Todos nós temos os nossos cuidados com o cabelo, os cuidados faciais são essenciais e devem fazer parte da rotina diária. No entanto, a ordem de aplicação dos cosméticos é, para muitas mulheres, um tema de alguma dificuldade.

Por isso, para desmistificar o tema, seguem-se alguns passos para criar uma rotina de cuidados da pele e que permitem que esta fique mais bonita e saudável.

Tabela de Conteúdos:

Rotina de cuidados do rosto: ordem de aplicação dos cosméticos

Cuidados com o rosto pela manhã

Fundamental de manhã e ao final do dia para manter a pele saudável, a rotina de cuidados da pele e rosto é diferente entre as duas alturas do dia.

Pela manhã o objetivo dos cuidados com o rosto deve focar-se na proteção solar e na preparação da pele para receber os restantes produtos (maquilhagem). Para tal deve-se criar uma rotina de cuidados da pele que inclua os seguintes passos:

Passo 1: Limpar para manter a pele saudável

O primeiro a cumprir para seguir a ordem de aplicação dos cosméticos é a limpeza do rosto com um Cleanser. Este passo é essencial em qualquer tipo de pele, sobretudo as peles mais oleosas.

Adotar uma rotina de limpeza diária faz com que a pele fique com os poros mais limpos, sem impurezas e, consequentemente, com um aspeto mais saudável e brilhante.

Para além disso, este cuidado ajuda a remover as células mortas e ainda ajuda a dissolver a maquilhagem, protetor solar, poluição e todo o sebo que fica no rosto do dia anterior.

Idealmente, a limpeza da pele deve ser feita com uma escova facial.

Nota: todos os produtos recomendados vão desde peles oleosas, mistas, secas, sensíveis, com tendências acneias até maduras.

Passo 2: Tonificar para deixar a pele suave

Depois de limpar a pele, segue-se o momento de tonificar. tónico é um produto complementar da limpeza da pele.

Por mais tempo dedicado à limpeza do rosto, existem muitas impurezas que se concentram na superfície da pele e nos poros. Assim, nem sempre água e sabonete, ou a loção de limpeza são suficientes.

O tónico ajuda a manter a humidade natural da pele e que a mesma tenha mais elasticidade.

Para além disso, este passo permite que a pele fique com o pH mais próximo dos valores originais, pois quando a pele é limpa, o pH sobe, tornando mais alcalina.

Passo 3: Aplicação de sérum

Sérum é um hidratante super potente, leve e de rápida absorção. Além de hidratar, ajuda nos tratamentos da pele, como clareamento, acne, iluminador e outros.

Uma vez que os séruns ajudam a combater problemas específicos com base nos ingredientes ativos, o mesmo deve ser escolhido de acordo com as características da pele.

Outra vantagem é a elevada concentração de princípios ativos comparada com outros cosméticos como, por exemplo, os cremes.

Passo 4: Hidratar a pele

O próximo passo na rotina é a hidratação, algo obrigatório em qualquer rotina de cuidados da pele.

Os cremes hidratantes são aconselhados para todos os tipos de pele, pois criam uma camada de proteção fina sobre a tez.

Existe uma grande variedade de cremes hidratantes e cada um é desenvolvido para as diferentes necessidades de cada pele.

Para além dos cremes, existem também os BB Cream, que reúnem vários benefícios como a hidratação da pele, a uniformização do tom, a cobertura das imperfeições e ainda a proteção dos raios UV.

Para aplicar o creme hidratante, recomenda-se a utilização do Gua Sha, que massaja e relaxa os músculos da face, ajuda a tonificar a pele e ao mesmo tempo promove a drenagem linfática e melhora a circulação.

Passo 5: Creme contorno dos olhos

O creme de contorno dos olhos oferece um tratamento completo para a área dos olhos. Este produto ajuda na prevenção do envelhecimento e no desaparecimento de olheiras.

Deve ser evitada a utilização do creme facial na zona dos olhos. Esta zona é mais sensível e requer um produto específico.

Para aplicar, pode ser utilizado o dedo anelar e depois utilizar novamente o Gua Sha.

Passo 6: Proteger a pele das agressões externas

Por fim, o último passo da rotina de cuidados de pele é o uso do protetor solar, algo imprescindível para proteger a pele durante o dia!

