Tal como os cuidados com o cabelo, os cuidados faciais são essenciais e devem fazer parte da rotina diária. No entanto, a ordem de aplicação dos cosméticos é, para muitas mulheres um tema de alguma dificuldade.

Por isso, para desmistificar o tema, seguem-se alguns passos para criar uma rotina de cuidados da pele e que permitem que esta fique mais bonita e saudável.

Tabela de Conteúdos

Cuidados com o rosto pela manhã

Fundamental de manhã e ao final do dia para manter a pele saudável, a rotina de cuidados da pele e rosto é diferente entre as duas alturas do dia.

Pela manhã o objetivo dos cuidados com o rosto devem focar-se na proteção solar e na preparação da pele para receber os restantes produtos. Para tal deve-se criar uma rotina de cuidados da pele que inclua os seguintes passos:

Passo 1: Limpar para manter a pele saudável

O primeiro a cumprir para seguir a ordem de aplicação dos cosméticos é a limpeza do rosto. Esta é essencial em qualquer tipo de pele, sobretudo as peles mais oleosas.

Adotar uma rotina de limpeza diária faz com que a pele fique com os poros mais limpos, sem impurezas e, consequentemente, com um aspeto mais saudável e brilhante.

Para além disso, este cuidado ajuda a remover as células mortas e ainda eliminar os vestígios de suor e impurezas que andam pelo ar.

Passo 2: Tonificar para deixar a pele suave

Depois de limpar a pele, segue-se o momento de tonificar. O tónico é um produto complementar da limpeza da pele. Este tem o papel de proteger a pele, ajuda na sua suavização, reduz a aparência de poros dilatados e prepara o rosto para os cuidados seguintes.

Esta loção consegue ainda manter a humidade natural da pele e ajuda a que esta tenha mais elasticidade.

Para além disso. este passo da rotina faz com que a pele fique com o pH mais próximo do pH original. Esse procedimento é necessário porque quando lavamos a pele, esta acaba por ficar mais alcalina.

Passo 3: Hidratar a pele

Em terceiro lugar na ordem de aplicação dos cosméticos encontra-se a hidratação da pele deve fazer sempre parte da rotina de cuidados diários da pele.

Os cremes hidratantes são aconselhados para qualquer tipo de pele uma vez que constroem uma fina camada protetora sobre a camada mais superficial da pele.

Existem centenas de cremes de rosto hidratantes, e cada um é desenvolvido para as diferentes necessidades de cada pele.

Mas para além dos cremes, existem também os BB Cream, que reúnem uma série de benefícios como a hidratação da pele, a uniformização do tom, a cobertura das imperfeições e ainda proteção dos raios UV.

Como aplicar corretamente os produtos?

Para além da ordem de aplicação dos cosméticos é necessário ter em consideração os movimentos básicos que são feitos durante a aplicação de determinados cosméticos.

Estes movimentos ajudam a que os cremes como BB Cream ou cremes hidratantes sejam mais eficazes. Por isso, deve-se prestar atenção no movimento que se faz ao longo da aplicação:

  • Entre as sobrancelhas e pela testa toda, os movimentos devem ser para cima e para fora, repetindo a mesma sequência algumas vezes;
  • No nariz os movimentos são de dentro para fora, do centro do nariz para baixo e para fora dando continuidade às bochechas;
  • Nas bochechas até o maxilar os gestos são de dentro para fora em movimentos ascendentes;
  • No pescoço os movimentos são de baixo para cima.

Passo 4: Proteger a pele das agressões externas

O uso do protetor solar é imprescindível para proteger a pele durante o dia!

Este produto ajuda a proteger a pele do sol, frio e até do ar condicionado. Para o inverno, recomenda-se um protetor solar fator FPS 30 e para o verão um fator FPS 50 com proteção UVA!

Cuidados com o rosto à noite

No que diz respeito à rotina de cuidados com a pele ao final do dia, deve-se ter em atenção a correta limpeza da pele para que os poros fiquem desobstruídos e o rosto respire durante a noite.

