Quando era pequena, as férias de verão significavam uma coisa: campismo!
Eram duas semanas à beira mar fosse em Peniche, em Porto Côvo ou em Armação de Pêra, pois eram os lugares de eleição dos meus pais. Uns dias antes da viagem, o meu pai montava a tenda no jardim para confirmar o seu estado e claro que tal acontecimento era motivo para eu e o meu irmão pedincharmos uma noite passada cá fora. Os pais cediam e nós estrevamos a tenda, sonhando com a aventura que estava prestes a começar.
Saíamos ainda era escuro, mala do carro cheia, a mãe com o mapa (sim, ainda usávamos o velho mapa de papel), o pai com a sua termos de café, eu e o meu irmão no banco de trás, cada um com a sua almofada, em pulgas e sem dormir tal era a excitação.
Ao chegar ao parque de campismo, a missão era encontrar um sítio com sombra, sem inclinação e, de preferência, perto de pontos de luz e de água. Dávamos umas voltas a pé para um verdadeiro reconhecimento do terreno e, escolhida a morada de férias, colocávamos mãos à obra. Trabalhávamos em equipa, empenhados em organizar tudo ainda a tempo de aproveitar o resto da tarde na praia.
A nossa tenda era bem simples. Era alta, dava para andar de pé, tinha dois “quartos” e uma pequena entrada, onde organizávamos a bagagem que trazíamos. Tinha também um pequeno avançado, que nos permitia ter uma mesa para desfrutar das refeições deliciosas e sempre surpreendentes da minha mãe. E digo surpreendentes porque num singelo fogareiro a gás da Campigaz ela conseguia preparar caldeiradas, arrozes e massadas de peixes de comer e chorar por mais.
A verdade é que a comida também tinha um sabor especial por virmos estafados dos mergulhos no mar, dos jogos de raquetes, das caminhadas entre o parque de campismo e o mercado, do sol na pele e dos pés sempre no chinelo, cheios de pó.
Eram 2 semanas sem horários, sem televisão (muito menos telemóveis, já que só a mãe tinha o seu para ligar à avó), alguns banhos de água fria quando as filas para os chuveiros de água quente eram demasiado longas, noites de muitas gargalhadas em família, a tentar comunicar com as outras tendas, e manhãs de despertares com os primeiros raios de sol, mortinhos por aproveitar o dia!
Tenho as melhores memórias de todos os anos em que acampamos nas férias do verão. Eram momentos descontraídos, em que quando surgia um imprevisto, improvisávamos! Fosse uma noite de chuva ou uma invasão de formigas. Tudo se resolvia, sem stress, e tudo se fazia, sem pressas
Por isso, já depois de deixar de fazer férias com os pais, continuei a percorrer os parques de campismo do nosso país. De norte ao sul, pela costa ou pelo interior, não faltam boas opções para acampar! E é isso que quero partilhar neste artigo.
Tenho 23 sugestões para acampar situadas a norte, centro, sul do país e ainda nas ilhas. São 23 bons motivos para tirar o pó à tenda e aos sacos-cama guardados aí em casa e fazer-se à estrada. Vamos lá?
Tabela de Conteúdos:
- Parques de Campismo a Norte de Portugal
- Parques de Campismo no Centro de Portugal
- Parques de Campismo a Sul de Portugal
- Parques de Campismo nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores
Parques de Campismo a Norte de Portugal
1. Parque de Campismo da Cerdeira, no Gerês
A funcionar desde 1992, o Parque de Campismo de Cerdeira situa-se em pleno Parque Natural do Gerês e permite acampar em tendas, caravanas, camaratas e bungalows.
Oferece atividades como as caminhadas, a canoagem, BTT, passeios a cavalo, e dispõe de piscina, serviço de lavandaria, campos de ténis e futebol, minigolfe, supermercado, restaurante e wi-fi gratuito. Tudo para uns dias recatados, rodeados de natureza.
2. Parque de Campismo de Celorico de Basto
No distrito de Braga, a poucos metros do centro de Celorico de Basto, e situado na margem do rio Freixieiro.
Com capacidade para cera de 350 campistas, o Parque de Campismo de Celorico de Basto permite acampar, estacionar a caravana ou ficar num dos apartamentos totalmente equipados. Dispõe de parque de merendas, minimercado, lavandaria, salas de convívio, balneários, sala de jogos e parque infantil.
3. Parque de Campismo Cepo Verde, em Montesinho
No distrito de Bragança, em pleno Parque Natural do Montesinho, um dos maiores parques naturais do nosso país, o Cepo Verde está aberto desde 1993 e assume-se como um lugar único e privilegiado para passar uns dias em contacto com a natureza.