Como o nome indica, ajuda a proteger a pele do sol, mas também do frio e até do ar condicionado.

O protetor solar é fundamental para evitar envelhecimento precoce, queimaduras e impedir o desenvolvimento do cancro da pele.

Cuidados com o rosto à noite

No que diz respeito à rotina de cuidados com a pele ao final do dia, deve-se ter em atenção a correta limpeza da pele para que os poros fiquem desobstruídos e o rosto respire durante a noite.

Desta forma, à noite o foco deve ser a renovação da pele deve-se dar preferência ao uso de produtos anti-envelhecimento, cosméticos com ativos de ação reparadora como ácido hialurónico, coenzima Q10, ou de tratamento adequado para cada tipo de pele.

No entanto, antes de proceder à aplicação dos produtos é necessário passar por uma rotina de cuidados com a pele, só assim esta estará pronta para receber os produtos. Para isso deve-se seguir os seguintes passos:

Passo 1: Desmaquilhar para a pele respirar

Na rotina de cuidados da pele é fundamental à noite assegurar que o rosto fica corretamente desmaquilhado e sem vestígios de maquilhagem.

Pode-se utilizar dois discos de algodão com água micelar para garantir a correta remoção de toda a maquilhagem.

Passo 2: Limpar a pele

Depois de desmaquilhar, é necessário efetuar a limpeza da pele. Neste momento pode-se utilizar um gel, espuma ou produtos de limpeza de rosto usados regularmente para ajudar na eliminação das impurezas que ficam no rosto.

A limpeza ao final do dia deve ser mais profunda, de forma a deixar os poros desobstruídos para a pele respirar durante o período de descanso.

Passo 3: Esfoliação

A esfoliação é um passos da rotina de cuidados da pele que tem mais influência sobre a mesma. Este processo ajuda a eliminar as células mortas e limpa a pele em profundidade.

Uma vez que a esfoliação é um ato agressivo para a pele, deve ser feito apenas uma vez por semana.

Passo 4: Tonificar a pele

Tal como na rotina da manhã, à noite também é necessário repetir a tonificação de pele.

Passo 5: Creme contorno dos olhos

Após a tonificação da pele, aplica-se o creme de contorno dos olhos.

Passo 6: Aplicação de sérum

Tais como os passos anteriores, a aplicação do sérum também é um passo repetido da rotina de cuidados da pele de manhã.

Passo 7: Máscaras faciais para regenerar e hidratar

As máscaras faciais são boas aliadas da rotina de cuidados da pele e existem vários tipos com funções distintas, nomeadamente, hidratação, limpeza e até de relaxamento.

No caso de máscaras de limpeza, estas ajudam a limpar os poros e a reduzir a secreção de sebo.

Por outro lado, as máscaras faciais de hidratação ajudam a repor a água natural da pele, normalmente, com recurso ao ácido hialurónico.

Por fim, as máscaras de relaxamento ajudam a amenizar os efeitos de tratamentos mais agressivos e só devem ser utilizadas após uma limpeza profunda.

Existem também máscaras para os olhos e outras para os lábios.

Passo 8: Aplicação do creme de noite

A utilização de um creme de noite é o último passo da rotina de cuidados de pele noturna.

É durante a noite que a pele inicia o processo de reparação ou regeneração e os cremes de noite ajudam a pele a regenerar dando-lhe tudo o que esta precisa para ficar mais hidratada e bonita.

Ocasionalmente, depois da aplicação do creme, pode-se usar uma depiladora facial para retirar peles mortas e pelos no rosto.

Por fim, pode-se ainda usar um bálsamo labial para hidratar os lábios.

Conclusão

Para garantir a saúde do rosto deve-se criar uma rotina de cuidados da pele. Por isso é necessário garantir que a face é limpa da forma correta, só assim os poros ficam desobstruídos e não desenvolvem espinhas ou acumulação de sujidade.

Após a limpeza deve-se tonificar a pele, depois um sérum e mediante a necessidade de cada rosto aplicar um creme hidratante ou um creme de tratamento como os antirrugas. E não esquecer de usar uma creme para os olhos. Para além disso, independentemente do tipo de pele, deve-se aplicar sempre um protetor solar para que a pele esteja protegida e não desenvolva manchas.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários