O KuantoKusta comemora o seu 18.º aniversário e está de parabéns! São 18 anos a comparar preços e a ajudar milhões de utilizadores a fazer escolhas informadas.

Atualmente, milhões de visitantes escolhem o KuantoKusta para encontrar os melhores preços em milhões de produtos.

Mas como era a vida em 2005, ano de lançamento do KuantoKusta?

O mundo em 2005 era assim…

Para lembrar como era a vida há 18 anos, vamos embarcar numa viagem no tempo até lá. Iremos percorrer temas como o cinema, música, tecnologia e literatura.

Cinema

Em 2005, o mundo foi surpreendido com filmes fantásticos e performances ainda melhores. Foram selecionados alguns dos filmes que marcaram os grandes ecrãs.

“Star Wars Episode III – Revenge of the Sith”

Star Wars Episode III: Vingaça do Sith
Star Wars Episode III: Vingaça do Sith (Fonte: IMDb)

O filme “Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith” teve a sua estreia mundial a 15 de maio de 2005 e, quatro dias depois, foi lançado em Portugal.

Nesta nova produção, ansiosamente aguardada pelos fãs da série, Anakin Skywalker sucumbe ao lado negro da Força e transforma-se em Darth Vader, dando início ao massacre dos cavaleiros Jedi e à formação do Império.

Este filme ultrapassou vários recordes de bilheteira durante a primeira semana. No total, o 3.º filme da saga, gerou mais de 868 milhões de dólares.

“Harry Potter e o Cálice de Fogo”

Harry Potter e o Cálice de Fogo
Harry Potter e o Cálice de Fogo (Fonte: IMDb)

O filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo” é o 4.º capítulo na saga de Harry Potter.

Foi o filme que gerou mais receita no ano de 2005, com uma receita a nível mundial superior a 895 milhões de dólares. Venceu ainda um prémio BAFTA pelo design de produção.

Neste episódio, Harry Potter é selecionado para participar no torneio Triwizard, juntamente com mais duas escolas de feitiçaria internacionais. Os fãs da saga foram surpreendidos com a decisão do protagonista: Harry não se inscreveu.

“Batman – O Início”

Batman: O início
Batman: O Início (Fonte: IMDb)

Este é o primeiro filme da trilogia do Batman, realizada por Christopher Nolan. O filme foi vencedor de um Oscar e 14 outros prémios, num total de 79 nomeações.

No filme, Bruce Wayne, interpretado por Christian Bale, depois de treinar com o seu mentor, regressa a Gotham City para combater o crime e a corrupção que reina na cidade.

Batman – O início gerou mais de 373 milhões de dólares em bilheteira.

“Madagascar”

Madagascar
Madagascar (Fonte: IMDb)

Passados 18 anos, continua a ser impossível conhecer alguém que não ria com este filme.

Madagascar, produzido pelos estúdios DreamWorks, conta a história de um grupo de animais que se tornaram amigos improváveis. O grupo cresceu no jardim zoológico de Nova York, mas vivem uma aventura inesperada quando acabam nas selvas de Madagascar e veem-se obrigados a desenrascar-se.

No total, o filme gerou mais 540 milhões de dólares em bilheteira.

Música

Na música também houve boas surpresas para os amantes de boa música. Foram lançados álbuns que se tornaram clássicos e que redefiniram o género musical e marcaram os que, em 2005, não largaram o iPod’s e os MP3.

“Demon Days” dos Gorillaz

Demon Days Gorillaz
Demon Days – Gorillaz

Feel good Inc. foi um dos êxitos Demon Days, o segundo álbum de estúdio dos Gorillaz . O albúm, que atingiu o TOP 10 em 22 países, conta com colaborações de artistas como “De La Soul”, “MF DOOM” e um dos elementos dos “the Pharcyde”.

Apesar de, na altura, não ter rebentado com a escala para muitos, é atualmente considerado uma referência intemporal, inclusive para outros artistas. Kali Uchis ou ASAP Rocky citam o álbum como tendo sido uma influência nos seus próprios trabalhos.

“Late Registration” de Kanye West

Late Registration
Late Registration – Kanye West

Late Registration é o segundo álbum de estúdio do rapper Kanye West. Inovador, especialmente dentro do género, Kanye West apostou em instrumentos pouco comuns no hip-hop como, por exemplo, uma secção de cordas de orquestra, diferentes tipos de pianos e ainda um carrilhão, um instrumento de percussão composto por diversos sinos.

Late Registration teve ainda colaborações com grandes artistas como Adam Levine, Jay-Z, Nas, entre outros.

O álbum foi um enorme sucesso e considerado um ponto de viragem para o hip-hop: a revista Rolling Stones e a revista Time consideraram-no o álbum número 1 em 2005.

No ano seguinte, o álbum venceu o Grammy de melhor álbum de Rap.

Tecnologia

Se há realidade que tenha sofrido mudanças, foi a da tecnologia. Nos últimos 18 anos, imensas novidades vieram mudar como se utiliza a internet. Se em 2005, o Yahoo era o site mais popular, e só em segundo lugar é que vinha o Google, em 2023, a inteligência artificial domina as conversas.

Lançamento do YouTube

O nome de domínio “Youtube.com” foi ativado a 14 de fevereiro de 2005, a partir de uma ideia original dos seus criadores: Chad Hurley, Steve Chen e Karim. O crescimento do YouTube foi exponencial, tornando-se na maior plataforma de vídeos do mundo.

Atualmente, conta com mais de 2 mil milhões de utilizadores ativos e, a cada minuto, são carregadas mais de 500 horas de vídeo. Por dia, são visualizadas mais de mil milhões de horas de vídeos.

iPod Nano

 

iPod Nano
iPod Nano

Foi em setembro de 2005 que Steve Jobs subiu ao palco e introduziu o primeiro iPod Nano de uma forma um pouco diferente.

Nesta apresentação, o antigo CEO da Apple, pergunta para que serve aquele pequeno bolso das calças de ganga, bolso de onde retira o novo iPod. O dispositivo ficou famoso pelas suas pequenas dimensões (90mm de altura x 40mm de largura).

A Apple vendeu 1 milhão de iPod’s Nano, nos primeiros 17 dias após o lançamento e foi um dos produtos que ajudou a gigante tecnológica a atingir 1000 milhões de dólares em lucros, em 2005.

Lançamento do Google Maps

Até 2005, era muito comum utilizar-se mapas em papel em casa e nos carros para ajudar a chegar ao destino.

Mas em fevereiro de 2005, tudo isso mudou, com o lançamento do Google Maps.

Inicialmente estava apenas disponível o mapa dos Estados Unidos da América, mas rapidamente expandiu para a Europa e Ásia no decorrer de 2005 e 2006.

O principal ponto de diferenciação em relação aos outros serviços de mapas que existiam na altura, era a facilidade de utilização.

Atualmente, o Google Maps tem mais de 1000 milhões de utilizadores mensais.

O telemóvel mais vendido em 2005 foi…

Nokia 1110
Nokia 1110

O Nokia 1110! A Nokia vendeu cerca de 250 milhões unidades deste pequeno telemóvel em todo o mundo. Este é ainda o segundo telemóvel mais vendido de todos os tempos, sendo só ultrapassado pelo seu antecessor, o Nokia 1100.

Gaming

2005 foi um ano feliz para os amantes de gaming. Um ano em que foi revolucionado o mundo dos videojogos, com jogos e consolas que marcaram uma geração e trouxeram muitas horas de felicidade e entretenimento a pessoas de todas as idades.

Xbox 360

A Xbox 360 foi lançada em novembro de 2005, nos Estados Unidos, tendo-se tornado numa das consolas de maior sucesso – no total, a família Xbox 360 vendeu mais de 86 milhões de unidades no mundo.

Jogos emblemáticos e um hardware avançado fizeram com que marcasse uma geração e ainda faça palpitar o coração dos fãs que, asseguram, que ainda é a melhor consola de sempre.

Need for Speed: Most Wanted

Need for Speed: Most Wanted
Need for Speed: Most Wanted (Fonte: IMDb)

Em 2005, saía o jogo que iria marcar a infância e a adolescência de muitos jovens (eu incluído). O Need for Speed: Most Wanted é um jogo de corridas de mundo aberto, que leva o jogador a participar em eventos e circuitos de corridas ilegais, onde tem de competir contra outros condutores.

O jogo foi um enorme sucesso, sendo, até hoje, o jogo mais vendido da saga Need for Speed, com cerca de 16 milhões de cópias vendidas.

Livros

Em 2005 não foi só o cinema e o universo gaming que brilhou, a cultura também. Desde literatura juvenil a thrillers psicológicos, há livros para todos os gostos.

“Harry Potter e o Príncipe Misterioso”

Harry Potter e o Príncipe Misterioso
Harry Potter e o Príncipe Misterioso (Fonte: Editorial Presença)

Era em julho de 2005 (outubro em Portugal), que saía para o público, o penúltimo capítulo da saga Harry Potter. É neste livro, que Harry Potter começa a explorar o passado do seu inimigo, Voldemort, de forma a preparar-se para a batalha final com o mesmo. No sexto livro nota-se uma mudança do tom do livro, para algo mais sombrio e pesado.

O livro foi um enorme sucesso, com cerca de 9 milhões de cópias vendidas a nível mundial nas primeiras 24 horas. Estima-se que, no total, foram vendidas 65 milhões de cópias.

“The Girl with the Dragon Tattoo” (Os Homens que Odeiam as Mulheres)

Os Homens que Odeiam as Mulheres
Os Homens que Odeiam as Mulheres (Fonte: Dom Quixote)

O livro é o primeiro capítulo da triologia Millenium do autor Stieg Larsson, que conseguiu entregar os manuscritos mesmo antes da sua morte em 2004.

O primeiro, “Os Homens que Odeiam as Mulheres”, é um thriller psicológico, que conta a história de Mikael Blomkvist, um jornalista que é contratado para escrever a história da família Vagner. No entanto, essa não é a verdadeira razão pela qual ele foi contratado.

O livro foi um enorme sucesso, tendo vendido mais de 100 milhões de cópias pelo mundo inteiro, e inclusive, foi adaptado para o cinema e também transformado numa série televisiva.

“Crepúsculo”

Crespúsculo
Crepúsculo (Fonte: Edições Asa)

Crepúsculo é o primeiro livro na saga Twilight. A saga é composta por 4 livros. O primeiro livro conta a história de Bella Swan, que ao mudar-se para Washington, apaixona-se por um rapaz que ela, mais tarde, descobre que pertence a uma família de vampiros.

O livro, e a saga, tornaram-se um fenómeno da literatura juvenil. No total, a saga vendeu mais 160 milhões de cópias e ainda foi adaptada para o grande ecrã, na forma de 4 filmes.

E o KuantoKusta como era?

Era em 2005 que os irmãos Pimenta se aventuravam na comparação de preços, e tudo começou, quando os irmãos ponderavam a abrir uma loja de informática e depararam-se com uma oportunidade de negócio.

Nesta altura o KuantoKusta tinha este aspeto…

KuantoKusta em 2005
KuantoKusta em 2005

Conclusão

Quando o KuantoKusta se lançou no mercado, o mundo era assim!

Em 18 anos, o KuantoKusta tornou-se o principal comparador de preços em Portugal e uma verdadeira mão direita a quem faz compras online.

O KuantoKusta está de parabéns, e o seus utilizadores também, que tornaram tudo isto possível.

Para o ano estamos cá outra vez!

Autor

Adora correr e tem dois cães, o sítio certo para encontrar o Bernardo é na rua. O único momento que não o apanhamos ao sol é quando chove. Adora ler e passar tempo com os amigos, de quatro patas ou não.

Comentários