A maior e melhor altura de compras de todo o ano está quase quase aí: a Black Friday. É a maratona de saldos do ano e inaugura a temporada de compras de Natal.

Mas é também sinónimo de muitos anúncios de rádio e de televisão, de caixas de correio cheias de folhetos promocionais, de e-mails especiais a caírem constantemente na caixa de entrada, de posts patrocinados nas redes sociais e de incontáveis “Compre já”!, “Aproveite!”, “Não deixe escapar!”. Um burburinho que se prolonga pelo fim de semana e culmina na Cyber Monday.

É tal a publicidade e a azáfama que se torna difícil manter o foco e ter a certeza de estar a comprar ao melhor preço. Para tirar o máximo proveito da Black Friday só há uma tática possível: estar bem informado.

Para ajudar na preparação e recolha de informação para esta época do ano seguem-se 6 ferramentas essenciais para se preparar para a Black Friday 2023.

Tabela de Conteúdos

6 ferramentas essenciais para aproveitar a Black Friday em 2023

Fazer uma lista do que é necessário comprar, realizar uma pesquisa ampla dos preços antes do evento, acompanhar a evolução dos preços, conhecer as marcas e as lojas que vão aderir ao evento e estar a par das suas políticas de trocas, devoluções e portes de envio.

O KuantoKusta disponibiliza ferramentas que serão muito úteis nesta demanda por informações rigorosas. Nomeadamente:

1. Adiciona os teus produtos à lista de favoritos (whishlist)

Praticamente todos os sites dispõe de uma lista de favoritos e no site do KuantoKusta também é possível criar uma lista dos produtos a adquirir nesta Black Friday.

É tão simples como clicar no ícone “coração” que surge junto aos itens pesquisados. Automaticamente, o produto ficará guardado na secção de “Favoritos” na área pessoal do utilizador.

Uma lista bem estruturada dos produtos pretendidos é meio caminho andado para compras bem-sucedidas.

2. Acompanha o histórico de preço

Nos dias que antecedem a Black Friday, é prática comum as lojas aumentarem os preços de certos produtos para, no dia, o desconto parecer legítimo e bom demais para deixar escapar.

Neste aspeto, o KuantoKusta dá uma ajuda preciosa. Como o primeiro comparador de preços em Portugal, todos os preços dos mais importantes intervenientes no retalho nacional passam pelo site. Além disso, é possível conhecer a evolução desses preços e descobrir com confiança e rigor se as lojas fazem descontos reais e vantajosos.

ferramenta histórico de preços acompanha as variações do valor de qualquer produto num período de até 90 dias.

Dica extra: Descobre as nossas dicas para aproveitar a Black Friday sem dramas e começa a preparar-te o mais cedo possível para começares a controlar os preços e para aproveitares esta época da melhor forma.

3. Define alertas de preço

Para além da lista dos produtos favoritos para esta Black Friday, é importante definir um orçamento para cada um dos itens selecionados. Aqui entra o nosso Alerta de Preços.

Esta ferramenta notifica o consumidor por e-mail sempre que os preços baixam. Todos os alertas criados ficam visíveis na área pessoal do utilizador, ordenados por data ou nome, e o valor definido pode ser editado a qualquer momento.

Ativar este recurso é tão simples como clicar no ícone “sino” na ficha do produto do site KuantoKusta.

4. Subscreve a nossa Newsletter

Subscrever a newsletter do KuantoKusta significa ser o primeiro a ficar a par de todas as novidades que as marcas preparam para a Black Friday 2023.

Saber com antecedência que produtos estarão em promoção, facilita a tarefa de confirmar se representarão, de facto, boas oportunidades de compra. Por outro lado, é frequente as marcas oferecerem condições especiais extra para os primeiros clientes a chegar aos estabelecimentos.

Algumas lojas online optam mesmo por dar acesso antecipado a certas promoções aos primeiros contactos que se registarem nas suas campanhas de Black Friday.

5. Acompanha o KuantoKusta Blog

De guias de compras a checklists, de dicas a recomendações para aproveitar a Black Friday, o blog do KuantoKusta reúne conteúdo verdadeiramente útil para aproveitar este dia sem fraudes, enganos ou arrependimentos.

6. Aproveitar as facilidades de pagamento nas lojas do marketplace do KuantoKusta!

Um conselhoRegistar-se como utilizador no KuantoKusta. Fazer o registo antecipadamente ajuda a que toda a experiência seja mais fácil, rápida e cómoda.

Além disso, existe ainda a possibilidade de recorrer a pagamentos fracionados e financiamento para pagar.

Dicas extra!

Comprar online alia comodidade e praticidade. No entanto, é importante manter os olhos bem abertos. Esta dica final resume alguns dos conselhos da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, a Deco, para compras online seguras e sem percalços:

A Deco aconselha a pagar as compras online por referência multibanco ou contra entrega, pois são formas de pagamento em que não há partilha de dados. Além disso, a contra entrega dá a oportunidade de verificar se o recebido é, de facto, o pretendido.

No caso dos pagamentos com cartão online, é recomendado não dar mais informação do que a necessária para a transação e verificar se todos os custos associados, como taxas e portes de envio, estão refletidos no preço anunciado.

A associação também recomenda a compra em lojas online conhecidas e credíveis. As plataformas de e-commerce têm que ter a identificação do vendedor, com denominação social, endereço físico, número de telefone e e-mail. Só assim há a garantia de ter onde e como reclamar se algo não correr bem.

No caso das lojas nas redes sociais, aconselha-se a fazer uma pesquisa mais alargada e perguntar a amigos, conhecidos ou em fóruns informações sobre a experiência de compra.

Por último, a Deco salienta a importância de conhecer as políticas de trocas ou devoluções, assim como os métodos de envio, de cada loja online, de modo a evitar eventuais surpresas.

Já agora, relembramos que, nas compras online, vigora o direito de devolver o produto no prazo de 14 dias (prazo de livre resolução). Nas lojas físicas, o comerciante não está obrigado a receber devoluções (exceto em caso de defeito, por exemplo).

Resumo

Para uma Black Friday verdadeiramente vantajosa, a informação é a melhor arma. E as ferramentas do KuantoKusta são as munições certas. Por isso, venham daí os maiores e mais irresistíveis descontos e boas compras!

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

1 Comment

Comentários