Aqui está uma oportunidade para descobrir como fazer uma árvore de Natal com material reciclado, passo a passo, e começar uma nova tradição natalícia de poupança e sustentabilidade.

Este artigo é para quem procura inspiração para um Natal mais ecológico e criativo, sem grandes custos. Aqui encontra-se toda a inspiração e mais alguma, para fazer uma árvore de Natal com material reciclado, passo a passo. 

A época natalícia é uma das mais especiais do ano, mas é também a altura de procurar alternativas de consumo mais conscientes e económicas.

Criar uma árvore de Natal com material reciclado é uma forma de ter uma quadra mágica sem gastos avultados e com diversão e criatividade em família – e o resultado pode ser surpreendente.

Porquê fazer uma Árvore de Natal com material reciclado?

O Natal é uma das épocas do ano em que se observa um consumo excessivo e nada sustentável.

Há maior produção de lixo e de resíduos, como papel de embrulho, caixas de presentes, pilhas, embalagens alimentares, entre muitos outros, que muitas vezes nem são reciclados (como se pode ver nas ruas no dia seguinte).

Cabe a cada um combater esta situação com pequenas ações para tornar o Natal mais sustentável, e um bom exemplo é criar árvores de Natal com materiais reciclados!

Mas os benefícios não se esgotam na sustentabilidade. Ao fazer a própria árvore de Natal estamos a poupar, uma vez que apenas são necessários materiais que normalmente já existem em todas as casas.

Além disso, fazer uma árvore de Natal com material reciclado é uma oportunidade para envolver toda a família numa atividade divertida.

Mas é, acima de tudo, uma forma de incutir hábitos de sustentabilidade ambiental nos mais pequenos e valores importantes de cidadania que os acompanharão ao longo de vida.

6 Sugestões de árvores de Natal com materiais reciclados

Este ano o Natal pode ser mais ecológico e amigo do ambiente!

Para isso, são necessários apenas alguns materiais usados, que normalmente há na maioria das casas, e deixar a imaginação fluir. Estas são 6 sugestões para o conseguir.

1. Árvores de Natal de rolhas de cortiça

E se, sempre que se abre uma garrafa de vinho, estivesse a contribuir para o ambiente? Para isso, devem-se guardar as rolhas para a árvore de Natal.

Para além de sustentável, fica também com um aspeto mais artesanal. Basta agrupá-las de acordo com a dimensão desejada, e fixar uma fita de cetim ao redor. Depois, pode ser personalizada com os enfeites preferidos.

2. Árvores de Natal de livros

Esta é uma forma original de juntar a paixão pela leitura com a decoração natalícia. E quem não tem livros em casa? Aqui está uma ideia simples e original para criar uma árvore de natal com material reciclado!

Com esta sugestão, é possível construir pilhas de acordo com o formato e o tamanho procurado, e adicionar os enfeites do ano anterior. Uma opção criativa que irá surpreender familiares e amigos.

3. Árvores de Natal de papel

Reutilizar papel e cartão, como jornais, revistas ou caixas de ovos, e combinar diferentes formas e cores é uma excelente forma de criar uma árvore de Natal.

Poderá ser decorada com tinta, purpurina, adesivos, recortes ou outros adereços, sendo excelente para fazer em grupo.

4. Árvores de Natal de garrafas

As garrafas de vidro ou de plástico podem ser usadas para fazer árvores de Natal.

Para tal, basta aproveitar as garrafas e colocar a decoração natalícia no interior. É uma boa forma reutilizar plástico que iria para o lixo.

Efeites de Natal para decorar a mesa de jantar!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

5. Árvores de Natal de cápsulas de café

Para quem aprecia café, esta é uma das sugestões mais práticas para criar uma árvore de Natal.

Como preparação, é importante guardar as cápsulas de cores diferentes. Este material também serve para fazer diversas decorações como o presépio, anjos ou bolas. Além de original e bonita, é uma ideia que ajuda o meio ambiente.

6. Árvore de Natal com rolos de papel higiénico

Por fim, criar uma árvore de Natal com rolos de papel higiénico é outra solução prática, económica e original para surpreender com a decoração desta época. Só é preciso algum tempo para guardar os rolos todos que se ião utilizar na árvore!

Mais: é uma experiência divertida para fazer em família, que explicamos em detalhe com um passo-a-passo simples de acompanhar.

Como fazer uma árvore de Natal com rolos de papel higiénico: passo a passo

Este ano, vale a pena experimentar algo diferente na decoração natalícia, e fazer uma árvore de Natal DIY em família e de forma divertida.

Material 

Passos a passo para criar uma árvore de Natal com material reciclado:

  1. Dispor a primeira fila de rolos de papel e fazer cada nível acima com um rolo de papel a menos. A quantidade de rolos vai depender do tamanho desejado, mas a montagem é a mesma. Se a primeira fila tiver 9 rolos, são necessários 45 no total.
  2. Pintar os rolos com tinta em spray verde, menos os rolos destinados ao tronco.
  3. Fazer a primeira linha da árvore, colando os lados dos primeiros 9 rolos.
  4. Juntar as linhas seguintes, colando os restantes rolos, com um a menos em cada linha até chegar ao topo.
  5. Por fim, decorar a árvore. Usar clipes para prender bolas de Natal no interior de cada rolo. Criar padrões de cores com as bolas, e alternar com outros adereços, como anjos de tecido ou renas de madeira. Dar um toque final envolvendo a árvore de Natal com fitas decorativas ou com enfeites de neve.

Usando materiais simples e económicos, é fácil criar uma árvore de Natal original e surpreendente, enquanto se ajuda o planeta recorrendo reutilizando material e recorrendo a artesanato reciclável.

3 Dicas essenciais para um Natal mais ecológico

Para além da árvore de Natal, é possível tornar esta época ainda mais especial para a família, e para o planeta, reciclando e reutilizando.

Reciclar

Garantir que todas as embalagens são colocadas nos respetivos ecopontos é o primeiro passo para um Natal mais sustentável.

Muitos dos presentes são embrulhados em cartão e (infelizmente) ainda em plástico. A nossa parte é colocá-los nos ecopontos azul e amarelo, respetivamente.

Não reciclas? Ainda vais a tempo!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

Reutilizar

Os laços e a fita-cola não são recicláveis e não devem ser danificados na altura de abrir as prendas, para poderem ser reutilizadas no próximo Natal.

Se estes cuidados forem alargados também aos envelopes, às embalagens e às decorações de Natal, ainda melhor.

Reaproveitar

Mesmo com a preocupação de comprar apenas as quantidades necessárias, é natural que sobre bastante comida. Reaproveitar as sobras e fazer novas receitas para o dia seguinte, como a deliciosa roupa-velha. Também é possível congelar ou fazer uma doação a instituições de solidariedade social que aceitem refeições.

Agora sim… que comece o espírito natalício!

Com estas sugestões, a estrela de Natal será a sustentabilidade. Agora vai ser possível criar momentos únicos de partilha com a família, e envolver todos, miúdos e graúdos, para fazer a árvore de Natal com material reciclado!

É uma boa oportunidade para pôr em prática a criatividade e reforçar os laços afetivos, nesta época repleta de magia.

Feliz Natal!

Autor

Lisboeta de coração e portuense de espírito. É surfista de ondas pequenas, e adora ir à aventura. Diz que não há nada melhor do que boa companhia, mas não dispensa os momentos a sós, a ler ou estudar sobre investimentos e marketing. O hobby do momento? Viajar!

Comentários