O tempo passado em família tem um papel muito importante no crescimento dos mais pequenos.
No entanto, e por vezes, as preocupações normais do dia-a-dia dos mais adultos acabam por roubar tempo de qualidade às crianças.
Torna-se então importante encontrar formas de passar momentos de diversão com as crianças.
Tabela de Conteúdos
Jogos de tabuleiro para passar tempo de qualidade com as crianças
Existem várias brincadeiras que propiciam bons momentos em família, uma delas é através de jogos de tabuleiro.
Embora estes já façam parte das nossas vidas há vários anos, sendo o xadrez e as damas duas das opções mais conhecidas, a verdade é que cada vez surgem mais opções para criar momentos divertidos com as crianças.
Jogos de tabuleiro vs Videojogos
O facto de os jogos oferecerem mecânicas excelentes para aprendizagem já não é novidade nos dias de hoje.
No caso dos jogos de tabuleiro, estes oferecem uma experiência completamente distinta dos jogos de computador ou de consola.
Além de incitarem a socialização, permitem também o contacto com os objetos de jogo que por si só representam estímulo.
Ainda, o tempo passado à volta de um divertido jogo de tabuleiro significa que as crianças não estão infinitas horas em frente aos monitores de computador ou televisão.
Posto isto, para quem procura alguns jogos para animar o convívio com os mais pequenos aqui ficam algumas sugestões:
Sugestões de jogos de tabuleiro para jogar com as crianças
Carcassone
O Carcassone é já um clássico. Venceu o prémio de melhor jogo em 2001 e desde então tornou-se num sucesso de vendas. É um jogo de estratégia simples e divertido, é um excelente jogo para toda a família.
O objectivo é controlar o máximo de cidades, mosteiros e estradas mas é preciso ter atenção que os nossos recursos não são ilimitados.
É um jogo simples, fácil de aprender e montar, a curta duração dos jogos também ajuda um entretenimento fluído. A enorme variedade de expansões disponíveis aumentam o tempo de vida deste jogo.
Descobridores de Catan
Mais um excelente jogo para um bom momento familiar.
O objectivo do CATAN é colonizar a ilha e conseguir acesso às diferentes matérias primas de forma a construir mais do que os adversários.
À medida que os jogadores vão estabelecendo as suas colónias o espaço começa a escassear. Quando as aldeias se tornam em cidades os recursos começam a faltar.
O CATAN é em algo similar ao Monopólio, e conta ainda com diversas expansões que acrescentam mais diversão à experiência inicial.
Exploding Kittens
O Exploding Kittiens é um jogo de cartas rápido, simples de jogar, com muito humor e que facilmente entretém todos os que o jogarem.
O jogo é composto por um conjunto de cartas, cada uma com uma função diferente.
À medida que o jogo avança, os jogadores, um de cada vez, vão retirando cartas do deck que está no centro da mesa. Se alguém retirar uma carta Exploding Kitten (gato explosivo), perde e sai do jogo.
Pictionary
O Pictionary é um dos jogos de tabuleiro que não pode faltar lá em casa e o funcionamento é bastante simples.
A partida começa depois de formadas equipas de 2 a 4 jogadores. Nos cartões que compõe o Pictionary, estão indicações do que deve ser desenhado pelo elemento da equipa que retirou a carta.
O objetivo é que os restantes elementos da sua equipa consigam adivinhar do que se trata o desenho.
A equipa que avançar mais rapidamente no tabuleiro, tem a hipótese de ser a grande vencedora se acertar na palavra final.