Desta forma, à noite o foco deve ser a renovação da pele deve-se dar preferência ao uso de produtos anti-envelhecimento, cosméticos com ativos de ação reparadora como ácido hialurónico, coenzima Q10, ou de tratamento adequado para cada pele.

No entanto, antes de proceder à aplicação dos produtos é necessário passar por a rotina de cuidados com a pele, só assim esta estará pronta para receber os produtos. Para isso deve-se seguir os seguintes passos:

Passo 1: Desmaquilhar para a pele respirar

Na rotina de cuidados da pele é fundamental à noite assegurar que o rosto fica corretamente desmaquilhado e sem vestígios de maquilhagem.

Cuidados no momento da limpeza

A limpeza facial deve ser feita tendo em conta o tipo de pele de cada pessoa.

No caso de mulheres com pele normal ou mista estas podem usar uma loção desmaquilhante. Por outro lado, mulheres com pele sensível e seca devem optar por um óleo desmaquilhante ou um óleo hidrofílico que, em conjunto com a água, cria uma espuma suave que remove inclusive a maquilhagem resistente à água.

Para pessoas com peles mais secas e sensíveis, recomenda-se a limpeza com desmaquilhantes ou produtos como água micelar que combinam óleo e água, evitando o ressecar da pele.

Por último, para peles mais oleosas, é aconselhado utilizar sabonetes líquidos ou em barra com alguns princípios ativos para ajudar a absorver a oleosidade do rosto.

Passo 2: Limpar a pele

Depois de se desmaquilhar, é necessário limpar a pele. Neste momento pode-se utilizar um gel, espuma ou até a um produto com óleo do tipo água micelar para ajudar na eliminação das impurezas que ficam no rosto.

A limpeza da pele ao final do dia deve ser mais profunda de forma a deixar os poros desobstruídos para a pele respirar durante o período de descanso.

Passo 3: Tonificar a pele

O penúltimo passo na ordem de aplicação dos cosméticos ao final do dia é a utilização de um tónico.

Os tónicos, quando utilizados na rotina de cuidados da noite, atuam sobre a pele deixando-a mais suave e hidratada. Consequentemente, o tecido facial fica preparado para receber os cuidados seguintes como por exemplo, creme de noite.

Passo 4: Aplicação do creme de noite

A utilização de um creme de noite é o último passo da rotina de cuidados.

É durante a noite que a pele inicia o processo de reparação ou regeneração e os cremes de noite, ajudam a pele a regenerar dando-lhe tudo o que esta precisa para ficar hidratada e bonita.

Outros cuidados com o rosto e corpo

Máscaras faciais para regenerar e hidratar

As máscaras faciais são boas aliadas da rotina de cuidados da pele e existem vários tipos com funções distintas nomeadamente, hidratação, limpeza e até de relaxamento.

No caso de máscaras de limpeza estas, normalmente, ajudam a limpar os poros e reduzir a secreção de sebo. Por outro lado, as máscaras faciais de hidratação ajudam a repor a água natural da pele, normalmente, com recurso ao ácido hialurónico.

Por fim, as máscaras de relaxamento ajudam a amenizar os efeitos de tratamentos mais agressivos e só devem ser utilizadas após uma limpeza de pele profunda.

Esfoliação: a limpeza profunda da pele uma vez por semana

A esfoliação é um dos cuidados da pele que mais influência tem sobre a pele. Este processo ajuda a eliminar as células mortas e limpa a pele em profundidade.

Uma vez que a esfoliação é um ato agressivo para a pele (dada a limpeza ser profunda), deve ser feita apenas uma vez por semana.

Conclusão

Para garantir a saúde do rosto deve-se criar uma rotina de cuidados da pele. Por isso é necessário garantir que a face é limpa da forma correta, só assim os poros ficam desobstruídos e não desenvolvem espinhas ou acumulação de sujidade.

Após a limpeza deve-se tonificar a pele e mediante a necessidade de cada rosto aplicar um creme hidratante, ou um creme de tratamento como os anti-rugas. Para além disso, independentemente do tipo de pele, deve-se aplicar sempre um protetor solar para que a pele esteja protegida e não desenvolva manchas.

Catarina Martins
Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários