Quando se aproximam os meses mais frios do ano, com eles vem a necessidade de aquecer a casa. A pensar nisso, para pessoas que estão à procura de um novo aquecedor e estar a par de dicas para o lar, nomeadamente, poupanças de energia, este artigo pretende ser um guia com os aquecedores mais económicos do mercado.

Entre opções a óleo, gás ou termoventilador, ao longo deste guia vão estar listados diferentes aquecedores, com diferentes características e os detalhes mais relevantes para ajudar a fazer um investimento mais acertado lá para casa.

Sugestões de compra: os aquecedores mais económicos do mercado

Por vezes, a quantidade de roupa de cama acaba por não ser suficiente para contrariar o frio. Além disso, no mundo do aquecimento do lar há várias opções. Porém, nem sempre é fácil descobrir qual é o aquecedor mais económico.

Mas antes disso, para ajudar a entender o que existe no mercado, é necessário fazer uma diferenciação entre os tipos de aquecedores que existem. Eles são:

  • Aquecedores a óleo. Este tipo de aquecedor, apesar de ter um preço razoável e a capacidade se deslocar para qualquer espaço, é dos que mais consome eletricidade. Neste caso, deve-se optar pelo modelo mais económico. Aviso: não deixar ligado durante a noite.
  • Aquecedores a gás. Este equipamento é mais caro do que o anterior, mas o seu alcance é, normalmente, maior. Apesar disso, o consumo energético é também elevado. Aviso: não é aconselhado para áreas não ventiladas.
  • Aquecedores de halogénio/infravermelhos. Este é um dispositivo de aquecimento leve e portátil que pode ser ligado uma fonte elétrica e fornecer o calor numa área fechada. Além disso, distingue-se pelo uso de elementos de halogénio, em vez de bobinas elétricas ou gás natural nos condutores que fornecem a fonte de calor.
  • Aquecedores convetores. Este tipo de aquecedor é um equipamento elétrico que opera segundo o princípio da convecção – uma onda de calor proveniente de uma fonte de aquecimento e de absorção de ar. No fundo, um elemento de aquecimento elétrico (elemento de aquecimento), água ou gás irradia energia térmica para o espaço circundante.
  • Termoventiladores. É o aquecedor portátil mais barato, mas a sua eficácia também é inferior. Por serem leves, portáteis e de fácil instalação são mais indicados para espaços pequenos, como a casa de banho.

Feita esta distinção, chega a hora de listar então os aquecedores mais económicos do mercado.

Aquecedor a óleo Delba DB229/7 700W
Aquecedor a óleo Delba DB229

1. Aquecedor a óleo Delba DB229/7 700W

A primeira opção desta lista é, em simultâneo, económica e bastante funcional no que toca ao que oferece para o seu preço.

Apesar de ser “muito” simples, tem controlo de termostato ajustável, proteção contra sobreaquecimento, luz indicadora de funcionamento (não vá ninguém se esquecer de desligar) e é ideal para uso em vários compartimentos.

Por outras palavras, por pouco mais de 30 €, já dá para aquecer mais um “bocadinho” os dias frios.

Principais características:

  • Tipo de aquecimento: óleo
  • Número de níveis de potência: N/D
  • Potência de Ligação (W): 700
Mercatools Mercagas
Mercatools Mercagas

2. Aquecedor a óleo Mercatools Mercagas 500W

O Mercatools Mercagas 500W, com potência de 500 W, é um dos aquecedores mais económicos do mercado. Este modelo apresenta um termóstato e regulador de potência, sendo ideal para espaços de pequena dimensão.

É, por isso, uma opção mais em conta e mais poupada para aquecer pequenos espaços.

Principais características:

  • Tipo de aquecimento: óleo
  • Número de níveis de potência: 1
  • Potência de Ligação (W): 500
Galp Hotspot a Gás Grey 4000W
Galp Hotspot a Gás

3. Aquecedor a Gás Galp Hotspot a Gás Grey 4000W

Este aquecedor Galp Hotspot a Gás Grey 4000W é indicado para quem procura aquecer zonas de maior dimensão.

Este é um aquecedor que produz uma quantidade de CO2 considerável e consome muito oxigénio por isso, o ideal é que o local onde este seja arejado.

Principais características:

  • Tipo de aquecimento: gás
  • Número de níveis de potência: 3
  • Potência de Ligação (W): 4000
Aquecedor A Gás Portátil Baltik
Aquecedor A Gás Portátil Baltik

4. Aquecedor a gás Portátil Baltik

O grande elogio a este modelo em particular é que pode ser ajustado conforme as necessidades do utilizador em momentos específicos, razão pela qual se tornou uma das escolhas preferidas no mercado.

Além disso, o grande destaque técnico do Aquecedor Portátil Baltik é a segurança assente num sistema que não deixa espaço para uma possível falha. Por um lado, possui uma válvula que evita fugas de gás e, por outro, tem um detetor de CO2 para proteger ao máximo os utilizadores.

Referir ainda que, tal como o modelo anterior, é de fácil instalação, um olhar para o manual de instruções é mais que suficiente.

Resumindo, face ao seu rendimento e preço, é sem dúvida uma das opções mais económicas no mercado.

