SmartBand ou SmartWatch?

A primeira questão que pode levantar logo de início é, qual a grande diferença de uma Smartband para um Smartwatch.

SmartBand ou SmartWatch

A primeira grande diferença é que o Smartwatch (dispositivo wearable) “é quase” o seu Smartphone no seu pulso, com várias limitações logicamente. Mas com um Smartwatch consegue facilmente ler emails e responder aos mesmos, consegue usar Apps como o Whatsapp, Facebook e Instagram e até alguns jogos. Vem também com a “maioria” das funcionalidades que uma Smartband tem.

De uma forma clara o Smartwatch tenta diminuir a utilização do telemóvel de forma exagerada em funções simples que realiza no seu dia a dia. Também podemos considerar que é um acessório de moda como qualquer outro relógio devido aos seus designs diferenciadores.

A Smartband por sua vez é um dispositivo wearable que é muito focado para pessoas que têm um grande gosto por um estilo de vida saudável, que gostam de praticar atividades físicas regularmente, e controlar a sua performance e indicadores vitais. Em suma as Smartbands são mais limitadas na quantidade de tarefas que pode realizar directamente no acessório.

SmartBand ou SmartWatch

O Smartwatch tenta de forma clara (como referido anteriormente) substituir as funcionalidades do seu telemóvel, este por sua vez vai consumir muito mais bateria. Uma Smartband de média qualidade pode ter autonomia para mais de 15 a 20 dias em alguns casos, um Smartwatch nunca terá esse tipo de autonomia. E se quer um acessório leve, que possa levar para as suas atividades físicas diárias sem estar preocupado com consumos de bateria a Smartband será sempre a sua primeira escolha.

A observação final que podemos fazer relativamente a se a Smartband é um produto melhor que um Smartwatch é a seguinte…. depende de quanto está disposto(a) a investir. É a realidade mas se formos por pura lógica de investimento necessário versus quantidade de funcionalidades que cada um destes wearables tem, aconselhamos vivamente a investir numa Smartband e explicamos o porquê nos próximos tópicos deste artigo.

Principais funcionalidades

Se está a pensar em comprar uma Smartband, uma das funcionalidades mais usadas é a definição de vibrações especificas para diferentes aplicações. Exemplo simples desta funcionalidade é poder definir uma vibração quando recebe uma notificação de mensagens do Facebook para as notificações relacionadas com as suas aplicações de fitness.

Relativamente aos sensores que vêm com estes wearables, difere de marca para marca e quanto está disposto a investir:

Em geral todas as Smartband vêm com as seguintes características:

  • Sensores Movimento
  • Sensores Batimento cardíaco
  • Sensor de Sp02 (relacionado com a oxigenação do sangue)
  • Detecção de doenças durante o sono (ex: apneia do sono)
  • Métricas de controlo de calorias, passos e horas de sono
  • Monitorização entre 7 a 10 actividades físicas em média

Ainda temos Smartbands como a Mi Smart Band da Xiaomi que lhe dá a possibilidade de controlar as músicas do seu Spotify quando está a fazer os seus exercícios físicos.

Dicas para utilização eficiente

1: Uma das formas para conseguir poupar bateria, é apenas configurar vibrações simples e “curtas” para as suas aplicações.

2: Não crie alarmes desnecessários se nem têm relevância para o seu dia a dia.

3: Bloquear todas as notificações que não lhe sejam úteis dos milhares de aplicações que tem no seu smartphone. Esta é a mais eficiente de todas as dicas, visto que as notificações como por exemplo, das suas redes sociais (Facebook, Whatsapp, etc…) são dos principais responsáveis pelo descarregamento das baterias das Smartbands.

Se já está convencido(a) que este é o tipo de acessório certo para si aqui ficam alguns links para estes produtos fantásticos.

XIAOMI SMARTBAND MI BAND 4 FITNES

HUAWEI SMARTBAND HONOR 4

HUAWEI SMARTBAND 3

XIAOMI SMARTBAND 1S MI LIGHT-SENSITIVE VERSION

XIAOMI SMARTBAND MI BAND 3 FITNESS

 

Este artigo foi redigido pela Lmobile e editado pelo Kuanto Kusta

The following two tabs change content below.
João Correia
Gestor de Conteúdos no KuantoKusta, Techie entusisasta por PC building e fã acérrimo de videojogos.