Com diferentes percursos pedestres sinalizados, piscina, bar/restaurante, balneários, churrasqueira, pontos de água potável, parque infantil, zona de desporto com ténis de mesa e basquetebol, este parque de campismo está muito bem equipado. É possível acampar, estacionar caravanas ou ficar a dormir numa das suas casas em madeira e pedra, inspiradas na arquitetura local.
O parque de campismo oferece ainda a possibilidade de ficar em micro cabanas rotativas ecológicas, perfeitamente enquadradas na natureza.
4. Parque Rural de Campismo e de Caravanismo de Mourilhe
Debruçado sobre o rio Douro, na albufeira da Barragem do Carrapatelo, em Cinfães, e protegido pelas encostas da Serra de Montemuro, o Parque Rural de Campismo e Caravanismo de Mourilhe tem muito para oferecer e explorar.
Foi construído em plena harmonia com a paisagem natural do Douro e inaugurado em 2020. Tem uma área aproximada de três hectares e, além de vários lugares para campismo e caravanismo, há seis bungalows. Tem um parque infantil exterior, zona de piqueniques ao ar livre, mesas de ping-pong, piscina, ginásio, posto médico, balneários, sanitários e loja de conveniência.
5. Lima Escape Camping e Glamping
No coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, rodeada pelos rios Lima, Froufe e Tamente e com a Serra Amarela pelas costas, o Lima Escape Camping e Glamping é um espaço verdadeiramente idílico. Setenta espaços de campismo e quarenta e cinco lugares para caravanas e autocaravanas convivem com tendas e modernos Bungalows de madeira, ao estilo de casas na árvores.
Para além de apreciar as mais bonitas paisagens, vai poder nadar numa das quatro lagoas que se encontram nas proximidades, caminhar por trilhos seculares ou andar a cavalo. Além disso, este parque de campismo é pet firendly e tem selo Clean and Safe.
Parques de Campismo no Centro de Portugal
6. Coimbra Camping & Bungalows
Com uma área de 70.000 m2 e capacidade para 750 hóspedes, o Coimbra Camping & Bungalows é um parque moderno, bem equipado e situado a menos dd 1 km do Rio Mondego, numa das cidades com mais tradição e história do nosso país.
Pode ficar alojado em bungalows, tenda ou caracana/autocaravana e desfrutar de uma vasta oferta de serviços de apoio e de lazer, como restaurante, piscina ao ar livre, ginásio, campos de jogos e circuito de manutenção.
7. Parque de Campismo das Berlengas
A Reserva Natural das Berlengas, ao largo de Peniche, é um ecossistema único no Mundo, com fauna e flora específicas, sobretudo as aves autóctones e as migradoras. As paisagens incríveis e a riqueza biológica fazem das Berlengas um património natural protegido.
O parque de campismo da pequena ilha das Berlengas tem espaço limitado, pelo que a reserva tem de ser feita com bastante antecedência e através do Posto de Turismo de Peniche. Mas toda a experiência vale muito a pena!
Na ilha, pode optar por fazer os trilhos, fazer praia, o Forte S. João Baptista. Se for adepto do mergulho, as águas límpidas são um excelente motivo para para se aventurar. A observação de aves, de toda a fauna e flora também está ao alcance de qualquer um. Pode ainda optar por almoçar no restaurante ou mesmo passar umas noites na Berlenga.
8. Ericeira Camping & Bunglows
O parque da Ericeira Camping & Bungalows situa-se a menos de dois minutos da vila piscatória da Ericeira, perto de uma das praias mais apreciadas pelos apaixonados do surf e bodyboard. Além disso, fica a 35 minutos de Lisboa e a 25 minutos da romântica cidade de Sintra.
Quanto às instalações, pode optar por ficar acampado, instalar-se num bungalow, ficar numa das “mobile home”, uma espécie de caravanas situadas numa zona com vista privilegiada, ou nas TeePee, construções triangulares em madeira, inspiradas nas tendas dos índios da América do Norte.
9. Natura Glamping, em Castelo Branco
Situado na serra da Gardunha, em Alcongosta, a cerca de 7,5 Km do Fundão, em Castelo Branco, entre a natureza e as aldeias históricas de Portugal, o Natura Glamping oferece um campismo mais sofisticado e acolhedor.
São 6 domos geodésicos equipados com casa de banho com hidromassagem, sala de jantar, TV, ar condicionado e varanda para uma vista de cortar a respiração.