Principais características:

  • Tipo de aquecimento: gás
  • Número de níveis de potência: 3
  • Potência de Ligação (W): 4200
Tristar Aquecedor Infravermelhos KA-5024
Tristar Aquecedor KA-5024

5. Aquecedor de halogéneo Tristar KA-5024

Para quem quer ficar quentinho em casa, comprar o aquecedor em quartzo Tristar KA5024 deve ser uma escolha para ontem.

Prático, fácil de usar, com 3 níveis de temperatura e proteção contra deslizes, este aquecedor elétrico é perfeito para o inverno!

Principais características:

  • Tipo de aquecimento: halogéneo
  • Número de níveis de potência: 3
  • Potência de Ligação (W): 400W
Orbegozo Aquecedor Infravermelhos BB 5002
Orbegozo Aquecedor BB 5002

6. Aquecedor Infravermelhos Orbegozo BB 5002

A Orbegozo apresenta um aquecedor a infravermelhos, muito económico e eficiente.

O Orbegozo BB 5002 não só tem um custo de aquisição reduzido, como o seu consumo será menor, aqui graças à potência máxima de 1200 W.

Está preparado para ambientes húmidos, sendo segura a sua operação em locais como casas de banho. Aí, acaba também por aquecer rapidamente, sem gastar muita eletricidade.

É então o aquecedor mais económico e seguro para utilizar na casa de banho.

Principais características:

  • Tipo de aquecimento: infravermelhos
  • Número de níveis de potência: 2
  • Potência de Ligação (W): 1200
Tristar Convector KA-5911 1500W
Tristar Convector KA 5911

7. Aquecedor Convetor Tristar KA 5911

O Tristar Convector KA 5911 é um aquecedor de convecção compacto, eficiente e muito silencioso.

Com um termóstato regulável e uma capacidade máxima de 1500 Watt, este aquecedor convetor inclui proteção contra sobreaquecimento e pega integrada.

Principais características:

  • Tipo de aquecimento: convecção (elétrico)
  • Número de níveis de potência: 3
  • Potência de Ligação (W): 1500
Saivod Convector CNV-15 Branco
Saivod Convector CNV 15

8. Aquecedor Convetor Saivod CNV-15

Mais uma solução que convecção que apresenta uma das melhores opções no que toca aos aquecedores mais económicos no mercado.

O Saivod CNV-15 aquece super rápido, não faz barulho, não pesa, não queima ao toque e… é de baixo custo ao nível da eletricidade.

É o equipamento ideal para estar junto de uma mesa de cabeceira no quarto ou até mesmo no centro de uma sala. Segundo os utilizadores, é uma recomendação e uma das primeiras escolhas para aquecer a casa nos tempos mais frios.

Ah… tem ainda proteção contra sobreaquecimento e termóstato de segurança para evitar possíveis más ligações.

No fundo, mais um aquecedor com uma boa relação custo-benefício.

Principais características:

  • Tipo de aquecimento: convecção (elétrico)
  • Número de níveis de potência: 3
  • Potência de Ligação (W): 1850
Rowenta SO6510F2
Rowenta SO6510F2

9. Aquecedor Termoventilador Rowenta SO6510F2

O Rowenta SO6510F2 é um aquecedor termoventilador que pode ser utilizador em diversas divisões, onde seja necessária uma fonte calor imediatamente. Apesar disso, é indicado para utilizar no wc.

O peso leve e a pega prática possibilita que se mude rapidamente e sem problemas o local de utilização.

Para garantir a segurança do utilizador e do ambiente no seu redor, o aquecedor dispõe de uma proteção contra superaquecimento.

Principais características:

  • Tipo de aquecimento: termoventilador (ar)
  • Número de níveis de potência: 2
  • Potência de Ligação (W): 2400
MEI Aquecedor Cerâmico Regulável 400W
MEI Aquecedor Cerâmico Regulável 400W

10. Aquecedor Termoventilador MEI Cerâmico Regulável CH1019

A Mei tem no CH1019 um dos aquecedores mais económicos do mercado.

No caso, o ar é aquecido pela resistência elétrica e feito circular pela ventoinha. Por norma é um equipamento que não ultrapassa os 20 euros e apresenta uma qualidade muito equiparável a muitos do seu segmento.

O modelo aqui selecionado destaca-se então por ser um aquecedor económico, na hora da aquisição, e pela suas características, ideais para quem procura baixos consumos.

Referir ainda que, é uma excelente opção portátil para quem procura também uma ajuda extra em destinos mais quentes. Quem sabe umas férias de verão!

Principais características:

  • Tipo de aquecimento: termoventilador (ar)
  • Número de níveis de potência: 2
  • Potência de Ligação (W): 400

Quais são então os aquecedores mais económicos que é possível comprar?

Ao nível da compra, de uma maneira geral, quanto menor for a potência, menor será o consumo e, consequentemente, mais económico será o aquecedor.

Contudo, entre as várias opções apresentadas, o é importante que o aquecedor se adapte às necessidades de cada lar e que cumpra com as recomendações ecológicas e de segurança. Isto porque, no final, o que importa mesmo é que cada utilizador esteja contente com a sua compra e conseguir aquecer a alma lá de casa!

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários