus Sabina Tamariscifolia 5 Anos

Vale a pena destacar também o Bonsai de Junípero (Juniperus)um dos tipos de maior dimensão. A folhagem varia do verde azulado escuro ao verde claro, e pode ser em forma de escamas ou agulhas.

No entanto, o junípero não consegue viver dentro de casa. Esta espécie deve ser colocada ao ar livre, durante todo o ano, num local com muita luz direta do sol.

Algumas espécies mudam a cor da sua folhagem durante os períodos mais frios para um castanho arroxeado, o que está ligado ao mecanismo de proteção contra geadas. Na primavera, voltam a ficar verdes.

Como cuidar de um bonsai?

As espécies mais fáceis de cultivar são resistentes e capazes de se adaptar em qualquer casa. Os bonsais, tal como as suculentas, são plantas que necessitam de alguns cuidados especiais.

No caso, um pouco de sol, água, e uma pitada ocasional de fertilizante é tudo o que é necessário para manter um bonsai feliz e saudável. Em troca, o bonsai vai dar um pouco mais de vida, paz e beleza à sua casa.

Como cuidar de um bonsai pode ser resumido em 7 dicas essenciais.

1. Regar o bonsai com frequência

falta de água é uma das principais causas de morte destas árvores.

Os bonsais requerem mais água do que a maioria das plantas de tamanho equivalente. Se o solo estiver seco ao toque, o bonsai precisa de água — e é importante regar até começar a pingar pelos furos de drenagem do seu vaso.

2. Saber podar é o segredo

A poda é o que permite ao bonsai manter a sua estatura diminuta e é uma parte essencial dos cuidados a ter para moldar a planta de uma forma esteticamente agradável, mas também incentivar um forte crescimento nas áreas certas.

remoção de ramos e folhas permitirá que a luz e o oxigénio cheguem ao bonsai, e ajudarão a árvore a manter o tamanho certo.

Este deve ser um cuidado praticamente diário, uma vez que as árvores bonsai crescem num espaço limitado.

3. Escolher um local com temperatura amena

Nem muito quente, nem muito frio, as árvores bonsai não gostam de extremos.

Devem estar num local temperado que obtenha muita luz solar, e um pouco húmido, pois o ar seco pode danificá-los.

4. Solo com boa circulação

Da mesma forma que a temperatura deve ser média, o mesmo se aplica à humidade do solo.

Embora deva conter um pouco de água, é importante que o solo não retenha muita humidade, pois isso irá sufocar o sistema e pode até gerar doenças que colocam o bonsai em risco.

5. Utilizar fertilizantes próprios para bonsai

Muitas empresas produzem fertilizantes especificamente para árvores bonsai.

Esta pode ser uma ótima ferramenta para ajudar a garantir que o seu bonsai recebe todos os nutrientes essenciais de que precisa.

6. Começar por um bonsai pequeno

Se é a primeira vez que se vai cuidar de um bonsai, uma árvore relativamente pequena será o ideal.

Para além de mais fácil de tratar, requer também um menor investimento. Depois, com a experiência, pode avançar-se para um bonsai maior e mais complexo.

7. Usar utensílios de jardinagem certos

Para cuidar do bonsai de forma prática, vai precisar dos utensílios de jardinagem certos. Um pequeno par de tesouras de poda é essencial, assim como um regador – de preferência que permita medir a quantidade de água.

Se o seu bonsai estiver dentro de casa, provavelmente também vai querer algum tipo de tapete ou cobertura para colocar entre o recipiente e a superfície em que se encontra.

Um medidor de pH para garantir que a árvore recebe luz suficiente e que o solo tem o nível certo de acidez.   

Bonsai, arte em estado vivo

A arte milenar do Bonsai tem por base um profundo respeito pela natureza, e permanente aperfeiçoamento para saber tudo sobre como cuidar de um bonsai.

Quase 2000 anos depois de ter sido criada, esta técnica continua a surpreender e traz serenidade, paz e conforto a qualquer espaço.

Seguindo estas dicas traz-se o espírito do oriente para a sua casa.

Autor

Lisboeta de coração e portuense de espírito. É surfista de ondas pequenas, e adora ir à aventura. Diz que não há nada melhor do que boa companhia, mas não dispensa os momentos a sós, a ler ou estudar sobre investimentos e marketing. O hobby do momento? Viajar!

Comentários