10. Bioparque, em São Pedro do Sul
O Bioparque de Carvalhais, em São Pedro do Sul, encontra-se em pleno Parque Florestal do Pisão e é a escolha certa para quem procura tranquilidade, mas também um pouco de aventura.
Com casas de montanha, bungalows e zona de acampamento, oferece várias atividades na natureza, como slide, rappel em rocha natural, percursos de orientação e até a possibilidade de experimentar de ser pastor por um dia e acompanhar o rebanho pela serra da Aldeia da Arada. Além disso, o parque tem piscina, campo de futebol e voleibol, o que é excelente para tardes de desporto e diversão em família.
11. Orbitur Guincho
Situado no Parque Natural de Sintra-Cascais, bem perto das praias de Cascais e do Guincho, o orbitur do guincho é popular entre famílias e fãs do windsurf!
Aberto todo o ano, dispõe de piscina exterior, campo de ténis, parque infantil, bungalows, espaço para caravanas e e espaço para campismo. Tem ainda a vantagem de estar bem perto da dinâmica da capital.
Parques de Campismo a Sul de Portugal
12. Bubulcus & Bolotas
O bubulcus & bolotas é um parque de campismo em regime extensivo. Esta é uma tipologia pioneira em Portugal que permite a cada campista ter privacidade e espaço à sua volta.
Fica em Arraiolos, Évora, numa área de azinho não intervencionado – a típica paisagem alentejana. Neste parque, a natureza está intacta e há o objetivo de usufruir do espaço com o mínimo impacto ambiental possível.. A eletricidade é 100% gerada pelo sol, as águas da chuva são recolhidas e armazenadas para o verão e a lenha para aquecimento é proveniente da limpeza das árvores.
Uma experiência verdadeiramente única, onde pode ainda aproveitar para saber mais sobre ecologia e o nosso papel como zeladores do planeta terra.
13. Parque de Campismo da Ilha do Pessegueiro
No Parque Natural do Sudoeste Alentejano, na Costa Vicentina, numa zona de paisagem protegida, o parque de campismo da Ilha do Pessegueiro é um dos mais conhecidos a sul do país. Dos passeios pedestres aos desportos náuticos, passando pela pesca submarina e os passeios a cavalo, o parque proporciona umas férias inesquecíveis!
Oferece espaços para o campismo tradicional e caravanas e ainda alojamento em apartamentos e bungalows com cozinha equipada, casa de banho, televisão, roupas de cama e toalhas e parqueamento exterior.
14. Camping Milfontes
Perto da bonita praia de Vila Nova de Milfontes, o Camping Milfontes é perfeito para quem quer passar o dia a dar mergulhos no mar.
Está localizado num pinhal com 65 mil metros e 915 lugares. Possibilita o acampamento em zona livre ou em alvéolo, além do aluguer de teepees, bungalows e caravanas residenciais para um maior conforto.
15. Figuerinha Ecoturismo
No concelho de Odemira, situado na Herdade da Figueirinha, o Figueirinha Ecoturismo oferece diversas opções de alojamento: glamping, tendas de safari e quatos, para uma experiência de campismo mais confortável.
É um lugar de sossego, rodeado de sobreiros e oliveiras, com atividades como passeios pedestres, de bicicleta, a cavalo, canoagem no rio Mira e oficinas de olaria roda. Dispõe de uma horta sem recurso a químicos e de uma piscina biológica. Na verdade, o Figueirinha Ecoturismo baseia toda a sua oferta e atividade na procura do respeito pela natureza e pela defesa do ambiente.
16. Camping Turiscampo, em Lagos
Na bonita e vibrante cidade de Lagos, no Algarve, o camping Turiscampo está preparado para hospedar quem queira acampar, alojar-se em caravanas, em bungalows ou em mobile homes.
E atividades não faltam! Lagos é uma cidade de desportos náuticos: kayak, paddle, passeios de barco, surf… Mas se preferir ficar pelo parque de campismo, pode usufruir das aulas de aeróbica, aquagym, Tai-Chi ou jogar futebol, basquetebol, voleibol e ténis de mesa. A animação noturna também está assegurada com uma programação diversificada que inclui espetáculos de Flamenco, música brasileira, jazz e ainda o espaço da discoteca.
17. Eco Lodge Brejeira
O Eco Lodge Brejeira é um dos mais bonitos parques de glamping do país. Aqui acampa-se com glamour, conforto e um toque de exotismo.
Localizado perto de Silves, o Eco Lodge Brejeira propõe que abrande o ritmo para apreciar a natureza e dar atenção aos detalhes mais simples.
Tem diferentes tipologias de alojamento. Há o Yurt, uma tenda mongol, circular, com cama de casal e sofá, de tecto aberto para contar as estrelas do céu algarvio e com uma varanda para desfrutar da paisagem. Há também a roulote cigana, rodeada de arbustos de medronho, tão típica do Algarve. E, por fim, há ainda a carrinha dos bombeiros alemã, transformada numa caravana com cozinha, sala de estar e cama de casal.
18. Camping Ria Formosa
Passar férias em Cabanas de Tavira é sempre boa ideia! Pelo clima, pela praia, pela paisagem, pela comida…
O camping Ria Formosa, situado perto da praia, é a opção perfeita para pernoitar. Tem alvéolos individuais para caravanas e autocaravanas, área reservada a bungalows, área reservada a mobile homes e
área reservada para tendas. Mas há mais: minimercado, restaurante, piscinas para adultos e crianças, parque infantil e zona de jogos, zona de grelhados; e um lago artificial.
19. Salema Eco Camp
Escondido entre as árvores do Parque Natural da Costa Vicentina, a caminho da bonita praia da Salema, este eco camp é o sítio perfeito para quem quer desligar e aproveitar o que esta calma vila piscatória de Vila do Bispo tem para oferecer. Um verdadeiro hino ao slow living.
O Salema Eco Camp esforça-se por minimizar o impacto ambiental em todos os serviços e atividades, apostando nas energias renováveis, reciclagem e na redução do consumo.
Pode optar por ficar alojado nas Glamping Eco Lodges, tendas Safari, tendas Tipi, tendas Domo, estúdios e apartamentos ou ocupar os espaços para tendas ou caravanas.
Parques de Campismo nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores
20. Parque Municipal de Campismo das Lajes do Pico, Ilha do Pico, Açores
Poder acampar com vista para a montanha mais alta de Portugal, o Piquinho, com 2351 metros, é uma experiência única, algo que só este parque de campismo lhe pode dar.
Em funcionamento de abril a outubro, o Parque Municipal de Campismo das Lajes do Pico, na ilha do Pico, Açores, tem capacidade para cerca de 150 tendas e está integrado no Jardim Municipal da Biodiversidade,.
21. Parque de Campismo dos Biscoitos, Ilha da Terceira
O parque de campismo dos biscoitos fica junto ao passeio marítimo dos Biscoitos, bem perto das piscinas naturais da ilha Terceira, a terceira maior do arquipélago dos Açores.
O espaço é tranquilo, seguro e com todos os serviços necessários uns dias de passeio pelas paisagens da ilha, desde instalações sanitárias e duches com água quente, zona de refeições com churrasqueiras, um bar e parque de estacionamento.
22. Parque de Campismo da Quinta das Laranjeiras, em São Miguel
O Parque de Campismo da Quinta das Laranjeiras, em São Miguel, é uma área de 4500 m2, preparada para receber 90 campistas em 30 unidades de alojamento.
Oferece um ambiente sereno, em contacto com a natureza, entre as árvores de fruto e as pastagens verdes.
O parque está subdividido em pequenas áreas, denominados por “quarteis” que estão isolados entre si por sebes. Estas têm a função de proteger as árvores de fruto do parque dos ventos fortes da ilha, mas permitem também uma maior privacidade entre os campistas.
O Parque oferece várias opções de alojamento, nomeadamente, alvéolos para tendas, mobile homes, tendas Sibley e a tenda suspensa, equipadas para um maior conforto.
23. Parque de Campismo da Riberia da Janela, Porto Moniz, Funchal
O Parque de Campismo do Porto Moniz localiza-se na foz da Ribeira da Janela, a 20 minutos a pé da bonita Vila de Porto Moniz, concelho do norte da Madeira.
A Praia da Ribeira da Janela é uma pequena praia de calhau rolado com águas cristalinas e uma paisagem incrível. E Porto Moniz é um dos cartões-postais do Funchal, conhecido pelas suas piscinas naturais.
Com inúmeros espaços verdes e perto de trilhos para caminhadas pelas redondezas, o Parque de Campismo do Porto de Moniz está aberto todo o ano para quando quiser explorar a ilha.
Conclusão
Preparado para colocar a tenda na mala e partir à descoberta?
Pelo litoral ou interior, norte, sul ou mesmo pelas ilhas do nosso país, opções não faltam! Faça um roteiro e aventure-se por diferentes parques de campismo ou aproveite um fim de semana prolongado para uma experiência diferente em família num tantos parques que oferecem atividades de desporto e lazer. Acima de tudo, divirta-se e crie memórias.